Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura, Argentina

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Tilcara é mais uma das cidades da Quebrada de Humahuaca, onde fica o Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura. A cidade fica a 22km de Purmamarca e é uma parada muito interessante para quem está subindo a Argentina rumo a Bolívia. 

Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura

Pucará de Tilcara é uma fortaleza no alto de um morro de aproximadamente 80m de altura, a 2500m de altitude acima do nível do mar a 1km do centro da cidade. Foi construída pelos índios para se protegerem de invasões e hoje o que se vê são pequenas casas de adobe (reconstruídas nos anos 50) rodeadas de cactos gigantes. Os cactos fazem parte do Jardín Botánico de Altura, com diversas espécies de plantas da região e que fica junto a fortaleza. São mais de mil espécies, principalmente de cactos. Na verdade não parece bem um jardim, mas sim corredores de cactos, sendo o mais impressionante, o corredor dos cactos gigantes. 

Do alto no morro a vista é inacreditável e é lá que está um monumento em formato de pirâmide construído em homenagem a arqueólogos que descobriram essas ruínas e muitas outras na região. Abaixo desse monumento havia os últimos traços de ocupação pré-hispânica (momento incaico).

Se você for ficar na cidade,  vale esperar até o parque fechar para ver o final de tarde. Não vai dar para ver o por do sol, já que o horário do parque é das 9h às 18h. A entrada é paga, dá para chegar lá a pé a partir da cidade e o caminho é bem sinalizado. 

O QUE FAZER EM TILCARA

Tilcara ainda tem o Museo Arqueológico Dr Eduardo Casanova em frente à Plaza Prado. Nele você pode ver uma coleção de artefatos antigos, com informações sobre diversas culturas indígenas e tem uma seção que explica os diferentes tipos de milhos da região e sua utilização  a vida cotidiana dos povos que habitavam essas terras. 

Ainda falando de museus, tem o Museo Irueta de Bellas Artes com mais de 150 obras de arte contemporânea da região do país. Na Praça Central, que é importante centro cultural da região com apresentações folclóricas a noite, funciona o Mercado Artesanal, onde se encontram barraquinhas de artesanato da região. É interessante também que se pode conhecer seu talleres (ateliês) espalhados pela cidade. 

Se você quiser explorar melhor a região, a Garganta del Diablo fica a cerca de 7Km do centro de Tilcara, dentro da Comunidade Ayllu Mama Qolla. A Garganta del Diablo é tipo um canyon na montanha feito pelo Rio Huasamayo. Para chegar lá só de carro e é cobrado uma valor simbólico para entrar no “parque”. E para descer até o rio ou até a Garganta, só a pé pela trilha. Leve água e comida. 

O que fazer em Tilcara:

  • Museo Arqueológico Dr Eduardo Casanova

  • Plaza Prado

  • Museo Irueta de Bellas Artes

  • Praça Central

  • Mercado Artesanal

  • Garganta del Diablo

  • Pucará de Tilcara

Veja todos os artigos da Argentina

COMO CHEGAR EM TILCARA

ÔNIBUS: Nós estávamos na rota La Quiaca – Salta de ônibus, pela companhia Balut, quando paramos em Humahuca e de lá fizemos uma bate e volta para Tilcara. A rodoviária fica na C. Belgrano esquina com C. Exodo. De ônibus para Salta são 4h, de La Quiaca 3h,  de Jujuy 1:30h, sendo que alguns deles param em Purmamarca, a 30min dali. Para Humahuaca há ônibus de linha comum (a cada 40min) numa viagem de 40 minutos.

PASSEIO DE 1 DIA: Se o seu tempo é curto, recomendo pegar um passeio que combine mais cidades. As opções são pela Quebrada de Humahuaca e incluem paradas em Purmamarca e Humahuaca, ou seja, em 1 dia você conhece as principais atrações das três cidades (vilarejos, na verdade!). Veja esse passeio aqui e esse outro aqui.

ONDE FICAR EM TILCARA

Tem boas opções de hospedagem, já que é residência de verão para os moradores de Jujuy. Caso você pretenda passar a noite durante o final de semana ou feriado, convém agendar com antecedência a sua hospedagem. Algumas opções são El Farolito Hostel (baratinho e perto da rodoviária), Hostel Waira (melhorzinho e com quartos privados), e Gaia Habitaciones (para conforto absoluto). Nós ficamos em Salta no Hostal Prisamata.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

 
 

Rodoviária de Tilcara

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura, Argentina

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Villazón, A Cidade na Fronteira da Bolívia 

Próximo
Próximo

O Que Fazer em Humahuaca, Argentina