Como Ganhar Dinheiro como Fotógrafo Profissional: 7 Formas

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Como ganhar dinheiro com fotografia é uma das perguntas que mais recebemos. Para sair do status fotógrafo entusiasta para um fotógrafo profissional envolve alguns passos importantes. O primeiro e mais importante é como começar a ganhar dinheiro como fotógrafo.

Encontrar oportunidades de fotografar e ser pago pode ser uma tarefa bem difícil, especialmente considerando a quantidade de novos fotógrafos que surgem a cada dia. Determinar qual o ramo que você vai atuar também é muito importante e isso vai te ajudar muito a dar um foco para seu trabalho. Já contei aqui no blog Como Foi Começar na Fotografia Profissional

Existem várias formas de ganhar dinheiro com fotografia. Separei algumas ideias que vão ajudar a você começar a ganhar dinheiro como fotógrafo. Tenha em mente sempre que você deve cobrar um valor justo, que pague o seu trabalho, para valorizar o que de melhor você pode oferecer. 

Como Ganhar Dinheiro com Fotografia

7 ideias pra botar em prática já

1. FOTOS PARA CLIENTES

Fotografar para clientes significa trabalhar de forma local e usar seus contatos em sua cidade e região para começar ser conhecido pelo seu trabalho. Algumas ideias de tipos de fotos você pode fazer são: seção de fotos para casais e família, eventos de família como aniversários em geral, eventos corporativos (empresas), formaturas, fotos corporativas (retratos, entre outras fotos), fotos de moda para agências de modelo e fotos para editorial. Leia também: Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

MONTE SEU PORTFOLIO: Quando você começar, vai querer logo que seu trabalho seja visto pelas pessoas e possíveis clientes. Por isso você vai começar a montar seu portfolio e usar as mídias sociais. Depois de você ter fotografado alguns clientes,  é hora de mostrar seu trabalho. Publique suas melhores fotos em suas mídias sociais. As que eu mais uso e que são muito boas: EyeEm, Flickr, Instagram e Facebook Page. Conheça o nosso Portfolio

2. FOTOGRAFRAR CASAMENTOS

Quando você começar se sentir confiante e ter mais experiência em fotografar pessoas e alguns trabalhos maiores, casamentos é outra ótima oportunidade de ganhar dinheiro que se deve considerar. Dá trabalho, é uma responsabilidade absurda, mas vale a pena. 

Tem muitas pessoas casando hoje em dia e todos procuram fotógrafos para registrar esse momento tão importante. Não importa se sua cidade é pequena ou grande. No momento que você começar a ser conhecido pelo belo trabalho e fotos que você faz, logo logo terá muitos clientes para fotografar.

Fotógrafos de casamento podem trabalhar facilmente em qualquer lugar e de longe são os fotógrafos que mais fazem dinheiro na fotografia. Em minhas viagens pelo mundo fotografei alguns casamentos e isso me ajudou muito finaceiramente, mesmo eu não sendo fotógrafo de casamento.

3. SER O SEGUNDO FOTOGRAFO

Uma outra opção muito boa para quem ainda não está pronto ou se sentido confortável com fotos de casamento / formatura / moda é ser o segundo fotógrafo. Eu fotografei muitos casamentos para vários fotógrafos como segundo fotógrafo e isso me ajudou a ter mais experiência e confiança em minhas fotos.

Assistente ou segundo fotógrafo são contratos para diferentes situações:

  • Fotógrafos de moda precisam de assistentes para ajudar com os equipamentos e os preparos para as fotos.
  • Fotógrafos de casamento precisam de um segundo ou terceiro fotógrafo para capturar momentos inusitados que muitas vezes eles não conseguem fazer sozinhos, e fotos de grupo.
  • Fotógrafos de estúdio precisam de segundo fotógrafo para ajustar a luz e ajustar os refletores.

Todos esses fotógrafos precisam de um assistente e você vai aprender muito com eles. Eu sei que pode ser tentador passar por essa etapa e ir direto fazer seus próprios trabalhos, mas acredite, essa etapa é muito importante para seu crescimento. Não pense que você será desmerecido por ser o segundo fotógrafo ou assistente. Se você se destacar, você sempre terá trabalhos para fazer.

4. VENDER SUAS FOTOS NO STOCK PHOTOS

Se você vem fotografando por você mesmo e tem muitos trabalhos independentes, como projetos e fotos de sua criação, você pode vender suas fotos através dos bancos de imagens. Sites como, Getty Images, iStock e EyeEm pagam por suas fotos. Quando elas forem vendidas você recebe um percentual pela venda.  Veja os posts:

Essas plataformas tem muitos clientes e as vendas são muito boas. Você pode enviar as fotos de suas viagens, projetos, dos amigos e da família e isso pode te dar um retorno financeiro muito bom. 

5. TER UM BLOG DE FOTOGRAFIA

Construir uma audiência é uma das coisas mais importantes para a carreira de um fotógrafo. Ter seguidores que apoiam o seu trabalho e ajudam no desenvolvimento de seu trabalho é muito importante. Isso vai ajudar a abrir as portas para novos trabalhos, captar novos clientes e fazer você crescer como fotógrafo profissional.

Uma forma de construir uma audiência é criando um blog de fotografia. Nele você vai poder publicar informações sobre suas experiências e trabalhos, publicar seus últimos trabalhos e postar informações referentes a fotografia e seus conhecimentos.

Assim que sua audiência começar a crescer, você pode começar a usá-la para ganhar dinheiro de várias formas. A principal é atrair novos clientes que queriam que você fotografe para eles, essa é a nossa principal, como contamos no post Como Fazemos Para Viajar e Trabalhar na Estrada.

Esses clientes irão te encontrar através de suas publicações e seu portfolio. Mais algumas formas de você ganhar dinheiro com o seu Blog é: Propaganda, Programa de Afiliados, Vendendo Fotos Impressas, Livros, e-books. Existem outras maneiras, mas essas são as que utilizamos.

ganhar dinheiro fotografia

6. VENDER SEUS PRESETS

Outra forma interessante de começar a ganhar dinheiro como fotógrafo é oferencendo seus produtos digitais como os seus Presets. Você pode vender seus Presets do Lightroom ou Actions do Photoshop, que é como se fosse um stock photos mas dentro do seu blog. Vender seus presets pode ajudar bastante no aumento de suas renda como fotógrafo. Mas não esqueça que primeiro você precisa definir o seu padrão de cores.

Nós temos os nossos Presets de Lightroom.  Conheça a nossa coleção AQUI.

Vender produtos digitais é uma forma muito boa de ganhar dinheiro com fotografia, depois que seus produtos já estão prontos e em sua loja virtual. 

7. VENDER SUAS FOTOS IMPRESSAS OU ALBUNS

Muitos fotógrafos vendem suas fotos impressas, álbuns e outros produtos físicos que utilizem suas fotos. Essa é uma ótima forma de produzir produtos com suas fotos de forma criativa e artística. Com certeza sua audiência vai gostar muito.

Você pode divulgar suas fotos baseadas em temas, como Viagens ou Projetos. Você pode até mesmo compilar seus trabalhos e criar um livro com suas fotos e histórias contando como foi para realiazá-lo e dando informações sobre seu projeto.

Um site interessante para ser usado para criar álbuns e imprimir fotos é o Blurb. O Blurb é muito bom para nós, porque estamos sempre viajando e não importa onde você esteja, ele envia para você ou seu cliente.

Opções não faltam!

Como você viu, mesmo em um mercado com bastante concorrentes, existem muitas oportunidades de negócios. Espero que esse post tenha te ajudado a clarear as ideias de como começar a ganhar dinheiro como fotógrafo.

Se você tiver alguma dúvida ou precisa de algum esclarecimento, escreve aqui nos comentários. A sua dúvida pode ajudar outros leitores também. :)

Enquanto isso, veja também os posts:

Ajude a divulgar esse post PIN IT!

Como Começar a Ganhar Dinheiro como Fotógrafo Profissional

7 Formas de Ganhar Dinheiro como Fotógrafo Profissional

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS