5 Dicas para Fazer Fotos de Viagem de Celular

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

As férias estão chegando, tem aquele feriadão logo ali e a gente quer viajar. Uma das coisas mais legais de tirar férias e viajar é depois de quando você volta, poder ver as fotos que você fez durante sua viagem. Todos os dias nós vemos fotos lindas e incríveis nas mídias sociais como Facebook e Instagram, e ficamos nos perguntando: como eles conseguem fazer fotos tão lindas?

Na maioria dos casos a resposta é que uma boa parte usa câmeras profissionais. Mas muitos não, pois têm a fotografia como hobby, e por isso nesse artigo vou dar algumas dicas para você fazer fotos de viagem ainda melhores usando o seu celular.

Dicas para tirar fotos de viagem com celular

Curtume em Fes, Marrocos - iPhone 6s

1. Pratique antes da Viagem

Antes de você partir para sua viagem, pratique fazer fotos que você acha que vai fazer em sua viagem. Não espere chegar lá para começar a praticar. Comece por caminhar na vizinhança, ou na praça local, no ponto turístico da cidade e experimente ângulos diferentes, luzes e até filtros no seu celular. 

Tente olhar de forma diferentes para sua cidade ou bairro, e acredite, você vai se surpreender. Com esse exercício, você vai desenvolver seu olhar e estará treinado para fazer belas fotos em sua viagem. Se for sozinho, treine algumas poses para quando for pedir para alguém desconhecido fazer foto sua. Treine selfies e algumas poses Se você não sabe nem por onde começar, leia 10 Dicas Para Fotografar Cidades

A cidade base do deserto do Saara, Merzouga, Marrocos - iPhone 6s

Em frente a Galeria Vittorio Emanuele, Milão, Itália - iPhone 6s

2. Limpe a lente da Câmera do Celular

Sempre repito isso: limpe a lente! Nossos telefones estão sempre no bolso, na bolsa, na mochila, indo para todos os lugares. E a todo momento que seguramos ele, nossos dedos passam pela lente do celular e ela fica suja, com poeira e marcas de dedo. Então, tire um segundo para limpar sua lente antes de fazer uma foto. Use a sua camiseta ou algum pano que tiver contigo. Torne esse ato de limpar a lente do celular uma mania, algo automático que você faz sem nem perceber.

Você vai perceber a grande diferença que é uma foto com a lente suja e a lente limpa. Faça uma teste para comparar. A foto com a lente limpa fica mais clara e nítida, já com a lente suja fica esbranquiçada e parece sem foco. Já falei sobre isso no artigo Como Fotografar com Celular: 8 Dicas Fáceis

Ponte de Santo Angelo, Roma, Itália - iPhone 6s

3. Segure seu Celular na Horizontal

Fotos feitas na horizontal parecem mais profissionais do que fotos feitas na vertical. Se for foto para o stories do Instagram, faça as duas: na horizontal e na vertical. Quando você fotografa na horizontal, é possível mostrar mais da cena e também fica mais fácil de utilizar a Regra dos Terços. Expliquei o que é a Regra dos Terços e mais regras no artigo Principais Regras de Composição na Fotografia e se você usa bastante o Instagram, vai gostar do artigo Quebrando a Regra dos Terços

DICA EXTRA: Muito cuidado com a linha do horizonte! O horizonte precisa sempre estar reto, alinhado. Se você estiver usando um iPhone, nele é fácil de você colocar a Regra dos Terços na tela, ativando a grade de alinhamento (grid). Basta ir em Ajustes - Câmera - Ativar Grade (que é a Regra dos Terços).  A tela vai ficar com um jogo da velha na hora de fotografar. 

Entardecer no Coliseu, Roma, Itália - iPhone 6s

4. Foque nos Detalhes

Infelizmente, mesmo segurando o celular na horizontal, nós perdemos alguns detalhes na hora de capturar uma cena. Neste caso, você deve prestar atenção nos detalhes que quer mostrar na foto, assim teremos fotos com mais qualidade bem feitas. 

Detalhe é tanto algo específico ou uma situação inusitada que contam um pouco da sua viagem e do lugar que você está visitando. Essa é sem dúvida uma das melhores formas de mostrar e mais tarde lembra de como foi a sua viagem, além dos pontos turísticos.  Falei mais sobre contar histórias através de fotos no artigo Fotografia de Viagem: Contando uma História com Fotos

O carro enguiçou no meio da rua! Roma, Itália - iPhone 6s

5. Aproveite bem a Luz

Independente de você estar usando uma câmera profissional ou um celular, uma boa luz é fundamental para uma boa fotografia. A maioria dos fotógrafos profissionais preferem a luz da manhã ou a luz da tardinha, isso porque você elimina as sombras muito fortes de suas fotos. Mas numa viagem é impossível fotografar apenas nesses momentos, quando a luz do sol é mais favorável.

A dica que dou é sempre evitar fotografar uma pessoa parte do corpo no sol e a outra parte do corpo na sombra. Essa dica serve também para alguns prédios ou objetos que você queira mostrar, principalmente no horário do meio dia, quando o sol é muito forte. Na verdade fotografar uma viagem é sempre um desafio, já que geralmente nosso tempo é bastante limitado. Falei desse desafio de fazer fotos boas independente do clima e condições de luz no artigo que escrevemos para Canon Brasil

Capri a partir de Anacapri, Itália - iPhone 6s

Além dessas 5 dicas para fotografar viagem com celular, o mais importante mesmo é que você aproveite bem sua viagem, faça fotos lindas e se divirta fazendo elas. Lembre que serão sua memória e você poderá dividir com seus amigos e familiares. Não importa se você está usando uma câmera profissional ou um celular, apenas tenha em mente que você precisa  colocar a sua personalidade e criatividade nas fotos, e é isso que vai te guiar a fazer belas fotos de suas férias ou viagem de final de semana.

Obs: todas as fotos publicadas aqui foram feitas utilizando um iPhone 6s e editadas com nossos Presets de Lightroom

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

PIN IT!

 

5 Dicas para Fazer Fotos de Viagem de Celular

 

Já conhece o nosso Facebook?

VEJA MAIS