4 Dicas para Melhorar sua Presença Online como Fotógrafo

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Como criar um portfólio ONLINE criativo

Criar uma boa presença online é a chave para qualquer fotógrafo que quer crescer na carreira. Não importa se seu foco é em casamento, moda, jornalismo ou qualquer outra área da fotografia. Quando as pessoas veem um portfólio online (website / blog), com um bom design, o seu trabalho se valoriza e cada vez mais pessoas se interessam por seu trabalho.

Quando não temos um website (portfólio online) em uma boa plataforma, que te ofereça um suporte adequado para seu negócio, seremos mais um num mercado tão competitivo que é a fotografia. Nos dias de hoje, temos nos diferenciar dos outros nos mínimos detalhes. Por isso vou passar aqui para você 4 dicas de como criar um portfólio criativo e melhorar sua presença online como fotógrafo profissional.

1 - Crie impacto com seu website

Se você ainda não tem um website para mostrar seu trabalho, agora é hora de começar a pensar em criar um. Todo fotógrafo sério tem um espaço onde ele mostra seus melhores trabalhos para seus clientes. Não importa como você vai criar ele, seja através de plataformas grátis ou pagas, ou mesmo que contrate alguém para desenvolver para você. O importante é que você faça bem feito, com um design criativo e que tenha a ver com seu trabalho, para que seja mais visualizado e acessado.

Um portfólio confuso e com centenas de fotos pode fazer com que a pessoa que está vendo canse de ver.

Se você já possui um website como portfólio, tire um tempo para revisar a sua página principal e as imagens que você tem em suas galerias. E veja se você está criando impacto a primeira vista em quem visita seu website. Um portfólio confuso e com centenas de fotos pode fazer com que a pessoas que estão vendo seu portfólio online canse.

Um portfólio desatualizado, que inclua fotos de anos atrás, não mostrará o que realmente você está fotografando hoje. Esteja certo que as fotos que estão hoje em seu website sejam as melhores que você já fez e que de certa forma mostre seus trabalhos atuais.

Hoje em dia na internet existem vários recursos que auxiliam você a ter um portfólio que tenha uma boa presença online, com um bom design, para que você mostre o melhor de seu trabalho. Eu recomendo algumas plataformas: Squarespace, WordPress, 22Slides e Format. Também existe o 46Graus que a vantagem dele é ser todo em português. Algumas delas eu já usei e me deram um retorno muito bom.   

montar portfolio fotografia online

2 - Construa uma rede de contatos

Contatos são peças-chave para a carreira de qualquer fotógrafo. Não importa a área que você está atuando, seja fotografando um casamento ou editorial com equipe de maquiagem, modelos e etc. Ter uma rede de contatos, tanto pessoal quanto online, pode fazer com que você consiga mais e mais trabalhos na área.

Contatos online, podem ser, por exemplo, outros fotógrafos que estão engajados no mesmo estilo ou área que a sua, ou até mesmo suas publicações no Instagram ou outra mídia social. Você deve também estar em grupo do Facebook que sejam voltados a fotografia.

Contatos são peças chave para a carreira de qualquer fotógrafo.

Para começar, você precisa encontrar a plataforma que mais se identifica e aí focar nela. Será a forma mais fácil de você interagir com os outros e dividir seus conhecimentos. Escolha a mais relevante para seu tipo de fotografia. Por exemplo, Instagram é uma plataforma para aqueles que trabalham, com moda, publicidade ou outros tipos criativos de outras áreas. O Twitter ajuda a se conectar de forma mais dinâmica com jornalistas e editores de revistas. Enquanto o Facebook é muito bom para mostrar trabalhos de casamento, ensaios fotográficos, aniversários, newborn e outras áreas que envolvam famílias e pessoas locais.

‍3 - Faça seu trabalho ser visto

Uma vez criado seu portfólio online, começar a entrar em contato com marcas, ou clientes será seu próximo passo para entrar com tudo no mundo da fotografia profissional. Crie uma lista de clientes, agências que você quer trabalhar e entre em contato com eles. Eu sei que muitos podem estar pensando e até ter medo de fazer isso, de enviar um e-mail para um editor que seja, mas pense que o máximo que pode acontecer é ele não responder seu e-mail.

Pense de forma simples: seja direto e educado, e esteja certo de escrever essa mensagem que deixe claro quem é você e o porquê entrou em contato com eles.

Não faz mal nenhum perguntar se estão aceitando trabalhos ou procurando fotógrafos.

 Muitas revistas online tem um guia explicando como enviar seu portfólio ou entrar em contato com eles. Leia com atenção como se faz para entrar em contato com os editores e faça isso como um profissional. Outra opção é entrar em contato através das mídias sociais. O Facebook é uma das melhores formas de se fazer isso ou até mesmo o Instagram. Nós mesmos recebemos muitas mensagens pela nossa página do Facebook e, claro, muitos emails. Não faz mal nenhum perguntar se estão aceitando trabalhos ou procurando fotógrafos.

4 - Aproveite ao máximo o que as mídias sociais oferecem

Não seja aquela pessoa que posta centenas de hashtags em seus posts

O Instagram pode ser um complemento de seu website. Pode funcionar como um pequeno blog que leve para seu website. Isso porque você pode mantê-lo atualizado, fazendo com que seu cliente esteja sempre vendo seus trabalhos, seja o trabalho final ou o processo dele como um behind-the-scenes.

Postagens frequentes ajudam, porque seus clientes estarão vendo seus trabalhos e saberão que estás sempre criando algo. Você não precisa postar fotos novas todos os dias, mas poste pelo menos algumas vezes na semana, com isso sua presença online melhora e você começa a se tornar mais visível.

Não seja aquela pessoa que posta centenas de hashtags em suas postagens, mas claro, considere postar aquelas que fazem sentido com sua foto e de acordo com seus objetivos. Essa pode ser uma maneira simples de outras pessoas verem seus trabalhos e começarem a te seguir e curtir suas fotos. Com isso você vai se tornando cada vez mais visível para outras pessoas.

Então como eu disse, poste com uma certa frequência e comece a fazer parte de algumas comunidades de fotógrafos. Curtir o trabalho de outros fotógrafos e segui-los faz com que você comece a criar uma rede de contatos que no futuro possam render alguns trabalhos.

Essas dicas com certeza vão ajudar a você desenvolver sua presença online como fotógrafo, e fazer com que seus trabalhos comecem a serem visto por mais pessoas. Ultimamente, a chave para você se estabelecer de forma online é tirar um tempo não apenas para fazer uma curadoria do seu melhor trabalho para postar em seu website, ou em suas mídias sociais, mas também para postar com regularidade nessas mídias e ser mais ativo interagindo com outros fotógrafos.

 
montar portfolio fotografia online
 

Conheça nossos Presets DE LIGHTROOM

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS