5 Dicas para Ter um Feed de Instagram Organizado

Texto: MONICA MORAS   Fotos: @eduviero e @monicamoras e mais IG linkados

Ter um feed de Instagram organizado e harmonioso é o desejo comum para muitas pessoas. É também quase uma obrigação para quem quer divulgar o seu trabalho. Então, se você chegou nesse artigo, é porque também quer ter aqueles perfis lindos onde as fotos, temas e cores conversam entre si, certo?! 

@monicamoras| 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

@eduviero | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

5 DICAS PARA UM FEED DE INSTAGRAM ORGANIZADO

O Instagram deixou de ser apenas uma mídia social para postar fotos, hoje ele é portfolio e às vezes até o principal canal de muitos fotógrafos, designers, marcas e digital influencers no geral. E se você ainda está meio perdido, veja essas dicas para ter um feed de Instagram organizado e harmonioso que chama a atenção dos seguidores e, quem sabe, de marcas parceiras. 

@helloemilie | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

1. DEFINA UM TEMA

Se o seu perfil é um portfólio (pessoal ou profissional), é importante que ele represente o que você faz. Ele precisa ter o seu estilo, as suas cores, o seu olhar. Moda, paisagem, comida, design de interiores, viagem... Você não precisa se pretender a um único tema, mas todos que você quer mostrar precisam estar de acordo nas cores e no estilo. Gosta de moda e viagem, então mostra o look na cidade destino. Curte interiores e comida, então fotografa aquela torta de morango no cantinho mais bonito da cafeteria. E porque não fotografar o look na cafeteria enquanto come uma torta na cidade destino? 

A regra aqui é o seu público perceber claramente o que você está querendo mostrar. Por isso pense bem, analise o que você realmente gosta de fotografar e o que te representa. Nós somos fotógrafos, trabalhamos com editoriais e design de interiores, mas é viagem o que nos representa. Nosso blog é sobre viagem e fotografia, então não faz o menor sentido postar trabalhos profissionais nos nossos instagrams @eduviero e @monicamoras

@hedonistit | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

@ps.ny | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

2. TREINE O OLHAR

Agora que você já definiu o seu tema para ter um feed de Instagram organizado, é hora de treinar o seu olhar fotográfico. Encontre a luz certa, a composição que faça sentido para a sua estética e os elementos que dão sentido a sua foto. Essa é a parte mais difícil de todas, porque composição é treino de olhar fotográfico. E não vou mentir: você vai errar muito até sentir que está fazendo fotos com composições boas e com a luz correta que valoriza o que você está querendo mostrar. 

Digamos que você goste de arquitetura. Você vai precisar treinar ângulos quando não há linhas retas, entender quando a sombra dura vai valorizar aquele prédio cheio de sacadas, e como usar as formas geométricas a seu favor. O Eduardo já escreveu bastante sobre composição:

@alongdustyroads | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

@juliasalustiano | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

3. USE SEMPRE OS MESMOS PRESETS / FILTROS

A foto pode estar linda, mas ela vai valorizar ainda mais o seu feed se estiver em harmonia de cores. Por isso tente usar sempre os mesmos presets / filtros. Mantenha a mesma linha sempre para fazer sentido. Isso não significa transformar as cores da sua foto em algo irreal, mas sim manter um padrão das cores onde você tem o seu amarelo, o seu azul, o seu verde, o seu rosa. E isso está muito ligado a quanto de vibração, fade e grão que você vai usar. Você pode estar na Grécia ou nas Filipinas, onde os azuis são bem diferentes, mas o seus presets (filtros) mantém o mesmo padrão, e por isso vai ficar evidente que aquela foto faz parte do seu estilo. 

É a paleta de cores que ajuda a definir a sua estética e manter o seu feed de Instagram harmonioso. Lá no nosso Pinterest tem um quadro que mostra como editar fotos no VSCO Cam para que elas fiquem sempre com os mesmos tons. Já falamos também sobre paleta de cores e estilo fotográfico nos artigos: 

@steffy | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

@katerinastavreva | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

4. COMBINE AS FOTOS

As fotos precisam combinar, conversar entre si em temas, elementos e cores. Às vezes uma foto linda não faz o menor sentido com a galeria, por inúmeros motivos: muita informação, tons desencontrados, estilo fotográfico diferente, etc. Como falei antes, não faz sentido postar um trabalho profissional no nosso instagram se ele não “cabe” na viagem. Ou às vezes as cores são vibrantes demais para um lugar que tem uma padrão mais suave. 

Em outras palavras, você precisa ser chato mesmo para escolher as fotos. Use o aplicativo UNUM (app grátis), pois ali você vê o que já está postado e pode já combinar as fotos futuras, para que uma se encaixe na outra e conduzam a um novo ambiente ou tipo de luz. No caso de viagem, luz é algo quase decisivo. A luz da Itália é completamente diferente da Tailândia, mas isso não deveria te impedir de postar. Você deve apenas escolher fotos que conduzam de um lugar a outro sem fugir da proposta, usando luzes, elementos e cores.

E se tiver muito difícil, use “respiros”, que são fotos aleatórias que servem de elo de ligação entre um lugar e outro, como por exemplo, a vista da janelinha do avião, um livro inspirador, um foto de outro lugar qualquer que faça esse elo de ligação. A propósito, leia também Como Fotografar com Celular: 8 Dicas Fáceis

@ouiwegirl | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

@ju.hu.lia | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

5. SEJA CONSISTENTE

Cada fotografia que você compartilhar precisa ter as mesmas características, os mesmo adjetivos, as mesmas cores, o mesmo feeling. Isso não significa que você deva se limitar, até porque a sua fotografia vai evoluir gradualmente, inclusive nas cores. Mas essa evolução é gradual, então não se preocupe. A única coisa que você precisa tomar muito cuidado é de não escolher algum modismo momentâneo de cores ou características para em pouco meses já cansar e querer mudar tudo de novo. 

Aqui no blog você pode observar que mantemos um padrão de cores bem natural, para que possamos usá-las a qualquer momento ao longo do tempo. E se você não conhece, veja nossos presets de Lightroom

@eduviero | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

@monicamoras | 5 Dicas para ter feed de Instagram organizado

Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários!

E não esquece de seguir lá no Instagram @eduviero e @monicamoras para mais dicas de viagem e fotografia! 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

PIN IT :) 

 

5 Dicas para Ter um Feed de Instagram Organizado 

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS