Como Usar o Modo Manual da Câmera

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Modo Manual da câmera, eu sei que isso é algo que assusta muita gente, mas um dia teremos que encarar esse bicho papão e vencê-lo! Certo?! Quando você coloca sua câmera no modo manual, você vai ter o controle total da sua câmera e vai começar a ajustar manualmente a Abertura e a Velocidade. 

E a grande pergunta é: Como eu vou saber qual a combinação de Abertura e Velocidade para ter uma exposição correta? E se você não sabe ainda o que é velocidade, abertura e ISO, veja esse post onde explico tudo com exemplos práticos. 

Na verdade é bem fácil! Quando você mudar para o modo Manual (M), você deve olhar dentro do visor. Vendo o visor, você vai fazer as alterações de velocidade e abertura na sua câmera, e você vai ver uma linha parecida com essa abaixo, que vai te indicar quando a sua exposição estiver correta. Ou seja, quando a flechinha lá dentro do visor ficar no "0", significa que a câmera entendeu que essa seria a melhor luz de acordo com a leitura dela.

 
modo manual camera fotografica
 

COMO USAR O MODO MANUAL NA Câmera

  • EXEMPLO: PAISAGEM

Já expliquei o que é abertura (f/) aqui, mas apenas relembrando na prática é quanto de luz, desfoque e profundidade de campo a sua imagem vai ter. Eu vou dar um exemplo usando o modo manual da câmera no caso de fotografar uma paisagem: 

1 - Eu vou decidir qual abertura que eu quero usar. Se for uma paisagem, eu provavelmente escolheria entre f/11 até f/16, porque essa abertura me dá uma profundidade de campo boa para que tudo fique nítido.

2 - Vou começar a ajustar minha Velocidade até que a câmera me diga que esteja correto. Ou seja, quando a flechinha lá dentro apontar no "0". Essa é a teoria, você escolhe a abertura e ajusta a velocidade para que a sua exposição fique correta.

3 - Depois disso, eu vou ver se fico satisfeito com o resultado. Caso não, faço alguns ajustes necessários de velocidade para mais ou para menos.

4 - Se eu achar que a foto está muito clara ou muito escura, eu faço outra foto com a combinação de ajustes diferentes. A exposição correta deverá sempre estar em "0", mas às vezes as câmeras não entendem muito bem e a foto pode ficar um pouco mais escura ou mais clara.

Como escolher qual a configuração usar no modo manual?

Nesse momento é que vem a sua criatividade e saber o que você quer é muito importante. Muitas vezes a câmera irá te entregar o resultado teórico e você talvez não queira. Talvez você queira uma foto mais escura ou mais clara, e isso não é errado. Na fotografia e na arte não existe certo ou errado, mas sim o resultado que você desejou. O que acontece é que temos alguns parâmetros que nos indicam um resultado parcialmente correto sem ser demais ou de menos.

  • EXEMPLO: STREET PHOTOGRAPHY

Aqui vou  mostrar a configuração que eu utilizo para fotografar "Street Photography":

1 - Ajusto a abertura que fica em torno de f/8, isso porque quero que muita coisa fique em foco para poder trabalhar meu estilo fotográfico.

2 - Ajusto a velocidade,  já que nesse momento meu ISO está em 400. Isso porque é padrão do meu estilo, e trabalho em cima da minha visão e experiência. Ou seja, nesse caso eu vou me preocupar apenas com a Velocidade, pois minha Abertura e ISO já estão configurados.

 O que fazer se as fotos estão ficando muito claras ou muito escuras?

Às vezes a câmera não entende a luz correta da cena ou do objeto que você está fotografando. E aí acontece da câmera te entregar outro resultado. Nesse caso, você precisa tentar chegar o mais perto do que você procura, e depois tentar arrumar isso na pós-produção, ou seja, quando for editar suas fotos. Se você fotografa em RAWvai ser fácil você arrumar qualquer erro de exposição. Utilizando algum programa que lê RAW, como Lightroom ou Aperture, vai ser fácil ajustar esse erro muitas vezes cometido pela câmera.

Espero que depois de ter lido esse post você se sinta mais confiante para sair do modo Automático e começar a usar o modo Manual da câmera. Assim você vai ter o controle total de sua câmera e da sua fotografia. Com isso você parte para o nível que você cria fotos e não apenas faz fotos.

Não tenha medo de experimentar várias configurações e encontrar diferentes resultados. Continue fotografando e tentando criar ao máximo. E lembre-se: na fotografia não existe certo ou errado, mas sim o que agrada seus olhos.

Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários!

Não esqueça de Pin it!

 

Como Usar o Modo Manual da Câmera

 

Conheça nossos Presets de Lightroom

Já conhece nosso Facebook

VEJA MAIS