Diferença da Sensor Full Frame e Cropado nas Câmeras

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Uma das maiores dúvidas de quem vai comprar a primeira câmera é escolher entre uma câmera full frame ou uma câmera com sensor cropado. Crop significa corte em inglês, e na câmera, significa que o sensor tem um tamanho menor. Por isso antes de começarmos a falar sobre os sensores de câmeras, escrevi abaixo algumas definições para que você entender alguns termos.

A maior parte dos termos são em inglês e eu vou tentar trazer para o português de forma que fique mais fácil de compreender o que vou falar nesse artigo. Pode parecer complicado, mas ao longo do artigo as diferenças vão ficar mais claras e o entendimento melhor.

Definições:

  • FULL FRAME (Canon e Nikon (FX) e outras) = Sensor 35mm Film
  • CROPED SENSOR = SENSOR CROPADO (cortado) = APS-C (Canon e Nikon (DX) e outras)

Introdução ao Sensor Full Frame Vs. Sensor Cropado

Quando se fala sobre sensor de câmeras, dois termos são os mais usados para classificá-los: “Full Frame” e  “Sensor Cropado”. O termo “Full Frame” refere-se ao tamanho de um sensor no formato de uma câmera de Filme 35mm, aquelas de Filme Analógico. O formato 35mm é considerado o tamanho padrão para “Full Frame” desde 1909, para balancear o custo (valor) e a qualidade de imagem naquela época. E assim permanece  até hoje.

A questão é: qual é o tipo de Sensor que é melhor para sua fotografia? Vamos tentar descobrir.

Diferença da Sensor Full Frame e Cropado nas Câmeras

Diferença entre Full Frame e Sensor Cropado

O Sensor Cropado refere-se a qualquer Sensor menor que um Sensor Full Frame ou Sensor 35mm de Filme. Os tipos de sensores mais comuns são os sistemas APS-S e micro 4/3. Além das diferenças físicas do sensor, existem outras diferenças entre o Sensor Cropado e um Sensor Full Frame. Essas diferenças você poderá perceber ao longo do artigo. Abaixo eu ilustrei os dois sensores para você terem a primeira impressão e ver a diferença de tamanhos entre eles.

Diferença da Sensor Full Frame e Cropado nas Câmeras

Full Frame Sensor

APS-C Sensor

Full Frame vs. Sensor Cropado na Distância Focal

A maior diferença entre esses dois sensores é quando você compara um foto feita com cada um deles. No Sensor Cropado, é exatamente isso que significa: Cortado. Isso significa que, que o sensor menor é um corte do Sensor Full Frame. Ou seja, se uma DSLR Full Frame como a Canon 5D MK III e uma com o Sensor Cropado “Cropada” tipo uma Canon 7D fizerem a mesma foto com a mesma distância focal, como a mesma lente e com o mesmo enquadramento, a Canon 7D vai capturar uma imagem menor do quadro em comparação com a  a Canon 5D MK III. Veja o exemplo abaixo para ficar mais claro de entender.

Diferença da Sensor Full Frame e Cropado nas Câmeras

A distância focal de uma lente é medida com base no Sensor 35mm padrão. Se você estiver usando uma câmera com Sensor Cropado, ele vai cortar as bordas do quadro, no que se resulta num aumento em sua distância focal. Achou complicado? Calma, logo vai ficar mais fácil de entender essa parte. A pergunta é: porque vai aumentar a minha distância focal com uma câmera de Sensor Cropado?

Vamos à resposta: 

EXEMPLO 1:  uma câmera Canon com Sensor Cropada, APS-C tem fator de corte multiplicado por 1.6x. Quando você usar uma lente Canon 50mm f/1.4, por exemplo, essa lente em uma câmera com sensor APS-C deve ser multiplicado por 1.6x, o que irá resultar numa distância focal de 80mm, assim como se fosse em uma câmera Full Frame (1.6 x 50= 80). Ou seja, uma lente 50mm em uma APS-C é igual a 80mm equivalente a uma Full Frame. Sendo assim, uma lente 35mm em uma APS-C é igual a 56mm equivalente a uma Full Frame.

EXEMPLOS 2: Se você tem uma câmera cropada e quer ter o resultado de uma 50mm, você deve comprar uma 28mm ou 35mm (1.6 x 28=44.8 ou 1.6x35=56) . Muito cuidado sempre na hora de investir numa lente para ter certeza que ela vai te entregar o resultado esperado. Na dúvida, teste a lente na sua câmera. Vá até uma loja que vende a lente e peça para testar ali mesmo com o vendedor. Leia O Que é uma Câmera DSLR?

Vantagens e Desvantagens de uma Full Frame e um Sensor Cropado

 Existem muitas vantagens e desvantagens em cada desses dois sensores. Eu vou evitar entrar em aspectos e detalhes técnicos, porque quero mostrar de forma prática e geral as informações.

FULL FRAME

Geralmente uma Full Frame pode captar mais informação de luz no sensor (mais qualidade de imagem) tanto quando em muita e pouco luz. Além disso, a qualidade do ISO é muito melhor do que uma APS-C. Full Frames são preferência para fotógrafos profissionais de várias áreas, como arquitetura, por exemplo, porque muitas vezes eles precisam usar lentes como Grande Angulares, o que é muito útil para ter uma cobertura maior do quadro. Ou seja, uma lente 16mm continua sendo 16mm em uma Full Frame.

Uma Full Frame vai te entregar uma pequena profundidade de campo, bem mais do que uma câmera com Sensor Cropado, e isso pode ter muita diferença no resultado da foto para alguns fotógrafos. Quando você fotografa com a mesma lente e a mesma distância focal, usando a mesma abertura, ângulo e distâncias iguais, o resultado vai ser diferente na questão de profundidade de campo. Uma Full Frame entregaria uma desfoque maior na parte de trás do objeto, acarretando um efeito com mais Bokeh, do que uma câmera com Sensor Cropado. Leia O Que é e Como Fazer o Efeito Bokeh

Isso tudo acontece porque como Sensor da Full Frame é maior e a distância focal entre os sensores fica muito diferente usando as mesmas lentes. Para que você tenha uma profundidade de campo mais curta em uma câmera de sensor cropado, você deve usar lentes com distância focal de 50mm, o que te daria em torno de 80mm de distância focal, e o que já acarretaria em um bom desfoque no fundo do objeto,  e assim conseguiria o efeito Bokeh. Leia Por que ter uma lente 50mm?

Sensor Cropado (APS-C)

Por outro lado, enquanto o Sensor Cropado não te entrega o mesmo nível de qualidade de imagem de uma Full Frame, ela te entrega muita vantagem em relação ao seu preço quando se fala em custo. No caso de uma Cropada, você ganha na distância focal da lente, porque é multiplicada. Por exemplo, uma câmera com Sensor Cropado pode ser muito boa para quem fotografa esportes, vida selvagem e outros tipo de foto jornalismo. Apenas imagine você com uma Canon 7D e uma lente 70-200mm f/2.8, essa combinação transforma sua lente em uma lente 112-320mm. Leia O que é uma câmera Mirrorless?

Vamos deixar isso claro: não significa que você deve fotografar esportes, vida selvagem com câmeras com Sensor Cropado, pois isso vai depender da sua intenção para o uso dela. Por muitas razões como orçamento (acho que é o caso de muitos de nós) isso seria muito bom, porque o custo para se ter uma lente com grande distância focal uma Teleobjetiva é muito alto. Ou seja, é vantajoso nesse caso ter uma câmera com sensor cropado. Leia Câmeras e Lentes Fotográficas para Iniciantes

Claro, para profissionais da área, o melhor é claro ter uma Full Frame e investir em lentes com grande distância focal como as Teleobjetivas. Por isso é comum ver fotógrafos profissionais nos estádios de futebol usando suas câmeras tipo Canon 1D X ou Nikon D5 com lentes 300mm (Canon / Nikon) ou 400mm com aberturas de f/2.8. De certa forma, o custo para se ter uma câmera e lente equivalente vão superar os valores de $15.000 dólares, quase R$50.000 mil reais.

Por outro lado, para fotógrafos iniciantes e entusiastas, é muito mais interessante e racional pagar em torno de $3000 a $5000 dólares, algo em torno de R$10.000 reais para ter uma qualidade similar, mesmo com uma câmera de Sensor Cropado com uma lente 70-200mm f/2.8. Isso não é apenas mais acessível, como também o equipamento se torna mais compacto e leve para se usar.

Para finalizar, uma câmera com Sensor Cropado não é tão cara assim se comparada a uma câmera Full Frame. Isso porque o valor para fabricar um Sensor Full Frame é 20x mais caro do que um Sensor Cropado. Algumas câmeras de Sensor Cropado como a Canon 7D MK II ou Nikon D500, podem entregar qualidade de imagem tão bom quando uma câmera Full Frame, pela metade do preço.

Qualidade x custo

Para concluir, câmeras com Sensor Full Frame e Sensor Cropado tem suas vantagens e desvantagens. Enquanto uma Full Frame, pode te entregar melhor qualidade de imagem, uma câmera de sensor Cropado pode ter um custo beneficio melhor. O importante é você saber o quanto você está disposto a investir em seu equipamento e para que fins vai usá-lo

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre esse tema que é muito complexo, principalmente para fotógrafos iniciantes e entusiastas. Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários! 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

PIN IT :) 

 

Diferença da Sensor Full Frame e Cropado nas Câmeras

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS