EyeEm, A Mídia Social Para Fotógrafos

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

O EyeEm é uma mídia social direcionada para fotógrafos. Nela você estará em contato com outros fotógrafos e divulgando seu trabalho. Nada mais é do que uma plataforma onde você posta suas fotos para pessoas e empresas verem e comprarem.

Como assim EMPRESAS verem e comprarem fotos?

Calma aí, deixa eu explicar. Diferente de outras mídias sociais já conhecidas como Facebook, Instagram, Flickr, 500PX e inúmeras outras, o EyeEm possibilita a comercialização de suas fotos. Já falamos sobre vender fotos em banco de imagens no post Como Ganhar Dinheiro Vendendo Fotos em Banco de Imagens

Como vender fotos no EyeEm?

Você abre sua conta como outra qualquer no site www.eyeem.com ou você baixa o App para IOS ou Android e começa a postar suas fotos seus trabalhos lá, da mesma forma como você já fazia no flickr ou 500px.

Você vai ganhar comentários e likes em suas fotos igual acontece no Instagram, a diferença é que você pode deixar suas fotos a disposição para comercialização. Existem dois tipos de venda: 

1. A primeira é a venda que ocorre diretamente pelo site do Eyeem, ou seja, no seu portfólio.

2. A segunda forma é através de seus parceiros de banco de imagens, como por exemplo o GettyImage, um dos mais conhecidos do ramo.

"We're on a quest to shape the future of photography. Join us!"

E como o eyeem funciona?

Quando você fizer sua conta você vai começar a postar suas fotos. Nesse processo terá a opção de adicionar no "EyeEm Market" ou não. Se você autorizar a sua foto para comercialização, ela passará por um processo de análise. Se tudo estiver ok, eles terão duas opções, sendo a primeira deixar sua foto disponível apenas em seu portfolio para venda, e a segunda é colocar ela como foto "Premium". Premium significa que sua foto é muito boa e eles disponibilizarão suas fotos no GettyImage, onde a venda é muito mais fácil e você ganha mais pelas vendas.

Screenshot 2017-11-09 13.54.25.png
Screenshot 2017-11-09 13.54.44.png

quanto eu ganho quando vender uma foto no eyeem?

Quando você vende uma foto através do EyeEm Market, você sempre receberá 50% da receita.

O valor da venda da foto depende da licença adquirida:

Licenças sociais vendem por US $ 20 por foto.

Licenças da Web vendem por US $ 50 por foto.

Licenças comerciais completas vendem por US $ 250 por foto.

Vender fotos nessas plataformas não é tarefa fácil, depende muito de sua atuação e foco. Eu já trabalho com GettyImages e iStock a alguns anos e no post Como Ganhar Dinheiro Vendendo Fotos eu dou dicas que ajudam a vender mais fotos nessas plataformas.

É dessa forma que vendo minhas fotos na internet e continuo monetizando para continuar viajando e fotografando. Eu ainda não vendi nenhuma foto no EyeEm, isso até porque comecei a utilizar há 2 meses atrás, mas isso não me desanima a continuar postando fotos lá, porque o pior que pode acontecer é não vender. Mas a viagem e foto já foram feitas, então nã existem motivos para não tentar. 

Como receber o dinheiro do EyeyEm?

A forma de recebimento do dinheiro sobre a venda de suas fotos é através do PayPal, então é bom que você já tenha uma conta no PayPal para começar a receber seu dinheiro através dela.

“Images are becoming the richest way to convey emotions. But, without technology, the billions of images shared daily turn into visual noise.”- Flo Meissner, CEO

O que eu acho do eyeem?

Eu estou gostando do EyeEm, porque é muito diferente de Facebook, Instagram ou qualquer outra mídia social. Parece ser mais leve e você se sente dono do seu espaço. As postagens feitas lá tem um único objetivo que é vender e deixar seu trabalho como fotógrafo exposto para outras pessoas e fotógrafos verem.

Oura coisa muito legal são as missões que são lançadas para estimular postagens de fotos com alguns temas. Isso já é feito nas plataformas de bancos de imagens como o briefing, mas no caso do EyeEm nas missões você pode ganhar prêmios. Suas fotos podem ser expostas em alguma exposição ou até aparecer no blog do EyeEm. Pode ser que isso não sejam os melhores estímulos, mas gostei muito da ideia e isso é o que importa.

Então, pronto para começar postar suas fotos e ganhar um dinheiro extra?

Aqui nesse post dou dicas de como você pode aumentar suas vendas em stock photos, banco de imagens e o tipo de foto que eles procuram.  Se você quer saber mais sobre o tema, aqui eu escrevi sobre o iStock, uma plataforma de venda de imagens que é do grupo GettyImage. Nesse post eu explico tudo como funciona e como você pode enviar seu portfólio para se tornar um contribuidor e ganhar um dinheiro extra com as fotos.

Leia todos os posts de FOTOGRAFIA

 
 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS