10 Dicas para Fotografar Paisagens Urbanas (cityscapes)

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO  

Grande parte das pessoas no mundo moram em áreas metropolitanas. Isso significa que a fotografia da cidade é um dos gêneros mais acessíveis da fotografia, na maioria das vezes. As formas e detalhes vistos de prédios altos da cidade, por exemplo, são atraentes, porque nosso cérebro reconhece e pensa em termos de padrões. No entanto, criar uma fotografia impactante na paisagem urbana pode ser um desafio. Aqui estão dez dicas para ajudá-lo a começar com a fotografia da cidade ou melhorar suas habilidades existentes.

1. Mantenha as linhas retas

É de extrema importância prestar atenção nas linhas quando estamos fotografando arquitetura, e nesse caso paisagens urbanas. Evitar que as linhas fiquem tortas ou erradas é um bom caminho. Linhas erradas aparecem em duas formas: horizonte inclinado e distorção (distorcido). Um horizonte inclinado é causado pelo baixo nivelamento da câmera horizontal e é facilmente corrigido em algum programa de edição, com pouca perda de qualidade de imagem.

A distorção é o resultado de olhar para cima ou para baixo no seu objeto, particularmente com uma lente grande angular. A distorção pode ser corrigida na pós-produção, mas a qualidade da sua imagem pode perder bastante qualidade, isso porque partes da foto serão cortadas para que você consiga o ajuste perfeito. As melhores soluções são usar uma lente tilt-shift ou encontrar um ponto bom que lhe permita manter o nível da câmera no mesmo nível do seu objeto.

Hong Kong

Hong Kong

2. Use uma lente grande angular

Quando as pessoas pensam em paisagens urbanas, geralmente pensam em lentes grande angulares. Uma lente grande angular permite ao fotógrafo colocar mais imagens no enquadramento e, com isso, criar uma sensação de profundidade na cena. Em ambientes urbanos, as estruturas são grandes e o espaço é pequeno. Às vezes, a única maneira de obter a foto é usar uma lente grande angular.

Uma imagem com um único assunto pode ser chata ou não chamar muita atenção. Colocar um assunto em primeiro plano e outro em segundo plano é uma técnica eficaz para tornar as imagens da sua cidade mais interessantes. Mas o mais importante será sua composição nesse momento.

Xangai

Xangai

3. Use uma lente objetiva (zoom)

As lentes tele objetivas (aquelas de zoom) são uma das ferramentas mais eficazes para fazer imagens fantásticas da cidade. Enquanto as lentes grande angulares adicionam profundidade, as lentes telefoto tiram, e o resultado é de compactação dos objetos ou assuntos em uma imagem coesa. Além disso, as lentes tele objetivas, permitem ao fotógrafo capturar uma cena a longa distância. Essa habilidade é útil para capturar fotos tipo Skyline de parques ou da própria cidade.

Leia mais:

Xangai

Xangai

4. Fotografe durante a hora azul

 A hora azul é o tempo entre o pôr do sol e a escuridão completa, com duração de cerca de 45 minutos. Durante esse período, a luz muda rapidamente da luz do dia para a “luz da noite”, e é perfeita para capturar as luzes cintilantes da cidade.

Durante o dia, as luzes dos edifícios são muito escuras em comparação com a luz do sol. Durante a noite a única coisa visível são as luzes artificiais. A hora azul oferece um compromisso que permite ao fotógrafo capturar o brilho das luzes artificiais, mantendo a luz natural suficiente para ver a paisagem urbana.

Londres

Londres

5. Sigas as linhas principais

 O conceito de linhas principais não é apenas para a fotografia de cidades ou paisagens urbanas, mas é uma ferramenta poderosa que deve ser abordada sempre que falamos de fotografia. O olho humano tende a não se fixar em um único objeto por muito tempo, ele salta ao redor da imagem à procura de novas informações. No entanto, quando as linhas apontam para o objeto, o olho seguirá para ele. Manter a atenção do expectador sobre o assunto cria uma imagem mais forte. Linhas de estradas e ruas são um tipo comum de linhas principais. Preste atenção nelas e dê o valor que elas merecem. Muitas vezes ignoramos esses detalhes que no final mudam muito o resultado da nossa fotografia.

Xangai

Xangai

Xangai

Xangai

Xangai

Xangai

6. Elimine distrações

As cidades costumam ser densas e caóticas, o que dificulta a captação de uma ideia clara do que você quer fotografar e mostrar. Por isso, aprender a eliminar efetivamente as distrações de suas imagens é o que diferencia um fotógrafo experiente. Aqui estão algumas dicas para ajudar:

  • Encontre uma ponte, escadaria ou outro local elevado.

  • Use uma lente telefoto para isolar seu assunto.

  • Recorte detalhes desnecessários.

  • Cuidado com as incomodativas formações de nuvens.

Bangkok

Bangkok

7. Mantenha as costas para o sol

Ao lidar com formas geométricas, como edifícios, é importantíssimo levar em consideração a direção do sol. A posição do sol vai mudando ao longo do dia e do ano. Fotografar contra o sol resultará em edifícios escuros e sem detalhes. Evite isso a todo custo, a menos que você tenha experiência suficiente para que essa posição seja confortável para você alcançar o resultado que procura, mas na maioria das vezes meu conselho é evitar fotografar contra o sol. Essa regra vale também na hora de fotografar pessoas.

Budapeste

Budapeste

Budapeste

Budapeste

Budapeste

Budapeste

8. Vá mais alto

A maioria das pessoas está acostumada a ver o mundo e as coisas do nível da rua. Encontrar uma perspectiva nova e mais elevada sobre as coisas é muito bom. Alguns famosos prédios, arranha-céus e igrejas históricas têm plataformas de observação que os turistas podem pagar para visitar. Se você seguir esse caminho, recomendo planejar sua viagem para minimizar multidões e ter um resultado único e de fácil acesso para fotografar. Outra opção é encontrar colinas e outros mirantes naturais próximos à cidade.

Bolonha

Bolonha

9. Planeje sua foto

Fotógrafos tendem a ser perfeccionistas, e a foto perfeita raramente acontece por acaso. Vamos supor que você tenha uma foto em mente: como você cria a melhor imagem possível para representar esse assunto? Você pode sair todos os dias e tirar fotos até conseguir uma que goste, ou planejar a localização, a hora, o equipamento fotográfico e o clima corretos para obter a imagem desejada. A menos que você tenha paciência ilimitada, o planejamento é sua melhor opção. Digo isso, pois ter viajado o mundo me ensinou que o planejamento é de extrema importância para tingirmos nossos objetivos e metas. Claro que, nem sempre sai como gostaríamos, mas na maioria das vezes funciona muito bem. Tire esse tempo para planejar e extrair o melhor da sua fotografia.

Londres

Londres

Budapeste

Budapeste

10. Use um polarizador

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar muito a qualidade da imagem das paisagens urbanas diurnas é usar um filtro de polarização circular. Colocar um filtro polarizador na sua lente é como usar um par de óculos polarizados sobre os olhos; o vidro polarizado bloqueia a passagem de ondas aleatórias de luz, criando uma imagem mais nítida. Isso é especialmente útil ao fotografar em longas distâncias ou em locais úmidos / nebulosos.

Hong Kong

Hong Kong

Para finalizar, paisagens urbanas apresentam um conjunto único de desafios para o fotógrafo. Neste artigo eu compartilhei as técnicas que uso para criar imagens de boa qualidade. Esta lista não é de forma alguma que aborda tudo que você precisa saber, mas abrange a maioria das situações que os fotógrafos da paisagem urbana enfrentarão com soluções facilmente implementadas.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só escrever aqui embaixo nos comentários.

não esqueça de PIN It :)

 
10 DICAS FOTOGRAFAR PAISAGENS URBANAS
 

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS