7 Erros que Iniciantes de Lightroom Cometem

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Será que você tem cometido esses erros no Lightroom?

Lightroom é uma ferramenta extraordinária para fotógrafos.  Sem ela, acredito que a fotografia de hoje seria diferente. Isso porque com ele você pode deixar a sua foto melhor ainda ou cometer erros estragarão seu trabalho. Por isso tome cuidado com esses erros que iniciantes cometem no Lightroom, e vamos tentar extrair o melhor dessa ferramenta que é fantástica.

7 Erros comuns no lightroom

1 - Exagerar na edição

Esse com certeza é um dos erros mais comuns, isso porque o Lightroom é uma ferramenta relativamente fácil de usar. Você comeca a editar e percebe que começa a ver o resultado, então você vai mais a fundo e quando percebe já alterou todas as cores de sua foto e deixou ela irreconhecível ou com muito tratamento na imagem. Acredite, isso não é legal, mas que fique claro que essa é minha opnião. Uma foto muito editada significa que não foi uma foto bem feita.

Em termos de edição de imagem não existe certo ou errado, mas devemos ter um bom senso.

 

Edição exagerada em Positano

 

2 - Não usar os recursos disponíveis

Também acontece muito das pessoas terem receio de alterar muita coisa e acabam deixando a foto crua e sem nenhum atrativo. Saber dosar a quantia de edição aplicável em cada foto faz uma enorme diferença. E quando você entender até onde você pode ir em todos os recursos disponíveis no Lightroom, com certeza você terá imagens mais consistentes e com personalidade.

 

Foto sem edição em Positano

 

3 - Não ver antes/depois

É assim que você vê o antes e depois de suas fotos editadas (colocar uma foto do antes e depois no Lightroom).

Basta clicar ("\") ou ("Y") para ver como era antes e depois. Com isso você vai ter o controle de como você está indo. Sempre confira suas fotos para ver se está indo para o lugar certo. Se você tiver esse hábito vai ser fácil de ir acompanhando seu progresso.

Antes e depois em Bolognha

4 - Não tirar vantagens de todas as funções

Outro erro cometido é não entender todas as funções que o Lightroom tem. Vou dar um exemplo do Radial Spot e do Gradient Filter. Embora eu não use eles, eu sei que são ferramentas que ajudam muito quando queremos, por exemplo, deixar alguma parte da foto mais escura ou mais clara, saturada ou não. Nesse caso, há muito que pode ser feito com essa ferramenta.

O importante na maioria das vezes, é que devemos saber para que serve cada ferramenta e assim usá-las quando necessário. No video que explico como instalar nossos Presets de Lightroom, dá para ver algumas funções em uso. 

VEJA NOSSOS PRESETS PARA LIGHTROOM

5 - Não entender a diferença de Saturação e Vibração

Duas funções muito interessantes e que deixam as pessoas confusas e qual a diferença entre Saturação e Vibração? Num primeiro momento elas parecem serem bem similares, mas se olhar-mos com mais atenção, veremos uma grande diferença entre elas. Nas fotos abaixo você irá perceber essa diferença, mas basicamente é o seguinte:

Saturação trabalha diretamente em todas as cores da foto, ou você adiciona ou tira saturação. Adicionando sua foto vai ficar com as cores muito mais fortes, se você tirar a sua foto vai ficar com as cores mais fracas.

Já a Vibração trabalha parcialmente nas cores de suas fotos, no caso da pele de pessoas a Vibração não irá alterar muito, deixando sua foto de forma mais natural, diferente da suturação.

Saturação

Vibração

Diferença de saturação e vibraçnao

6 - Não fotografar em RAW

Não fotografar em RAW é um erro que cometemos no início da fotografia, mas que mais tarde aderimos e percebemos o quanto é importante e o quanto de diferença isso faz em nosso trabalho.

O erro é que muitas pessoas tentam editar suas fotos em arquivo .JPG no Lightroom, o que não tem nenhum problema, mas os resultados não são bons como poderiam ser. Para você ter o maior controle de suas fotos com um a ferramenta fantástica que é o Lightroom, o ideal é que você fotografe em RAW, assim você alcançará resultados incríveis sem muito trabalho. Já falei de RAW aqui no blog. 

7 - Não usar o Copiar e Colar

O Lightroom te facilita em todo o seu fluxo de trabalho (workflow). Muitas vezes chegamos a um resultado de edição que desejamos em uma foto, mas foram tantas alterações que seria praticamente impossível fazer a mesma coisa na próxima foto ou nas próximas. Mas não se preocupe, o Lightroom guarda todas as informações sobre as alterações que você fez na foto. Por isso você vai pode copiar a edição que você aplicou em sua foto e colar na próxima foto ou até mesmo sincronizar com todas as outras. Tenha certeza que a luz das outras fotos estejam alinhadas com aquela que você aplicou sua primeira edição.

Para copiar sua edição, basta ir em editar no menu e clicar em "copiar", depois vai na foto desejada e "colar". Existe também alguns atalhos como no Mac "command" +"C" e depois "command" +"V" , ou ir no canto inferior a esquerda que você vai ver dois botões de "Copiar" e "Colar".

Ferramenta copiar e colar ediçnao

Selecionei esse erros, porque sei que são muito comuns e que se você evitá-los, isso vai ajudar você a economizar tempo e melhorar seu sistema de trabalho. Claro que existem outras coisas que deixamos de utilizar, mas isso com o tempo vamos aprendendo e aperfeiçoando.

 
 7 Erros que Iniciantes de Lightroom Cometem

7 Erros que Iniciantes de Lightroom Cometem

 

Espero ter ajudado e se quiserem saber mais sobre Lightroom e Fotografia, abaixo tem bastante coisa sobre o assunto.

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS