Mundo a Vapor: Como é a Visita ao Parque de Miniaturas de Canela

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero 

O Mundo a Vapor é um das atrações mais visitadas por quem visita Gramado e Canela. O parque fica entre as duas cidades e reconta toda a história das máquinas a vapor através de réplicas em miniaturas, mas que funcionam como se fossem originais. 

mundo a vapor miniatura canela

A HISTÓRIA MUNDO A VAPOR

A história do Mundo a Vapor começou muito antes da abertura do parque. Começou com Omar Urbani na oficina de casa, aos 16 anos, construindo sua primeira locomotiva sozinho. Mas foi na década de 1950 que ele começou a pensar sobre o projeto e trabalhar nele, junto com seu irmnao Benito, fazendo as primeiras réplicas em miniaturas com sobras de materiais usados na oficina onde trabalhava com seu pai. 

Foi em 1991 que o Mundo a Vapor finalmente abriu as portas com todas as miniaturas funcionando a pleno vapor. As proporções das miniaturas são exatas e funcionam da mesma forma que as originais. 

Mas o parque não parou no tempo. Ao longo dos anos, o próprio Omar Urbani, junto com a sua equipe continuou construindo mais réplicas, algumas bem modernas por sinal. Se você tiver sorte, o Adão vai ser seu guia e vai te contar mais dos projetos que alguns funcionários que trabalham ali se envolveram pessoalmente para construir. 

A LOCOMOTIVA PENDURADA DO MUNDO A VAPOR

O que chama a atenção no parque Mundo a Vapor é a locomotiva pendurada na fachada. Já se tornou uma parada obrigatória para fotos. Mas o que poucos sabem é que é real, tanto a locomotiva, quando o acidente. 

A locomotiva é real, porque de fato era usada em São Paulo e veio para Canela apenas para ser a réplica perfeita do acidente que aconteceu em Paris, quando uma locomotiva descarrilhou na estão Montparnasse e ficou pendurada a 12 metros de altura. As fotos dos jornal da época estão fixadas na entrada do parque. 

COMO É A VISITA NO MUNDO A VAPOR

Durante a visita, um monitor vai explicando o funcionamento de cada uma das máquinas a vapor e é interessantíssimo entender como tudo funciona de uma forma didática e fácil de visualizar e entender. E o melhor ainda é perceber o quanto algumas evoluíram e como outras ainda são da mesma forma desde que foram inventadas. O processo em si é tão interessante, que até o papel de lembrança que recebemos na miniatura da fábrica de papel tem mais valor. Inclusive, é a menor Fábrica de Papel do mundo.

Das outras miniaturas, as que mais me chamaram a atenção foram a Siderúrgica, uma réplica de uma fábrica alemã dos anos 1940 que trabalhava com a produção de ferro a partir da sucata. Dá até para ver a sucata sendo derretida. Gostei muito também da Olaria que produz 300 tijolos e telhas por dia e todos cabem na pontinha do dedo. E a Pedreira, que é a miniatura de uma antigo britador francês, mas cujo processo permanece o mesmo até hoje. São dezenas de réplicas espalhadas pelo espaço. 

Além das miniaturas, tem também toda a Maquete da Linha Férrea que ligava Porto Alegre até Canela  nos anos 1920 para transportar madeira. Inclusive, tem a própria locomotiva ao lado. Tem também um passeio de trem bem curtinho, mas que as crianças amam. E os adultos também!

Entre as coisas para fazer no parque, tem um quiosque de cafés, o Caramel Coffee e chocolate quente que é uma delícia, lojinha de presentes e os espaço para Fotos a Moda Antiga. Nós fizemos! A foto impressa custa 35 reais, e o pacote completo das fotos enviadas por whatsapp custa 99 reais. Tem ainda a opção da moldura.

COMO VISITAR O MUNDO A VAPOR

Endereço: Av. Dom Luiz Guanela, 1247. Entre Gramado e Canela. 

Preço: R$ 38 reais. Estudantes, crianças de 6 a 15 e maiores de 60 anos pagam R$ 19. Compre o ingresso do Mundo a Vapor antecipado e evite filas.

Horário: das 9h às 17h. Fecha apenas nas quartas-feiras. 

Site: https://www.mundoavapor.com.br

Tempo da Visita: a visita em si dura aproximadamente 1h, mas tudo depende de você, do quanto a mais quer ver além do que o monitor explicar. Para saber, esse é uma passeio muito mais informativo do que interativo. E ainda assim é muito interessante para crianças e adultos. Eu me diverti e aprendi demais! 

mundo a vapor miniatura canela

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

*Essa visita ao Mundo a Vapor fez parte do projeto Blogueiros Viajantes. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS