Como Ganhar Dinheiro Vendendo Fotos em Banco de Imagens

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Banco de Imagens ou Stock Photos, já houviu falar disso? Acho que sim, esse não é um tema muito novo, na verdade é algo que já existe a muito tempo e dá para ganhar dinheiro vendendo fotos na internet. De qualquer forma vou falar sobre isso agora, pois nunca havia falado antes.

Mas primeiro...

O que é um Banco de Imagens ou Stock Photos?

São plataformas "sites" onde você disponibiliza suas fotos ou ilustrações para serem comercializadas, ou seja, vendidas.

Quem compra essas fotos?

Essas fotos são compradas por editoras, agências de publicidade, departamentos de marketing e comunicação de empresas, jornais, revistas, empresas de web designers, artistas gráficos e às vezes até blogs que não tem foco em fotografia. Só para lembrar, todas as fotos aqui do Blog Eduardo e Mônica foram feitas por nós

Qual o objetivo da compra desses clientes?

Um exemplo é de uma empresa que não tem muito dinheiro para investir em uma produção fotográfica, porque ele apenas quer ou precisa de uma foto de uma pessoa (homem ou mulher) saindo do carro com o sol atrás dela, por exemplo. Daí ele ou empresa vai em alguma dessas plataformas e procura esse tipo de imagem e compra, assim tendo todos os direitos de uso de imagem.

Então...

Como ganhar dinheiro vendendo fotos na internet? 

Bom, mas quero falar sobre a possibilidade de você vender suas fotos em alguma dessas plataformas. Você sabe que a Mônica e eu estamos viajando há mais de 3 anos e trabalhamos com fotografia e blog, veja nosso portfólio.

Uma das perguntas que as pessoas mais fazem para nós é como a gente faz para ganhar dinheiro na estrada (leia) e aqui eu conto uma das maneiras. Somos fotógrafos como muitos sabem, e além de outros trabalhos fotográficos, nós vendemos fotos. E uma das formas de vender fotos é através dos bancos de imagens, como exemplo iStock.

Escrevi um post sobre duas delas a iStock (leia) e o EyeEm (leia). Em ambas eu ensino como se cadastrar e começar a enviar as fotos. iStock e EyeEm são diferentes plataformas mas que tem o mesmo objetivo, vender fotos na internet.

Onde vender fotos na internet?

Existem várias empresas no mercado para vender fotos na internet e nós trabalhamos com 3, que são GettyImages, iStok by GettyImages e EyeEm. Existem outras como a Shutterstock e StockPhoto mas nós não vendemos nossas fotos através dessas outras.

Quanto ganha vendendo fotos para banco de imagem?

Os valores recebidos por foto vendida depende da empresa e do tipo de licença que foi vendida. O GettyImages é 20%, iStock é de 15% do valor da foto e no EyeEm é de 50%. Eu explico melhor sobre o EyeEm aqui.

Sobre o direito de imagem

Todas as fotos são protegidas por licenciamento, mas o melhor é entrar diretamente no site para entender melhor. Aqui eu vou explicar de forma básica.

  • O que é licenciamento royalty free?

Em licenciamento royalty free, clientes precisam pagar apenas uma vez para usar o mesmo arquivo em quantos projetos eles desejarem.

  • A Diferença entre Licença Comercial e Editorial

As fotos com uma Licença Comercial são mais propensas a vender porque os compradores podem usá-las para uma ampla variedade de propósitos. Fotos que não requerem Model Release ou que tenham tido todos os Model Release assinados, são qualificam com Licença Comercial. Model Release é um documento assinado pela pessoa(s) que aparece na foto autorizando o uso comercial da imagem dela.

As fotos que não tiveram seus Model Release concluídos só estarão disponíveis com uma Licença Editorial. Por isso em alguns países as pessoas não gostam de serem fotografadas, porque mesmo que elas não assinem o Model Realease, ainda assim suas imagens podem ser usadas em editoriais de revistas, por exemplo. 

  • como fazer parte de algum BANCO DE IMAGEM? 

Nesse link eu explico como se tornar um contribuidor da iStock e nesse outro link, explico como é no EyeEm.

Então pessoal, gostaram? Essa foi uma dica de como aumentar seus ganhos enquanto viaja, esse é uma das maneiras que a Mônica e eu achamos para ganhar algum dinheiro com nossas fotos.

Espero ter ajudado e não esqueça de ver o post do iStock onde damos dicas de que tipo de fotos os Bancos de Imagens estão procurando.

 

Veja todos os posts de FOTOGRAFIA

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS