Como Comprar as Passagens de Trem da Transiberiana (e Ler o Ticket)

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Como comprar as passagens da ferrovia transiberiana na Rússia pode ser uma grande desafio. A imensa maioria das pessoas não fala inglês e isso pode dificultar um pouco as coisas.

Nesse artigo vou ensinar a comprar as passagens no “modo viajante econômico” e no “modo planejadinho, pago o que for”. Só pra deixar claro que nós fizemos das duas formas e funciona!

NO ARTIGO TEM:

  1. Como comprar passagens da ferrovia Transiberiana
  2. Como ler a passagem (ticket) da Transiberiana
  3. A validade da passagem da Transiberiana
  4. Comprar a passagem no mesmo dia e os riscos envolvidos
  5. Posso comprar um bilhete de Moscou até Vladivostok e ir parando?

Conheça as classes do trem da Ferrovia Transiberiana no artigo Guia Prático: Como Fazer a Transiberiana 

1. COMO COMPRAR PASSAGENS DA FERROVIA TRANSIBERIANA

Primeiro você precisa entender que o horário do trem é o de Moscou, então tem cuidar muito na hora da compra por causa do fuso horário. Você pode comprar um bilhete saindo de Irkutsk para às 10h da manhã de Moscou, mas na verdade é às 15h da tarde que ele de fato vai parar em Irkutsk.

Você precisa ficar bem atento para não ter que pegar o trem de madrugada ou fazer uma viagem de dia, quando queria fazer a noite para economizar no hostel. Nós gastamos 1000 dólares para cada um em passagens, mas poderia ter sido bem menos se soubéssemos que comprar no guichê sai até metade do valor do internet.

Existem três formas de comprar os bilhetes de trem da Transiberiana:

a. PELA INTERNET ( HTTP://PASS.RZD.RU )

VANTAGENS

  • Tudo em inglês,
  • É possível escolher a classe, o vagão, a cabine e o posicionamento das camas.
  • O pagamento é feito pelo cartão de crédito / Paypal / travel money.
  • Como existe um cadastro, todas as viagens ficam registradas lá. Só vimos trens dessa companhia nas estações, com exceção do trem que leva até Pequim.

DESVANTAGENS

  • A compra da passagem tem que ser feita com mais de 24h de antecedência.
  • É consideravelmente mais caro, quase o dobro do valor.
  • Algumas vezes o cartão de crédito é recusado sem motivo ou o site do banco simplesmente não entra para por a senha.
  • A confirmação/bilhete é recebida por email 24h depois da compra.
  • É necessário imprimir a confirmação/bilhete.
  • Algumas vezes é necessário ir até a estação trocar a confirmação pelo bilhete de embarque. Nesses casos tem uma tarja vermelha enorme com esse aviso na confirmação.

b. PESSOALMENTE NOS GUICHES DA ESTAÇAO

VANTAGENS:

  • Pagamento no cartão de crédito / em dinheiro / travel money.
  • É possível escolher o trem, horário, a classe e a posição da cama.
  • A confirmação/ bilhete sai na hora.
  • É possível comprar o bilhete pouco antes do trem chegar.

DESVANTAGENS:

  • Tudo em russo. Se fizerem alguma pergunta ou algo der errado fica bem difícil entender o que houve, porque ninguém fala inglês na estação, nem o pessoal das informações.

Mas para tudo existe uma solução: nós entravamos no site de compra de passagens (http://pass.rzd.ru ) onde pesquisávamos o trem e horário de partida e pedíamos para alguém da recepção do hostel escrever tudo isso em russo junto com a nossa cidade destino e nossa preferência de classe e camas (um em cima e outra em baixo). Chegávamos no guichê e entregávamos o bilhetinho, o cartão de crédito, os passaportes e apenas aguardávamos nossas passagens. Se algo desse errado, pedíamos para o caixa escrever em russo num bilhetinho, mas isso só aconteceu uma vez, quando a compra da passagem de Ulan-Ude, Rússia, para Ulaanbaatar, Mongólia, deveria ser feita num outro caixa especial no segundo andar, por ser viagem internacional.

Atenção: Em cada guichê existe um bilhete em russo com o horário de atendimento do caixa. Então preste atenção nos horários descritos para não pegar uma fila onde o caixa vai sair para o almoço pontualmente sem atender todo mundo.

Em Moscou: A estação da Transiberiana em Moscou é a Kazansky (o teto por dentro é verde). Essa estação é acessível pela estação de metro Komsomolskaya da linha vermelha. Preste muita atenção no mapa, pois o metro da acesso a 3 estações de trem, 2 de um lado da avenida e uma do outro, no caso a Kazansky.

c. PESSOALMENTE NAS MAQUINAS DA ESTAÇAO

VANTAGENS:

  • Em algumas estações existe a opção de compra de bilhete em inglês.
  • É possível escolher o trem, horário, a classe e a posição da cama.
  • É mesmo valor de comprar no guichê.
  • O pagamento é no cartão de crédito.

DESVANTAGENS:

  • Mesmo sendo em inglês, algumas coisas estão em russo, como os nomes das cidades.

Dica: Se está na estação, compra no guichê com o bilhetinho escrito em russo, porque o preço vai ser o mesmo, só talvez demore um pouco mais por causa da fila.

Leia também: O Que Você Precisa Saber Antes de Ir Para a Rússia

2. COMO LER A PASSAGEM (TICKET) DA TRANSIBERIANA

O bilhete comprado pela internet e diretamente no guichê são visualmente um pouco diferentes um do outro, mas a sequência de informações é a mesma. Veja na fotos o nosso bilhete de Ekaterimburgo para Irkutsk.

3. A VALIDADE DA PASSAGEM DA TRANSIBERIANA

A validade da passagem da Transiberiana é a do dia para o qual ele foi comprado e a hora marcada nele. Lembrando que o a hora marcada é sempre a de Moscou.

4. COMPRAR A PASSAGEM NO MESMO DIA E OS RISCOS ENVOLVIDOS

Sugiro comprar para o próximo destino assim que chegar no destino atual e sempre acompanhar quantos tickets estão disponíveis pela internet (http://pass.rzd.ru ). Mas cuidado ao comprar pela internet, porque às vezes é necessário trocar ele na estação e esse processo pode demorar um pouco caso você precise da ajuda do caixa (a pessoa), por não conseguir trocar na máquina

5. POSSO COMPRAR UM BILHETE DE MOSCOU ATÉ VLADIVOSTOK E IR PARANDO?

Não, a menos que você esteja fazendo a rota do Expresso Transiberiano. E também porque cada bilhete é emitido de um lugar para outro, com número de trem, data, horário e assento marcados. Não é possível alterar isso.

Caso você saia do trem (pare a viagem) antes de chegar no seu destino, o bilhete fica automaticamente invalidado. A Transiberiana é como se fosse uma rodovia que vai parando em cidades. Pessoas usam o trem por ser uma opção mais barata do que um voo. Tem turistas, famílias e pessoas a trabalho.  

LEIA TAMBÉM

GUIA PRÁTICO: COMO FAZER A TRANSIBERIANA

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PARA A RÚSSIA

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito, você pode pagar em até 12x sem juros

 

 Como Comprar as Passagens de Trem da Transiberiana (e Ler o Ticket)

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS