10 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Viajar

Texto: EDUARDO VIERO  Fotos: EDUARDO VIERO E MONICA MORAS

Com o tempo, não importa a área que você trabalha, você adquire experiência naquilo que faz.  Essa experiência vem através de estudos e prática.

Quando comecei a viajar pra valer em 2012, eu tinha pouco conhecimento sobre viajar o mundo, mesmo já tendo morado fora. Então a Mônica e eu começamos a pesquisar em fóruns, blogs na internet e fomos pegando algumas dicas aqui e ali. Aos poucos montamos nosso guia e plano, e seguimos ele.

Naquela época éramos inexperientes e cometemos muitos erros, e com o erros aprendemos muita coisa. Por isso aqui, eu quero mostrar as 10 coisas importantes que você precisa saber antes de sair para viajar.

Coisas Importantes que Você Precisa Saber Antes de Viajar

1 - Não tenha medo

É comum ter medo. O medo faz parte da nossa vida e não tem muito o que fazer. O melhor é ignorar e se preparar. Acredite, você não será o primeiro a fazer a volta ao mundo, conhecer continentes e explorar lugares não acessados.

Se milhões de pessoas fazem isso todos os anos e a toda hora, porque você não pode fazer? Você vai sentir medo eu sei, mas isso faz parte e você é capaz como todos que já fizeram.

2 - Não espere muito tempo

Amanhã nunca chega. Esperamos sempre chegar a hora perfeita, mas ela nunca chega. Sabe porque? Porque não existe hora perfeita! Sempre haverá o casamento de um amigo, um aniversário, uma prestação para pagar, "não tenho dinheiro suficiente" e etc... Se você quer ir, vá! Se programe e bote o pé na estrada.  

3 - Evite muita bagagem

Compre uma mala ou mochila pequena. Evite a tentação de levar uma mala muito grande. Acredite, você não vai querer carregar muita bagagem quando estiver debaixo do sol e com muita chuva.

Sendo assim você terá pouca coisa pra carregar. Caso você precise de alguma coisa, você pode comprar no meio do caminho. Você não precisa de tudo isso que você acha que precisa e quando maior for o espaço que você tiver, mais coisas você vai querer carregar. 

4 - Esteja conectados com os amigos

Você conheceu muitas pessoas pelo caminho em diferentes lugares e talvez vocês possam se encontrar em outro lugar. Tente segui-los nas mídias sociais e esteja certo que eles também estejam te seguindo.

Mantenha todo mundo que importa para você atualizado dos lugares que você vai ou pretende ir. Ter um número local pode ser importante também, principalmente se você trabalha online. Sempre que possível compre um chip local para usar a internet quando estiver na rua e não tiver Wifi.

Mundo_Eduardo e Mônica.jpg

5 - Vá na onda do dia

Eu sei que você vai querer ver tudo que planejou para aquele dia, mas minha dica é: planeje apenas uma parte do seu dia e depois deixe que as coisas aconteçam.

Toda essa programação pode ser um pouco estressante, então estar aberto para sair com outras pessoas ou mudar seu roteiro para ver, por exemplo, um novo mercado público que abriu em Bangkok, faz parte da sua viagem e isso pode ser bem divertido. Não se prenda muito em seus planos. Quando a gente se permite mudar a rota, novas oportunidades surgem. 

6 - Vá com calma e aproveite

Eu sei que é tentador ver tudo nos lugares que você está, principalmente quando temos um tempo curto. Mas visitar 10 cidades em 10 dias ou conhecer 100 países em 1 ano não dá, né? Isso não é viagem, é check list. 

No final, você vai ter um monte de fotos, estresse, experiências rasas e quase nenhum conhecimento profundo dos lugares que você foi. Não vale o que estava no Google, vale o que você viveu. Depois você vai perceber que deveria ter ido com mais calma e aproveitado melhor cada lugar. 

7 - Evite usar ATM e Cartão de Crédito

Aqui o negócio é um pouco mais complicado. Se você esta viajando dentro do seu país, no caso Brasil, tudo bem se você usar cartão de crédito ou não levar muito dinheiro em espécie, porque você pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos ou bancos. Agora, se você estiver fora do Brasil, lembre-se do IOF do cartão de crédito e da taxa de conversando que é sempre superior a taxa oficial. Minha dica é tentar levar dinheiro em espécie, de preferência dólares, que é bem aceito no mundo inteiro. Claro, com excessão da Europa que vale levar Euros. 

8 - Saiba que você pode descansar em em qualquer lugar

Pare de vez enquanto, porque viajar cansa. Não precisa parar hotéis ou hostels, apenas. Você pode ficar em um apartamento privado no Airbnb, usar o Couchsurfing ou tentar achar uma pousada local com preço mais acessível. Em muitos casos você pode encontrar programas em alguns hostels chamados Workway e Worldpackers, onde você trabalha por hospedagem, mas tudo isso vai depender de seu tempo e objetivo. Ter rotina ajuda a relaxar durante a viagem. 

9 - Planeje bem seu orçamento

Muitas vezes as pessoas são surpreendidas pelo valor a mais gasto em um pouco espaço de tempo: "Eu não esperava beber tanto assim", ou "esse lugar é mais caro do que eu imaginava". Nós escutamos e muito isso durante nossas viagens, e já falamos também.

Então, planeje bem antes de sair para viajar. Hoje em dia temos todas as informações que precisamos na internet. Não importa qual seja o tipo de sua viagem, planejamento é muito importante. 

Mas para fazer uma viagem com um orçamento dentro de um limite bom, deve-se fazer um planejamento financeiro e ter uma ideia de quanto você vai beber e comer, assim você terá uma ideia de quanto seu dinheiro vai durar até o final de sua viagem.

Falo beber, porque álcool é um fator que altera muito o orçamento de uma viagem. Para se ter uma ideia, na Tailândia, o país mais barato de viajar, uma garrafa de cerveja comprada no 7Eleven custa o mesmo valor que um prato de comida. Se a cerveja for comprado no restaurante, custa quase o dobro. 

10 - Não esqueça do Seguro Viagem

Esse é um grande erro que cometemos e outros muitos cometem, não ter um Seguro ViagemTodos nós dizemos: "Eu sou jovem, nunca fiquei doente e nada nunca me aconteceu." As nossas experiências nos provaram ao contrário.

E um acidente bobo, como tropeçar na rua numa cidade remota que ninguém fala inglês pode ser um problemão.  A gente torce para não precisar usar, mas se for o caso, pelo menos não precisamos nos preocupar com valores exorbitantes que geralmente hospitais cobram de estrangeiros. 

Veja o post Como Escolher o Seguro Viagem para ver o que já nos aconteceu quando não tínhamos seguro. Se você contratar o seguro através do nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a viajar mais. 

Agora é só começar a pensar na próxima viagem. Com essas dicas certamente vai ficar mais fácil viajar e você vai se sentir mais seguro. Se ainda tiver dúvidas com planejamento, veja o que já escrevemos sobre Planejamento, ou manda aqui nos comentários. 

 
 10 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Viajar

10 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Viajar

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS