Melhor Câmera e Lente para Viagem

Texto: MONICA MORAS e EDUARDO VIERO     Fotos: EDUARDO VIERO

Como fotógrafos viajantes respondemos muitas perguntas, principalmente sobre qual a melhor câmera para viagem, melhor lente, e os melhores programas de edição de imagem, afinal todo mundo quer poder registrar os lugares da melhor forma possível. Preciso dizer que na fotografia nem tudo que funciona para uma pessoa, é certo para a outra, porque depende do tipo de fotos que você quer fazer, a disposição para carregar peso (Eduardo ok, Mônica não ok), o quanto sabe sobre equipamentos fotográficos, o quanto sabe sobre fotografia, etc.

A mochila do nosso equipamento pesa mais que a das roupas e tá faltando coisa aí, como os cabos, por exemplo

A mochila do nosso equipamento pesa mais que a das roupas e tá faltando coisa aí, como os cabos, por exemplo

Nós mesmos fomos mudando nosso equipamento ao longo dos anos e temos nossas preferências. Nesse post você pode ver os equipamentos fotográficos que carrego comigo. Quero deixar claro que tudo que está escrito aqui é baseado nas nossas experiências e preferências. Mas como todo conhecimento é válido, se tiver opinião diferente, deixa aqui nos comentários :) 

1. QUAIS CÂMERAS E LENTES VOCÊS USAM na viagem?

Antes de responder, é importantíssimo lembrar que a foto é feita pela pessoa atrás da câmera, portanto não importa se você tem a melhor câmera com as melhores lentes e não sabe as regras básicas de abertura, velocidade, ISO, luz e composição. E se não souber como fazer um bom tratamento de imagem que valorize ainda mais o seu trabalho, também não adianta muito. 

  • DSLR

Temos a Canon 5D Mark III com as lentes 35mm f/1.4L, 17-40mm f/4L, 70-200mm f/2.8L, 50mm f/1.4, 24-105mm f/4L

  1. Uso a 35mm F/1.4 na grande maioria das minhas fotos, pois é uma lente fixa e que serve para fazer retratos e fotografia de rua.
  2. A 17-40mm F/4, porque é uma grande angular e serve para fazer fotos de paisagens e interiores.
  3. Uso a 70-200mm F/2.8 por ser uma tele objetiva e que me proporciona fazer fotos de paisagens e detalhes. Como não fotografo vida selvagem e esportes, 200mm para mim é o suficiente.
  4. Uso a  24-105mm F/4 porque ela é versátil, me dando possibilidade de fazer vários tipos de fotos com apenas uma lente. 
  5. E uso a 50mm F/1.4 porque tem uma boa qualidade, é boa para fazer retratos, detalhes e paisagens, tudo isso sem distorcer a imagem, com um desfoque bonito e ainda é leve.
  • ANALÓGICA

Uso muito a Contax G1 que hoje é uma das minhas melhores câmeras. É compacta, super resistente e a lente é 45mm 2.0 Carl Zeiss. Ela usa filme 35mm e eu gosto bastante do resultado do Kodak Portra 400 pelas cores, principalmente da pele e como as fotos parecem feitas com câmera digital. Uso também o Fuji C 200 e Kodak Gold 200 que também têm uma cor muito bonita, o resultado geral me agrada bastante e custam bem mais barato do que o Kodak Portra 400.

Todas analógicas

Todas analógicas

Leia também

2. QUAL A MELHOR CÂMERA para viagem: CANON, NIKON OU SONY?

Essa a pergunta que menos gosto de responder, porque é acho uma pergunta polêmica, cada uma das marcas tem suas vantagens e todas vão dar um bom resultado se você souber usá-las. Minha primeira câmera foi uma Nikon, mas passado os anos troquei para a Canon e já tive a chance de fotografar com a Sony também.

O que percebo é que as cores são mais vibrantes na Canon se comparadas a Nikon, mesmo depois do tratamento de imagem, e como as minhas fotos são lifestyle e interiores, isso me favorece. Mas o foco é bem mais preciso na Nikon do que na Canon, o que favorece quem fotografa vida selvagem e esportes. Já falando da Sony, a A7 é uma câmera compacta (menor), porque é mirrorless e não deixa a desejar nem na fotografia e nem no vídeo se comparada as DLSRs. Minhas sugestões são Canon 6D, Nikon D750 e Sony Alpha A7

3. QUAL A MELHOR LENTE PARA VIAGEM?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende do tipo de fotografia que você quer fazer e quantas lentes está disposto a carregar (considere peso e custos). Eu particularmente gosto muito da 35mm F/1.4, Tem um ângulo muito bom como se fosse minha visão. Ela é muito boa para fotografar grupos de 3 a 5 pessoas, e se for 1 pessoa, dá para montar uma bela composição e captar o movimento. Mas eu tenho outras lentes que complementam o meu trabalho e me permitem fazer outros tipos de fotos.

Então, se você está começando e quer comprar a primeira lente, eu sugiro uma 24-70mm F/2.8 (Canon, Nikon e Sony) ou 24-105mm F/4L (apenas Canon), porque é versátil. Você consegue ter uma grande angular, fazer um retrato e ainda usar o zoom quando for fotografar detalhes. Não é barata, mas se é para investir uma vez só, vale a pena! 

Selfie de analógica

Selfie de analógica

4. COMO EU POSSO MELHOR A MINHA FOTOGRAFIA?

Estudando e fotografando muito, o tempo todo, todas as coisas. Fotografar é uma aprendizado que não tem fim. Você sempre vai descobrir uma coisinha nova, vai desenvolver o seu olhar para a composição, vai entender aos poucos a luz, ficar insatisfeito com o tratamento de imagem e sempre vai parecer que as fotos novas são bem melhores do que as antigas. É normal e o importante é não desistir! Se não baixou ainda, baixe aqui o livro gratuitamente o livro que escrevi sobre fotografia de viagem.

Já contei aqui no blog como foi começar na fotografia profissional e posso dizer que foi uma decisão acertada, mas muito difícil. Levei anos para aprender e sinto que ainda falta alguma coisa. O que eu sempre fiz foi ter referências, conversas com outros fotógrafos, ler e ver vídeos sobre o assunto e quando tinha alguma dúvida, correr para solucionar e botar em prática o que aprendi

Existem muitos cursos gratuitos para quem está começando e ainda não entende muito bem as regras básicas da fotografia como abertura, velocidade, ISO e nem sabe trabalhar direito a composição e a iluminação. Gosto bastante do canal de youtube DigitalReva Canon tem regularmente cursos de fotografia e Nikon tem vários materiais gratuitos sobre fotografia. 

Temos Instax também

Temos Instax também

5. QUAL MELHOR PROGRAMA DE TRATAMENTO DE IMAGEM: LIGHTROOM OU PHOTOSHOP?

Os dois! Tanto o Lightroom quanto o Photoshop são ótimos para edição de imagem, mas o que eu sinto é que o Lightroom é mais fácil de organizar o meu trabalho por pastas, datas, etc. Eles também é mais simples de fazer correções básicas de exposição, balanço dos brancos e distorções de lente, além de ser mais fácil de usar presets. Vou escrever sobre ele em breve. Já o Photoshop me permite correções mais específicas em trabalhos profissionais.

Leia também

6. DICAS GERAIS

Como eu disse antes, não existe uma resposta certa para cada uma das perguntas. A única certeza é que você como fotografo precisa se desenvolver, porque é você que faz as fotos e não o equipamento, mesmo que ele seja o melhor de todos. Já vi fotos ótimas feitas apenas com smartphone (ensinei aqui a fotografar de celular) e às vezes eu mesmo saio apenas com ele para chamar menos atenção, e edito tudo com o aplicativo VSCO Cam (ensinei do VSCO aqui e de aplicativos de edição aqui).

Filmes 35mm

Filmes 35mm

Como disse antes, todo conhecimento é válido! Por isso se você tem uma opinião diferente ou quer acrescentar alguma informação, escreve aqui nos comentários. 

Quer ver mais sobre FOTOGRAFIA? Clique aqui.

Quer conhecer o nosso PORTFOLIO profissional? Clica aqui

 
Melhor Câmera e Lente para Viagem 

Melhor Câmera e Lente para Viagem 

 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM 

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS