O que é Balanço dos Brancos - White Balance

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Balanço dos Brancos é um ajuste de cores na fotografia. Antes de explicar melhor como ele funciona, quero dizer que na minha opinião o Balanço dos Brancos, ou white balance em inglês, é uma das coisas mais importantes na fotografia.

Entender o conceito do Balanço do Brancos e como ele funciona é de extrema importância na fotografia digital, isso porque um balanço dos brancos incorreto pode arruinar sua foto. Um balanço dos brancos incorreto vai "estragar" a cor da pele de uma pessoa, parecendo algo não natural, e sim artificial.

Balanço de Brancos correto

Nesse post eu explicarei com ajustar de forma correta na câmera e na pós-produção para ter as cores corretas.

1. Definição de Balanço dos Brancos

Balanço dos Brancos na fotografia digital significa o ajuste de cores para que a imagem pareça natural. Esse é um processo que passamos de forma a ajustar as cores para que se pareçam com as cores reais da imagem.

Porque temos que corrigir o balanço de brancos?

Porque a maioria das fontes de luz (sol, lâmpadas, flash e etc) não emitem a luz branca pura e elas tem uma certa “temperatura de cor”. O cérebro humano processa a informação vinda dos olhos e automaticamente ajusta a temperatura de cor, então normalmente a gente vê a temperatura de cor correta, indiferente da situação de luz.

Se você pegar um pedaço de papel e olhar ele do lado de fora da janela, ele vai parecer mais branco do que se você olhar ele dentro de casa, por exemplo. O que a maioria das pessoas não entendem é que há uma grande diferença de temperatura de cor entre a luz do sol do lado de fora de casa e a luz de uma lâmpada dentro de casa.

Enquanto nosso cérebro processa essa informação automaticamente, as câmeras digitais podem apenas tentar acertar a temperatura analisando a luz do ambiente. Na maioria dos casos, as câmeras mais modernas, elas chegam muito perto do correto, mas em algumas situações elas ainda erram. Esses erros fazem com que a pele de uma pessoa, por exemplo, fique mais azulada ou mais amarelada, deixando a imagem não tão natural quanto deveria ou poderia.

Aqui abaixo está um exemplo de uma foto com Balanço dos Brancos correto e um incorreto:

A foto a esquerda (a primeira) está com a temperatura de cor correta. Veja que o branco é branco. Já a da direita (a segunda) está amarela, ou seja, não está com a temperatura de cor correta.

2. Temperatura de cor e suas Medições

Como eu disse acima, diferentes fontes de luzes transmitem diferentes temperaturas de cor. Essa temperatura de cor tem sua medição em Kelvin e você verá com alguma frequência alguma coisa tipo “5.500K”, que é a temperatura de cor de um dia típico de sol. Veja abaixo um exemplo de como são esses valores e suas cores.

Temperatura de cor

Se sua câmera estiver configurada em “Balanço dos Brancos Automático”, ela vai tentar adivinhar qual é o valor em Kelvin baseada em um objeto branco que vai servir como ponto de referência. Por exemplo, nuvens brancas na cena serão usadas como uma referência de branco e o resto será baseado nessa cor. Esse cálculo nem sempre alcança resultados satisfatórios, especialmente quando a cena fotografada não contém uma parte totalmente branca ou uma cor dominante. Sendo assim, na maioria dos casos você terá que ajustar o balanço dos brancos manualmente na pós-produção (exemplo: Lightroom), se assim você quiser.

3. Alterar o Balanço dos Brancos na câmera ou na pós-produção?

Uma das coisas mais legais das câmeras digitais é que não precisamos mais necessariamente de um cartão branco para configurar o balanço dos brancos correto. Se você fotografar em RAW (ensinei aqui), você consegue ajustar as temperaturas cor de forma correta sem danificar a foto. Isso porque essas informações são gravadas na foto original, ou seja, qualquer alteração na pós-produção não afetará na foto original.

Em outras palavras, você pode ignorar a alteração da temperatura de cor na câmera, pois na pós-produção você poderá ajustá-la. Eu mesmo fotografo no modo de temperatura automática, pois sempre fotografo em RAW. Na maioria das vezes fico satisfeito com o resultado da câmera, mas sempre busco achar a temperatura que mais me agrada e que sempre é perto da forma que a foto foi feita. Se a foto não ficou como eu queria, eu uso o Lightroom para ajustar de forma correta. Se você configurou sua câmera para fotografar em RAW, você vai poder ajustar seu balanço dos brancos no Lightroom sem perder qualidade.

Mas o que acontece se você não fotografar em RAW e sim em JPG? Então você vai ter que aprender a usar o cartão branco e sempre configurar sua temperatura de cor conforme a luz que está refletindo em seu objeto.

4. Como ajustar e achar o Balanço de Brancos correto no Lightroom

Na barra lateral direita do Lightroom, existe um painel que possibilita você a começar a editar sua foto. Nessa barra existe a opção Balanço dos Brancos (white balance). Veja foto abaixo onde está marcado de vermleho.

Balanço de Branco no Lightroom 

Nessa opção, você poderá ajustar livremente a temperatura que desejar, das cores mais frias até as cores mais quentes.

COMO achar o Balanço dos BrancoS CORRETO?

Existem várias formas. Umas delas é simplesmente arrastar a barra para a direta e para esquerda e depois ajustar o matiz conforme a temperatura. Mas isso se torna um pouco mais complicado. Na foto o meu Lightroom está em inglês, então a MATIZ (português) é o Tint (inglês).

Temperatura de cor

A outra forma um pouco mais fácil é: nesse mesmo painel você pode ver um conta gotas. Clique nele e leve ele até uma parte não tão clara e não tão escura da foto. Procure algo parecido com cinza. Minha dica é tentar achar algo em torno de 55% e 60% de cinza.

Depois disso é só verificar se a temperatura de cor ficou dentro do desejado. E então fazer ajustes, se necessário. 

Embora existe, de certa forma, um balanço dos branco correto, nada impede você de criar e adicionar a temperatura de cor que desejar. Isso vai muito do seu estilo fotográfico e da sua paleta de cores. Já falei disso no post Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

5. Como mudar o Balanço de Brancos na câmera

Mudar o balanço dos brancos na sua câmera depende da marca de seu equipamento. A Canon tem uma forma e a Nikon tem outra, por exemplo. O ideal é verificar no manual de instruções de sua câmera. Basta procurar por balanço dos brancos (white balance) e lá estará todas as instruções de como fazer essas mudanças.

Se você não tem o manual da câmera, você pode fazer o download dele pelo site do fabricante: Canon (grátis), Nikon (pago), Sony (grátis), Pentax (grátis).

6. Predefinições dos Balanço dos Brancos

A maioria das câmeras DSLR e câmeras compactas já vem com predefinições de balanço dos brancos. Isso significa que que as marcas predefiniram as temperaturas em Kelvin de acordo certas situações.

Aqui está lista de Predefinições: 

a. Auto (AWB): Por padrão, o automático é o que vem configurado nas câmeras. Eu uso sempre meu Balanço dos Brancos em Automático, isso porque fotografo sempre em RAW. Nesse caso a câmera sempre tentará acertar o balanço dos brancos correto.

b. Tungsten (Lâmpada): Deve ser usado apenas quando você fotografar nesse tipo de iluminação, senão sua foto vai ficar azulada.

c. Fluorescent (Luz Branca): Use se suas fotos estão ficando muito verdes ou quando estiver em local com luzes Fluorescente.

d. Luz do Dia (Sol): Use quando fotografar ao lado de fora e com luz do sol no objeto.

e. Flash: Use quando você estiver usando Flash na câmera.

f. Nublado: Use quando o dia estiver nublado.

g. Sombras: Use quando estiver na sombra, a cor vai ser mais amarela. É muito bom de usar no Pôr do Sol ou sombras, é claro.

h. Personalizado (K): Permite que você escolha o valor da sua temperatura que que pode ir de 2.500 a 10.000.

Para deixar claro, essa lista acima foi baseada em uma câmera da Canon, então pode ser que em outras marcas sejam um pouco diferentes. Mas acredito que não vai mudar muito para outras fabricantes, pois os nomes são esses mesmos.

A utilização de um correto balanço dos brancos vai depender se sua experiência como fotógrafo e de como você enxerga a luz. É muito importante prestar atenção na luz na hora que você fotografou, pois mais tarde você irá editar suas fotos e se você lembrar como era, vai poder reproduzir e ter um resultado muito natural e agradável aos olhos. No campo da temperatura de cor, você está livre para criar e fazer como você quiser ou desejar, basta ter controle e saber o que quer.

Ficou dúvida? Escreve aqui nos comentários.

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

Conheça nossos presets de lightroom

Não esqueça de PIN IT :)

 
 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS