10 Dicas de Como Usar Melhor a Câmera Fotográfica

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Saber como usar a câmera fotográfica é essencial para desenvolver o seu estilo fotográfico. Fotografia é uma das partes mais importantes para mim e para Mônica nesse estilo de vida que decidimos para nós. Por a fotografia fazer parte e ser super importante, resolvi durante esse ano, escrever vários post sobre o tema ajudar a você que é fotógrafo ou gosta de fotografia a fazer o melhor.

Tenho escutado muitas pessoas pelo caminho dizendo que não conseguem tirar o melhor de seus equipamentos, gastaram muito dinheiro e o resultado não está sendo como gostariam. Extrair o que sua câmera tem de melhor não é uma tarefa fácil para iniciantes, mas também não é impossível. Por isso escrevi 10 dicas que vão alavancar a sua fotografia de forma natural e consistente.

Abaixo estão os pontos que observei que seriam importante e que fariam muita diferença no aprendizado.

10 Dicas Fáceis e Profissionais

Como Usar Melhor a sua Câmera Fotográfica

 

1 - Leia o Manual de Instruções

Parece que isso seria o básico, mas muita gente não faz! Muitos ignoram o manual de instrução por acharem chatos de ler e que não trariam nenhum benefício. E é ai que as pessoas começam a errar. Mesmo um lida rápida vai te ajudar e irá esclarecer algumas dúvidas simples. E as informações inclusas no manual farão você aprender e se sentir mais confiante sobre seu equipamento.

2 - Aprenda sobre o Básico da Composição

Saber compor uma fotografia é meio caminho andado para um boa fotografia. Você pode fotografar com um celular e ter bons resultados apenas usando o básico da composição. Uma foto bem enquadrada chama atenção das pessoas no primeiro momento, e isso é indiferente de seu equipamento. Aprenda aqui tudo sobre composição.

3 - Aprenda sobre os 3 pilares da luz: ISO, Velocidade e Abertura

Os 3 pilares da luz são fundamentais para um fotografia consistente e madura. Quando você tiver o controle desses 3 elementos, ISO, Abertura e Velocidade, você estará apto a criar mais com a fotografia. Veja Aqui o Post Completo!

4 - Aprenda sobre Luz

Estudar a luz é algo importantíssimo. Tanto a luz artificial quanto a luz natural. Entender os efeitos da luz em suas fotos dará a você o controle sobre o resultado de suas fotos. Eu fotografo apenas com luz natural, então estudei para entender melhor o sol e seus efeitos em minhas imagens e hoje eu sei como usar a luz do sol ao meu favor. Escrevi aqui sobre isso. 

5 - Desafie você Mesmo

Por eu ser um fotógrafo de viagem, tenho muita sorte por estar em vários lugares e fotografando coisas diferentes. Mesmo assim não é fácil tentar algo novo, devemos estar sempre nos estimulando e tentando enxergar de forma diferente. Contei como foi desafiador fotografar Nápoles aqui

Fotografar diferentes objetos e tentar coisas novas é o melhor que você tem a fazer para extrair o que tem de melhor em sua câmera e de você. Sair da sua zona de conforto da fotografia vai fazer você ampliar seu campo de visão e de oportunidades. Fotografe a noite, no por-do-sol, experimente diferentes ângulos, aberturas e velocidades no mesmo objeto. Para ajudar, veja esse post sobre formas criativas de enquadrar fotos.

6 - Esteja Sempre com sua Câmera

Isso é o que eu sempre digo, estar sempre com sua câmera vai te dar cada vez mais confiança e você vai entender o processo muito mais rápido. Quando a câmera faz parte de ti, tudo fica mais fácil, ela será um extensão sua.

7 - Compre uma Lente Fixa

Algo muito importante na fotografia é o investimento, e investir em uma lente fixa é um dos primeiros passos para serem dados. Eu já falei aqui o porque que todos os fotógrafos deveriam ter uma 50mm. Talvez isso ajude a você entender o que eu quero dizer.

8 - Fotografe sempre em RAW

Quer ter melhor qualidade de imagem? Fotografe em arquivo RAW, assim você ter controle total de sua foto na hora de editá-la. Eu sei que talvez seja desafiador no início começar fotografar em RAW, principalmente porque você terá que editar suas fotos em um programa tipo Lightroom ou Aperture. O arquivo JPEG é mais fácil porque a câmera já fez parte do processo de edição, então na teoria a foto já sai praticamente pronto. Mas fotografar em RAW é mais um degrau que você sobe em direção do profissionalismo e da qualidade.

9 - Sempre Edite suas Fotos

Eu aprendi com o tempo a importância de editar minhas fotos, mesmo que seja um pequeno ajuste como arrumar o horizonte, ajustar a exposição. Mesmo que pouco, você deve tentar, se você começou a fotografar em RAW isso será imprenssindível e não tem como fugir disso. Editar suas imagens tem que fazer parte de seu Workflow.

Após eu importar minhas fotos através do Lightroom, a segunda coisa é começar a editar as fotos. Com o tempo você pega a prática e já sabe o que quer fazer. Eu desenvolvi meus próprios presets para Lightroom que me auxiliam nesse processo. Com meus presets meu processo de edição fica muito mais rápido e minhas fotos ficam sempre com o mesmo estilo de cor e luz. Veja os presets aqui

10 - Continue Sempre Fotografando

Eu sei que `as vezes perdemos a vontade de fotografar porque não estamos atingindo o objetivo, ou nossas fotos não estão muito boa. Isso já aconteceu comigo e cheguei a ficar quase 1 ano sem tocar em minha câmera. Nesse tempo percebi que isso fez não me fez muito bem. Fotografar é um exercício que devemos fazer sempre. Com isso você vai treinando seu olhar e suas técnicas.

Na vida tudo leva um tempo para que as coisas aconteçam, nunca perca a esperança de ter melhores fotos se esse for seu objetivo. Sempre fotografe, não importa o que seja.

Nunca esqueça, fotografia é algo que sempre estaremos aprendendo. Não importa a idade ou o tempo de experiência, sempre haverá coisas novas a aprender desenvolver. Mantenha-se sempre ativo e nunca desista de seus objetivos. Invista seu tempo que logo haverá o retorno que você espera.

 
como usar camera fotografica
 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO

Já conhece no Facebook?

VEJA MAIS