Parque Olivas de Gramado, A Atração Rural da Serra Gaúcha

Escrito em 22/06/2019 | Atualizado em 12/09/2021

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Gramado agora tem o Olivas de Gramado. O que ele tem de diferente, além de trazer a cultura do azeite, é a proposta de transmitir a importância da preservação da natureza e da história da imigração.

O Olivas de Gramado é um parque em Gramado onde o visitante pode degustar azeites de oliva, andar entre as oliveiras, conhecer a fazendinha com os animais pequenos, fazer um picnic com a vista para o cânion e ainda almoçar o melhor da gastronomia de Gramado. O ingresso custa R$ 89,90 (compre aqui) e você pode garantir o seu lugar na data escolhida.

PARQUE DAS OLIVAS DE GRAMADO

O Olivas de Gramado fica numa propriedade na área rural de Gramado, bem de frente para um cânion. O solo é perfeito para o cultivo das 12mil oliveiras plantadas, mas a maior parte da propriedade segue sendo de Área de Preservação Permanente. E essa preocupação fica muito evidente nas palavras do Daniel Bertolucci, o proprietário e também quem nos recebeu naquele dia. 

Evidente também é o cuidado com a história dos imigrantes italianos e alemães. O Olivas de Gramado conseguiu, de uma forma simples, preservar as memórias dos imigrantes através dos produtos vendidos no Empório Gourmet, que vem todos de pequenos produtores locais, e também das receitas servidas no Menu Raízes do restaurante, que são autênticas e passam de geração em geração.

A ideia é trazer o turista para onde tudo começou, para onde os primeiros imigrantes construíram a sua história e deram início para o que hoje é Gramado. 

COMO É A VISITA NO PARQUE OLIVAS DE GRAMADO

A visita no Olivas de Gramado já começa com a paisagem para chegar no parque. Já na chegada é oferecida uma infusão de oliveira. Logo em seguida é hora do Cinema, e já na saída, tem a degustação sensorial de azeites.

A próxima atração é um passeio guiado de jardineira pela propriedade com várias paradas para admirar a paisagem dos cânions, que termina na Fazendinha, uma fazenda miniatura com animais pequenos. Depois, é hora de almoçar ou fazer um piquenique, e enquanto você espera, já visita o Empório Gourmet. 

Toda a programação tem horários fixos para acontecer (a cada duas horas), sempre na sequência. Por isso minha dica é chegar na primeira hora da manhã, logo que o parque abre, ou na primeira hora da tarde para não perder nada e nem ficar com o dia “quebrado”. 


O QUE FAZER NO PARQUE DAS OLIVAS DE GRAMADO

  1. Degustação de azeites

  2. Trilha até o mirante

  3. Restaurante Olivas de Gramado

  4. Passeio Jardineira

  5. Fazendinha - Olivas de Gramado

  6. Fotos na Casa do Hobbit

  7. Piquenique

  8. Por do sol com vista para o cânion da Pedra Branca

INFUSÃO DE OLIVEIRA DO PARQUE OLIVAS DE GRAMADO

Durante a recepção, é oferecido um chá de oliva, ou melhor, infusão de oliveira. Essa infusão tem flavonoides, elemento que apresenta ação hormonal, anti-inflamatória e antialérgica. Também possui propriedades antioxidantes, combate os radicais livres, tem efeito termogênico, alivia os sintomas de cansaço, fadiga e estresse, entre tantas outras coisas. A lista é imensa e está disponível junto a infusão. 

É durante esse primeiro contato tanto com a oliveira, quanto com o seu guia, é que você vai entender melhor como vai funcionar a visita. Não tenha pressa e aproveite o seu chá, porque ele é muito bom mesmo. 

CINEMA DO OLIVAS DE GRAMADO

Muito mais do que apenas visitar um parque, o Olivas de Gramado, com o seu propósito de valorizar a natureza e a história, também se preocupou em mostrar mais sobre o cultivos das oliveiras, a olivocultura. 

São alguns vídeos contando mais da história do cultivo das oliveiras, como a produção se propagou, depois o processo de fabricação do azeite de oliva extra virgem, suas características, as propriedades do azeite para a saúde e como isso tudo se conecta com o Olivas de Gramado, e o quanto eles levam a sério o que fazem. As oliveiras do parque tem 8 anos, é apenas no ano 9 que elas vão produzir de fato. Por quanto a produção vem de outra propriedade. 

DEGUSTAÇÃO SENSORIAL DE AZEITES DO OLIVAS DE GRAMADO 

A degustação sensorial de azeites do Olivas de Gramado é uma experiência completamente diferente de tudo que já fiz, afinal, é azeite extra virgem. A degustação é conduzida por um azeitólogo, que geralmente é o português João Lima, e que explica tudo que é necessário observar. 

A primeira dica é esfregar as mãos, e depois girar o copinho nela de forma a esquentar o azeite. É assim que você vai perceber a viscosidade e aroma. O azeite precisa ser um pouco denso, para ser de boa qualidade, já que os muito líquidos não são de boa qualidade. 

Outra dica importante é segurar o copinho na altura do umbigo e ir subindo a mão gradualmente até sentir o aroma do azeite. Quanto mais embaixo você sentir o aroma, melhor é a qualidade. Para saber, o Olivas de Gramado tá de parabéns! Na hora de degustar, o segredo é colocar o azeite na língua e sugar o ar entre os dentes (vai fazer aquele barulhinho de tomar sopa). É assim que você vai perceber o amendoado na ponta da língua, nas laterais sente a viscosidade e na garganta a picância. 

Durante a nossa degustação provamos o azeite extra virgem de Arbequina e Koroneik, um campeão de vendas no Empório Gourmet. Provamos também o azeite com infusão de canela, também de limão bergamota e baunilha, de limão siciliano (uma delícia), de ervas de Provence (favorito), de pimenta calabresa, de alho (muito bom), e de nibs de cacau (Sementes de cacau). Foram 8 azeites degustados e descoberta de que dá sim para colocar azeite no sorvete. Dizem que fica ótimo! 

TOUR RURAL PELO PARQUE DAS OLIVAS DE GRAMADO

Um micro ônibus leva para andar pela propriedade enquanto o guia vai contando mais sobre o lugar, a produção e a propriedade. O passeio dura em torno de 30 minutos. Ao longo do caminho são feitas algumas paradas em mirantes para apreciar a vista do cânion da Pedra Branca. Dizem que esse cânion é o começo do cânion Itaimbezinho. Se for, isso endossa tamanha beleza. 

É interessante pensar que uma boa parte da propriedade, que é tomada de oliveiras, é também Área de Preservação Permanente. E já soubemos que num futuro próximo haverá trilhas, arvorismo, tiroleza e mais esportes em contato direto com a natureza.

Hoje as trilhas são bem curtinhas e acompanhadas do guia durante o tour rural. Se você gosta de cachorros, saiba que os border colie Oliver e Olivia adoram quando os turistas estão no campo. 

A FAZENDINHA DO OLIVAS DE GRAMADO

A Fazendinha do Olivas de Gramado é o final do tour rural. Ali estão animais miniaturas, num espaço todo mini. São animais adultos, mas pequenos. Tem uma casa, um celeiro, o curral da vaquinha Margarida, o espaço do pônei Gigante, as cabras miniaturas que são bem curiosas, o chiqueiro dos porquinhos, as ovelhinhas e os patos, que adoram passar voando antes de entrar no lago. 

No final da Fazendinha tem uma sala de desenhos para a criançada que é uma casinha do Hobbit. Para saber, antes de entrar na Fazendinha, é necessário tocar o sino para o animais saberem que tem visitas.

Pouco antes do parque fechar, os animais são soltos no campo para pastarem livres e eles tem um acompanhamento diário e atento dos veterinários, e “banho” para esperar os visitantes. Ah, observe a oliveira que tem no canteirinho na saída da Fazendinha. Ela já é quase centenária. 

Margarida

Gigante

EMPÓRIO COLONIAL DO OLIVAS DE GRAMADO

A área rural de Gramado ainda tem vários pequenos produtores vivendo e produzindo as receitas dos imigrantes italianos e alemães passadas de geração em geração. São compotas de doces, geleias, artesanato e outras coisinhas, que ganham um espaço de destaque no Empório Colonial, junto com os azeites extra virgem do Olivas de Gramado.

Dica: na hora de comprar um azeite, prefira comprar o mais próximo possível da data de fabricação. 

É ali também que estão a venda cosméticos orgânicos produzidos com azeite de oliva, todos desenvolvidos exclusivamente para o Olivas de Gramado. São cremes, sais de banho, sabonetes, xampus e condicionadores. E o cheirinho é uma delícia!

O ALMOÇO NO OLIVAS DE GRAMADO COM O MENU RAÍZES

O restaurante do Olivas de Gramado tem a ideia de resgatar e valorizar as receitas familiares dos imigrantes que colonizaram a região. O conceito slow food e farm to table são aplicados com rigorosidade, o que significa que os produtos são produzidos de forma orgânica, sustentável e sem atravessadores.

Tudo vem dos pequenos produtores da região. Inclusive, as saladas podem ser colhidas pelo visitante na estufa, se assim ele desejar. 

Aberto das 12h às 15h, a trattoria (restaurante) tem como carro chefe o Menu Raízes. Gramado se tornou uma cidade cosmopolita, com gastronomia variada e que tinha poucas opções de “comida da nona”, por isso a ideia de ter apenas receitas originais dos imigrantes.

A sequência tem sopa de capelleti, salada da horta, radicci com bacon, tortei ao molho de carne de panela, tagliatelle ao molho caipira, polentinha frita, polenta na tábua, carne de panela, galinha caipira e costelinha de porco na cerveja preta. Tudo é servido junto à mesa e não espere bater a fome para fazer o pedido, já que ele demora um pouquinho para chegar. 

Aproveitamos para provar a cerveja de oliva, uma edição especial desenvolvida pela Cervejaria GramBier especialmente para o Olivas de Gramado. A cerveja é feita com as folhas das oliveiras da propriedade e é bem suave. 

Para os vegetarianos e crianças, existem opções especiais. Basta perguntar as substituições. As bebidas não estão incluídas no valor, mas tem vinhos e sucos, além da cerveja de oliva. 

PIQUENIQUE EM GRAMDO NO PARQUE DAS OLIVAS GRAMADO

É possível fazer um piquenique em Gramado no Parque das Olivas de Gramado, e com o pôr do sol e a vista para o cânion da Pedra Branca. Com um cenário como o Olivas de Gramado, com espaços adequados e um gramado convidativo, fazer um piquenique é uma tentação. Como ele fica na Linha Nova, em Gramado, o Parque das Olivas é uma das atrações mais bonitas ao livrada Serra Gaúcha.

Você pode escolher como fazer o seu picnic, já que opções não faltam e tudo vem na cestinha de picnic com a tolha para estender no gramado. Os valores parte de R$ 159,00. Nós fizemos o picnic com o menu Café Rural. Você pode comer no restaurante também. O Café Rural é composto por queijos, charcutaria (salames e presuntos), molhos, geleias, bolos, doces, pães, frutas da estação, sucos, café, leite e chá da casa. 

Mas você pode escolher, por exemplo a Tábua de Degustação Sensorial, que vem pães, queijos, charcutaria, azeitonas, tomate cereja e azeite de oliva. Ou ainda montar a sua cesta de acordo com os seus interesses, com os sanduíches do cardápio e as bebidas, como cafés, shakes e sucos. 

Para saber: não é permitido levar comida ou bebida de fora para o parque, visto que existe um restaurante aberto com opções de refeições e lanches. 

COMO CHEGAR NO OLIVAS DE GRAMADO

De carro: O Olivas de Gramado fica na área rural de Gramado, na Linha Nova. A partir da Rua Coberta são 13km de estrada, sendo apenas 1,5km de terra. O resto todo é asfaltado. O Google Maps costuma acertar o roteiro, já o Waze manda fazer o trajeto difícil, quase uma rali.

Na dúvida, siga as placas até a ExpoGramado, de lá siga as placas para a Linha Bonita e, depois, para a Linha Nova. Quando chegar na estrada da Linha Nova fique atento a uma placa para a esquerda indicando “Residenciais Bela Itália”. Você deverá entrar à esquerda nesse caminho de terra de chão, apenas 1,5km. Siga sempre em frente e você chegará ao Olivas de Gramado. 

Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti – Linha Nova

Transfer gratuito: Você pode agendar transporte gratuito de seu hotel em Gramado ou em Canela pelo telefone (54) 3286-1382 ou whatsapp (54) 99610-7626.

QUANTO CUSTA O PARQUE DAS OLIVAS DE GRAMADO

ingresso do Olivas de Gramado custa R$ 89,90. Menores de 3 anos não pagam, crianças até 14 anos e adultos a partir de 60 anos pagam. O ingresso inclui a Infusão de Oliveira, Cinema, Degustação Sensorial de Azeite de Oliva, Visita à Fazendinha, Trilhas Ecológicas Autoguiadas, Acesso a Loja Boutique, Empório Colonial, Trattoria (restaurante) e Tour Rural. 

  • Horário de Funcionamento: das 10h às 18h. Não abre nas quartas-feiras. Espere passar uma manhã ou tarde inteira no parque. 

  • Ingresso: R$ 89,90 compre aqui (assim você garante que irá no dia que escolheu e ainda pode parcelar)

  • Telefone: (54) 3422-1382

  • WhatsApp: (54) 99610-7626 

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

IMPORTANTE: Se você já teve problemas com voos cancelados, atrasados ou alterados, veja como receber uma indenização. E não esqueça o Seguro Viagem, mesmo dentro do Brasil!Eu já precisei e não tinha...

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, inclusive os R$7 do café aqui da rua! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Parque Olivas de Gramado, A Atração Rural da Serra Gaúcha
Parque Olivas de Gramado, A Atração Rural da Serra Gaúcha

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE GRAMADO E CANELA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Hotel Fioreze Centro em Gramado: Melhor Lugar para Se Hospedar

Próximo
Próximo

Containner Bistrot, O Almoço Delicioso em Canela