Exposição, Realces e Sombras

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Editar sua foto é o último passo para finalizá-la. Existem três ferramentas de edição que trabalham juntas para ajudar você a ter um balanço nos tons e detalhes da sua imagem. São elas: Exposição, Realces (Highlights) e Sombras (Shadows). Nesse artigo vou mostrar algumas fotos em que eu mexi (editei) para você ver o efeito que cada uma dessas ferramentas altera a sua foto. 

Essas ferramentas são facilmente encontradas em programas de edição de imagem como Lightroom, Photoshop, Capture One entre outros. Também são facilmente encontradas nos aplicativos de celular para edição de fotos como Lightroom Mobile, VSCO, Snapseed e até mesmo nos próprios editores de imagem de seu celular.

Nos meus exemplos usei o programa de edição Lightroom para demostrar como as ferramentas que aqui estou falando se comportam. Também quero deixar claro que aqui não estou falando de certo ou errado, estou apenas mostrando as diferenças quando alteramos a exposição, realces e sombras para mais ou para menos.

Exposição

Exposição é a quantidade de luz que você escolhe para fazer a foto. Nas imagens abaixo você pode observar o resultado obtido alterando a exposição para diferentes resultados; uma Sub-exposta, Exposição Correta e Superexposta. Leia Guia Entendendo Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Exposição

Você pode ver como a exposição de cada foto foi afetada no momento da alteração para mais, para menos ou nada. Quando se tem a foto Sub-exposta (a esquerda), perdemos detalhes e informações das árvores e na pessoa, por exemplo. Já com a exposição correta se tem uma harmonia de luz na foto toda. E na Superexposta, perdemos informação em várias partes, como no céu e na água.

Exposição - 1 Stop

Exposição 0,0 Stop

Exposição + 1 Stop

Realces, Luzes Altas (Highlights)

Realces, também conhecido como Luzes Altas (Highlights), é uma ferramenta usada para ajustar a quantidade de detalhes nas Luzes Altas ou nas áreas mais claras da sua foto. Na imagem abaixo eu usei a ferramenta Realces (Hightlights). Ao baixar ao máximo os Realces, eu trouxe mais detalhes para as nuvens.  Como você pode ver na foto da esquerda, os detalhes nas nuvens ficaram mais visíveis.  Na foto do meio não foi feito nenhuma alteração, e na foto da direita eu aumentei ao máximo os realces, onde ocorreu a perda de detalhes na área das nuvens.

Os Realces trabalham exatamente nos pontos mais claros da foto. Outros pontos claros na foto são as montanhas cobertas de gelo, e elas também tiveram alteração quando os realces foram modificados.

Realces -100

Realces 0.0

Realces +100

Sombras (Shadows)

Sombras (Shadows) é uma ferramenta usada para ajustar a quantidade de detalhes nas Sombras e nas áreas escuras de sua foto. Na imagem abaixo eu usei a ferramenta Sombras (Shadows). Ao baixar a Sombras (Shadows) eu deixei ainda mais escuro as partes que continham sombra ou estavam mais escuras, como você pode ver na foto a esquerda. Na foto do meio não alterei a Sombras (Shadows), e assim a foto ficou como havia sido feita.  Já a foto da direita eu aumentei bem as Sombras e o resultado é bem visivel, pois as áreas que continham sombra ficaram mais claras, podendo ver todos os detalhes da foto.

Sombras -100

Sombras 0.0

Sombras +100

Essas três ferramentas juntas podem ser muito úteis na edição de suas fotos, desde que usadas de forma correta. No mundo da fotografia eu costumo dizer que não há certo ou errado, mas devemos entender até onde podemos ir nesse quesito que é edição de imagem.

É sempre muito importante entendermos qual o maior objetivo quando estamos editando uma foto. Muitas vezes erramos ao ajustar abertura ou velocidade da câmera e depois temos que arrumar na pós-produção. A dica é: tente sempre acertar na momento da foto, para que depois não seja necessário muitos ajustes que acabam descaracterizando suas fotos e deixando elas de forma irreal e que não condizem com o momento.

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

Não esqueça de PIN IT :)

 

Exposição, Realces e Sombras

 

Já conhece o nosso Facebook?

VEJA MAIS