O Que Fazer em Humahuaca , Argentina

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS  

Humahuaca já foi assentamento indígena, deu nome para a Quebrada de Humahuaca, a mais bonita do norte da Argentina, e ainda tem os melhores artesanatos da região. Passamos por Humahuaca no caminho entre La Quiaca e Salta e nos deparamos com suas ruas de pedra e empoeiradas, mas também com a preservação da cultura em pinturas nas paredes, estátuas de barro e metal, além dos artesanatos, muito bem feitos. Tudo rústico, mas bem cuidado. 

É possível conhecer Humahuaca em apenas um dia, pois a cidade é pequena. Em frente a rodoviária   fica o Mercado Municipal e na rua paralela a ela ficam os Artesanatos. No fim dessa rua de duas quadras está a Praça Municipal onde fica o prédio mais bonito, o Cabildo, onde fica a prefeitura e a oficina de turismo. Na torre dele tem um relógio imenso e de onde sai um cuco de meio-dia da figura de São Francisco. 

No outro lado da praça está a Iglesia de la Candelária, datada de 1631, onde há a imagem da virgem talhada em madeira de cardón (espécie de cacto da região) de 1640. E ao lado da igreja tem uma imensa escadaria que leva até o Monumento a los Héroes da la Independencia, um monumento em homenagem aos que lutaram nas batalhas pela independência da Argentina e de onde se tem uma vista privilegiada da cidade e da Quebrada de Humahuaca.

Se você ainda quiser ver algo diferente, vale pegar um guia para lhe mostrar pictografias (pinturas na pedra) e petróglifos (desenhos talhadas na pedra) da região. 

HOSPEDAGEM: Se você quiser ficar na cidade, saiba que as opções de hospedagem são bem básicas e estão todas no centro. Alguns lugares bons e baratos são Giramundo Hostel, Puerta Verde Hostel e Hostel La Humahuacasa. Nós ficamos em Salta no Hostal Prisamata.

COMO CHEGAR EM HUMAHUACA

Humahuaca fica a 40km de Tilcara, com um circular Tilcara – Humahuaca (a cada 40min), numa viagem de 40min. Além disso Humahuaca faz parte da rota Salta – La Quiaca pela cia de ônibus Balut, que permite fazer uma parada no caminho. Salta fica a 4h, Purmamarca a 50min e La Quiaca a 2h. A rodoviária fica na esquina da rua Cordoba com Belgrano. Na rua que corta a rua dos artesanatos existe um restaurante muito bom e barato e onde se contratam passeios pela região (tem uma placa na frente). De tour pela agência Turismo La Posada de Salta, combinado com Tilcara, custa 990 pesos (jul/18).

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

PIN IT :) 

 

O Que Fazer em Humahuaca , Argentina

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS