iStock: Como Vender Fotos de Viagem

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Eu já falei antes aqui no blog o que é banco de imagens e nós temos ganhado dinheiro vendendo fotos na internet através dessas plataformas. Agora vou falar especificamente do iStock e dando dicas para você se cadastrar lá e se tornar mais um contribuidor dessa plataforma.

O iStock é uma plataforma de venda de imagens que faz parte da mais conhecida delas que é o GettyImages. Com o iStock, você pode ganhar dinheiro vendendo suas fotos, videos e ilustrações. Você que está viajando e ainda não sabe como ganhar uma grana extra, essa é uma das formas.

Uma das perguntas que as pessoas mais fazem para nós é como a gente faz para ganhar dinheiro na estrada e a venda de foto é uma das formas. Já falamos das outras aqui.  Somos fotógrafos e como muitos sabem, além de trabalhos fotográficos, nós vendemos fotos, e uma das formas de vender fotos é através das plataformas de venda de imagens como iStock.

Dicas para vender fotos

  • Como você pode fazer parte dessa comunidade

  • Como você pode aumentar as chances de vender mais suas fotos

Através desse link você se cadastra e envia suas fotos (portfolio) para o iStock. Serão 15 fotos que você vai anexar, e após o envio eles irão verificar suas fotos. Se aprovarem, você se torna um (contribuidor) e assim, está pronto para enviar suas fotos e vendê-las! EBAAA :D

Quais fotos devo enviar para o iStock?

Vou mostrar aqui alguns exemplo e estilos de fotos que vocês podem enviar para a análise  de seu portfolio. E também dicas de estilo de fotos que você pode enviar para eles e depois de aceito, como fazer com que suas fotos vendam mais. 

P.S: todas as fotos aqui foram feitos por nós!

Nunca publique nenhuma foto que não seja de sua autoria.

TIPOS DE FOTOS PARA ENVIAR PARA O ISTOCK

  • PESSOAS

Fotos de pessoas são as mais procuradas e por isso as mais vendidas. As empresas procuram muito esse tipo de foto, principalmente se for estilo Lifestyle e eu mesmo já vendi muitas nesse estilo. Para esse tipo de foto é importantíssimo ter o Model Release, o documento do modelo (pessoa(s) na fotos) autorizando você como fotógrafo a usar a imagem delas comercialmente. Veja mais abaixo como isso funciona.

  • PAISAGENS

Outro tipo de imagem que eles procuram, são fotos que podem ter pessoas ou não. O importante e tentar mostrar bem o local e mostrar algo que as pessoas possam sentir algo que as conectem como aquele local ou lugar.

  • INTERIORES

Fotos de casas e móveis é sempre bem vinda, então se você tiver esse tipo de fotos,… publique que pode vender. Algumas plataformas pedem a autorização do uso de propriedade quando houver alguma característica de comércio, como por exemplo uma loja. Veja nosso Portfolio de Interiores

  • ARQUITETURA 

Detalhes aqui são sempre bem vindos, mas aqui é um mundo em aberto, onde você pode explorar de muitas formas, desde arquitetura moderna a arquitetura contemporânea. OBS: Alguns lugares muito famosos como Cristo Redentor, você precisará de uma autorização para vender essa imagem, mas se ela estiver em segundo plano, pode ser que não seja necessário.

  • ANIMAIS

Eles são sempre bem vindos, fotos de animais de estimação são imagens que são muito procuradas / utilizadas tanto quanto as de pessoas. Essa aproximação e interação com ele é fantástica, isso faz com que sua fotografia seja mais real…e isso vende muito!!!

  • DETALHES

Detalhes são uma parte muito importante da fotografia. Muitas fotos tem muito mais significado por causa do detalhe. Muitas vezes ela mostra o local de forma real e que mostra características de locais que talvez muitos outros fotógrafos não exploraram. Não despreze o lugar que estas, sempre haverá algo único nele.

Essas fotos são apenas exemplos de estilo e tipo de fotos que vocês podem enviar para o iStock ou depois publicar.  Existem muitos outros tipos de fotos, como: Texturas, Cultura, Abstrato e muitas outras.

A dica é, quando enviar, pense em enviar fotos de diferentes estilos, assim você terá mais chances com fotos diferentes e assim vende-las.

Dica: envie suas melhores fotos!

Faça a sua seleção, e peça para alguém olhar e ver o que acha. Uma segunda opinião é sempre bem vinda e não fique chateado se tiver alguma crítica. Somos todos humanos e cometemos erros, não somos donos da verdade e a opinião de outras pessoas podem nos ajudar a crescer e melhorar nosso trabalho :)

Agora vamos lá…ainda mais dicas, e essas são importantíssimas

Como aumentar as chances de vender fotos?

1. Tenha o Model Releases

Os compradores preferem fotos que tenham todos o Model Release assinados, pois podem utilizar as fotos ara uma ampla variedade de propósitos.  

Model Release é o documento que a pessoa(s) da foto assina autorizando o uso comercial da sua imagem. O próprio banco de imagem fornece esse documento. 

  • A Diferença entre Licença Comercial e Editorial

As fotos com uma Licença Comercial são mais propensas a vender porque os compradores podem usá-las para uma ampla variedade de propósitos, como em anúncio de produtos e serviços. Fotos que não requerem Model Release ou que tenham tido todos os Model Release assinados, são qualificam com Licença Comercial.

As fotos que não tiveram seus Model Release concluídos só estarão disponíveis com uma Licença Editorial, ou seja, podem ser usadas apenas como parte de um editorial, como em revistas que falam de um lugar ou de alguma coisa, mas sem fins comerciais (vendas). 

Sobre valores de comissão por foto, falei no artigo Como Ganhar Dinheiro Vendendo Fotos em Banco de Imagens

2. Evite logotipos e outros Model Release de propriedades

É importante ao fazer fotos para venda, verificar se haverá logos ou se necessita um Model Release de propriedade. Ajuste suas fotos para evitar a captura destes desses detalhes como logotipos, isso aumentará suas chances de venda.

Model Release de Propriedades são casos como casas particulares, estabelecimentos comerciais onde aparece o nome na fachada ou até mesmo os taxis de Londres, esse devem ter uma certa licença para as fotos serem vendidas. Evite esse tipo de foto. 

3. Etiquetas de localização, Tag`s

Adicionar tags (#) de localização às suas fotos torna mais fácil para os compradores encontrarem suas fotos. Os compradores geralmente procuram imagens tiradas em cidades, países ou locais específicos. Adicionar estas tags pode ajudar suas fotos a se destacarem na multidão.

4. Evitar fotos muito parecidas

Evite fazer o upload de várias fotos da mesma coisa com apenas pequenas diferenças. Lembre-se que quantidade não significa muito, mas qualidade é tudo. Por exemplo, se você tirar duas fotos do mesmo edifício e apenas alterar o ângulo de forma não tão diferente isso pode resultar na rejeição das fotos. Exemplo abaixo…

5. Fotografe sempre na mais alta resolução possível

As imagens com menos de 1MP não serão aceitas. Os compradores preferem imagens com maior resolução, porque podem usá-las para uma ampla variedade de propósitos, como publicidade e impressão.

Com todos essas dicas que passei para vocês, tenho certeza que de certa forma vai ajudar muito e também valem para o EyeEm. Mas não esqueça que a qualidade de suas fotos serão fundamentais para você ter sucesso em suas vendas.

Abaixo segue os links de posts que vão te ajudar a melhor suas fotos e ajudar a encontrar seu estilo fotográfico!

Leia todos os posts de FOTOGRAFIA

 
 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS