Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura, Argentina

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS  

Tilcara é mais uma das cidades da Quebrada de Humahuaca, onde fica o Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura. A cidade fica a 22km de Purmamarca e é uma parada muito interessante para quem está subindo a Argentina rumo a Bolívia. 

Pucará de Tilcara é uma fortaleza no alto de um morro de aproximadamente 80m de altura, a 2500m de altitude acima do nível do mar a 1km do centro da cidade. Foi construída pelos índios para se protegerem de invasões e hoje o que se vê são pequenas casas de adobe (reconstruídas nos anos 50) rodeadas de cactos gigantes. Os cactos fazem parte do Jardín Botánico de Altura, com diversas espécies de plantas da região e que fica junto a fortaleza. São mais de mil espécies, principalmente de cactos. Na verdade não parece bem um jardim, mas sim corredores de cactos, sendo o mais impressionante, o corredor dos cactos gigantes. 

Do alto no morro a vista é inacreditável e é lá que está um monumento em formato de pirâmide construído em homenagem a arqueólogos que descobriram essas ruínas e muitas outras na região. Abaixo desse monumento havia os últimos traços de ocupação pré-hispânica (momento incaico).

Se você for ficar na cidade,  vale esperar até o parque fechar para ver o final de tarde. Não vai dar para ver o por do sol, já que o horário do parque é das 9h às 18h. A entrada é paga, dá para chegar lá a pé a partir da cidade e o caminho é bem sinalizado. 

Mas além disso, Tilcara ainda tem o Museo Arqueológico Dr Eduardo Casanova em frente à Plaza Prado. Nele você pode veruma coleção de artefatos antigos, com informações sobre diversas culturas indígenas e tem uma seção que explica os diferentes tipos de milhos da região e sua utilização  a vida cotidiana dos povos que habitavam essas terras. 

Ainda falando de museus, tem o Museo Irueta de Bellas Artes com mais de 150 obras de arte contemporânea da região do país. Na Praça Central, que é importante centro cultural da região com apresentações folclóricas a noite, funciona o Mercado Artesanal, onde se encontram barraquinhas de artesanato da região. É interessante também que se pode conhecer seu talleres (ateliês) espalhados pela cidade. 

Se você quiser explorar melhor a região, a Garganta del Diablo fica a cerca de 7Km do centro de Tilcara, dentro da Comunidade Ayllu Mama Qolla. A Garganta del Diablo é tipo um canyon na montanha feito pelo Rio Huasamayo. Para chegar lá só de carro e é cobrado uma valor simbólico para entrar no “parque”. E para descer até o rio ou até a Garganta, só a pé pela trilha. Leve água e comida. 

COMO CHEGAR EM TILCARA

Nós estávamos na rota La Quiaca – Salta de ônibus, pela companhia Balut, quando paramos em Humahuca e de lá fizemos uma bate e volta para Tilcara. A rodoviária fica na C. Belgrano esquina com C. Exodo. De ônibus para Salta são 4h, de La Quiaca 3h,  de Jujuy 1:30h, sendo que alguns deles param em Purmamarca, a 30min dali. Para Humahuaca há ônibus de linha comum (a cada 40min) numa viagem de 40 minutos. De tour pela agência Turismo La Posada de Salta, combinado com Humahuaca, custa 990 pesos (jul/18).

ONDE FICAR EM TILCARA

Tem boas opções de hospedagem, já que é residência de verão para os moradores de Jujuy. Caso você pretenda passar a noite durante o final de semana ou feriado, convém agendar com antecedência a sua hospedagem. Algumas opções são El Farolito Hostel (baratinho e perto da rodoviária), Hostel Waira (melhorzinho e com quartos privados), e Gaia Habitaciones (para conforto absoluto). Nós ficamos em Salta no Hostal Prisamata.

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

Rodoviária de Tilcara

PIN IT :) 

 

Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura, Argentina

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS