Quebrando a Regra dos Terços

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

A regra dos terços nada mais é do que o nosso conhecido Jogo da Velha que divide o quadro em duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Usar esse jogo da velha ajuda a você compor e organizar o objeto de forma correta na imagem. Essa técnica ajuda muito para fazer imagens que guiam os olhar da pessoa que está vendo sua foto para várias partes da imagem. Mas claro, essa não é de modo algum a única regra e nem sempre deve ser seguida.

Quebre a Regra dos Terços

Antes de quebrar a regra, você deve conhece-la, então nesse artigo aqui eu explico tudo sobre a Regra dos Terços.

Então, quebrar as regras da fotografia e encontrar exceções na composição pode ser um ótimo processo para descobrir novas formas de mostrar suas imagens. Abaixo eu descrevi algumas formas que você pode reenquadrar suas imagens, sem usar a Regra dos Terços.

1 - Alinhamento Central

O melhor é usar linhas que dividem o quadro ao meio. Tente usar uma linha que cruze de cima para baixo e outra da direita para esquerda, essas linhas vão se cruzar no meio como a imagem abaixo. Isso cria uma imagem muito mais simétrica, principalmente se suas fotos forem quadras ou cortadas ao quadrado. Veja um exemplo abaixo.

2 - Trabalhe com as bordas

Trazendo a atenção para as bordas do quadro, você pode criar composições únicas que divergem de abordagem e enquadramentos tradicionais. Isso tende a fazer com que partes da imagem tenham espaços não preenchidos, o que de certa forma faz com que essa imagem se torne mais criativa. Tente isso se você quer dar um ar mais minimalista em suas imagens.

3 – Preencha o Quadro

Preenchendo o quadro inteiro com o mesmo tipo de objeto e textura é uma forma muito boa de quebrar a regra dos terços com muita facilidade. Se você tem objetos que repetem um padrão, ou se você está procurando alguma imagem abstrata, você pode chegar bem perto para tê-la. Tente preencher o quadro inteiro de cima para baixo. Isso cria um visual singular, que força a pessoa que está vendo sua foto a procurar pontos de referência, o que da um ar muito interessante para seu trabalho.

Curtiu as dicas? Se você quer aprender mais sobre enquadramento e regras da fotografia, não deixe de ver esses outros artigos que escrevi sobre o assunto:

LEIA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

PIN IT :)

Quebrando a Regra dos Terços

Quebrando a Regra dos Terços

Quebrando a Regra dos Terços