O que Fazer em Punta Del Este no Uruguai: Atrações Imperdíveis

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Punta del Este é o destino uruguaio favorito dos brasileiros e argentinos. Essa riviera ainda desconhecida do mundo em geral tem mansões, muito luxo, bom gosto, vida noturna agitada, cassinos bem frequentados, excelentes lojas, bons restaurantes, ótimos hotéis, arte e várias opções de entretenimento. E não apenas isso, talvez as praias em si de Punta del Este traduzam o espírito desse balneário tão procurado e badalado por famosos e anônimos: Playa Brava e Playa Mansa. 

Para entender melhor, Punta del Este é uma península entre o Oceano Atlântico e o rio da Prata e se divide em duas praias grandes praias, a Playa Brava e Playa Mansa. A Brava com ondas do Oceano Atlântico, e a Mansa preferida das famílias no rio da Prata. Tem ainda museus, comércio,  atrações interessantes e mais de 40 quilômetros de costa e outras praias menores. Mas isso é na área central, porque basta se afastar um pouco para conhecer La Barra onde estão as melhores festas e ondas, Punta Ballena com a emblemática Casapueblo, e as ilhas de Lobos e Gorriti que valem o passeio. 

La Mano

O QUE FAZER NA PENÍNSULA DE PUNTA DEL ESTE

Fora as praias e ilhas, uma boa parte das atrações de Punta del Este se concentra na península, que é cortada pela Avenida Gorlero. Essa avenida concentra hotéis, restaurantes, confeitarias e a maior parte do comércio da cidade. Na Plazza Artigas fica o Paseo de Los Artesanos, e a Calle 20 é o endereço de luxo com boutiques e lojas de marcas de grife. 

É na península também que fica o Faro, um farol com 45 metros de altura. Foi construído em 1860, com prismas de cristal trazidos da França e a finalidade de orientar a navegação tanto pelo rio da Prata como pelo Oceano Atlântico. Bem em frente, fica a charmosa Iglesia de la Candelaria, que apesar de pequena, é uma das mais importantes da cidade, e também conhecida como Parroquia. Um pouco adiante, na Calle 2 está a Plazoleta Gran Bretaña, onde fica a âncora do navio britânico Ajax, que participou da História da Batalha do Rio da Prata, em 1939, contra a marinha alemã. Aqui é o ponto que marca o limite entre o rio e o oceano. 

Faro

Faro

Uma curiosidade é que Punta del Este também street art de artistas famosos, e o mais importante é o “Vórtice” na Calle 14 com a Calle 11. Ainda falando de arte, o principal cartão-postal da riviera é sem dúvida La Mano, uma obra do chileno Mário Irarrázabal. O artista diz que o dedos nas areias da Playa Brava “é a presença do homem na natureza”. Já no lado oposto, na Playa Mansa, está a escultura de mármore Carrara “100 años de Punta del Este”, feita pelo artista Pablo Atchugarry, em homenagem ao centenário da cidade, completados em 1929. 

Tanto para moradores, quanto para visitantes, o lugar mais agradável em Punta del Este é certamente a Rambla General Artigas, que é chamada de Paseo Peatonal de Madera. Ou seja, uma calçada na beira mar toda de madeira e que ainda tem um deck para o rio da Prata, chamado Glorieta. Exatamente do outro lado da península, no lado do Oceano Atlântico, fica a Imagen de Nuestra Señora de la Candelária, que é ponto de visitação obrigatório para os fiéis.

Glorieta

Mas é do lado do rio da Prata que fica o Puerto Nuestra Señora de la Candelária, com quase 500 amarras para lanchas e veleiros, mais os pontos parada dos barcos pesqueiros e das embarcações de passeio que vão para as ilhas. Você nem precisa ter um veleiro ou fazer um passeio para visitar o porto. Ele fica sempre aberto, e de manhã tem a feira de pescados com peixes frescos (destaque para o linguado) e com lobos-marinhos que são alimentados pelos pescadores. 

No final de tarde, a atração é ver o sol se pôr atrás dos veleiros, e então escolher um dos bares e restaurantes ao longo da rambla. Não deixe de provar a parrilla, o chivito para um lanche, o pancho da hora da fominha e a cerveja Norteña. E para a sobremesa, prove o arrollado o dulce de leche, a torta alfajor e as panqueques de dulce de leche. Para algo mais sofisticado, coma os famosos waffles do café do Hotel L’Auberge.

Porto

O QUE FAZER ALÉM DA PENÍNSULA DE PUNTA DEL ESTE

Indo um pouco além da península, tem as ilhas de Lobos e Gorriti, e as regiões La Barra e Punta Ballena. Todas imperdíveis, cada uma do seu jeito. A Isla de Lobos é uma das maiores colônias de lobos-marinhos da América do Sul, porém durante o passeio não é permitido desembarcar. Já a Isla Gorriti já foi refúgio de piratas e navegadores, e hoje é Reserva Natural e Patrimônio Cultural. No verão tem um restaurante e parador, já no inverno, apenas a Playa Honda fica aberta. 

Para os que preferem a vida noturna e as boas ondas do Oceano Atlântico, a região de La Barra é a mais badalada pelos jovens e frequentada por surfistas e praticantes de atividades náutica nas praias Playa Montoya, a Playa Bikini e a Playa Manantiales. Por ser tão alternativa, ela também tem a sua marca registrada, a Ponte Ondulada. 

A história diz que a Ponte Ondulada, ou Ponte Leonel Viera, nome do seu idealizador, foi construída em 1965 e se destacou como uma das mais inovadoras obras do Uruguai, como ligeiras subidas e descidas que provocam frio na barriga. O sucesso foi tanto, que virou passagem obrigatória para quem está de carro ou moto. 

Já do outro lado, nas margens do rio da Prata, fica a praia naturista, na Playa Chihuahua. E um pouco antes, a apenas 15 minutos de Punta del Este, fica Punta Ballena, famosa pela Casapueblo. 

Casapueblo

A CASAPUEBLO

Obra pintor e escultor Carlos Páez Villaró, artista uruguaio, a CasaPueblo é uma casa escultura branca construída com pedra de um costão. É possível visitar o ateliê do artista, salas que expõem e vendem obras, e ainda ir num pequeno cinema que mostra a história de Villaró. 

No final de tarde acontece a Cerimonia do Sol, quando são recitados poemas que ele escreveu. Para uma experiência mais interessante, é possível ir no restaurante luxuoso ou até mesmo se hospedar o Club Hotel Casapueblo. 

Dizem que Vinícius de Moraes se inspirou na Casapueblo para compor a música “A casa”, pois ele era muito amigo de Villaró. E de fato ela é engraçada, e também impressionante. Tem vista para o mar, e também a partir do mar. O por do sol é imperdível! Inclusive, o melhor horário para visitar a CasaPueblo é de tarde para ver a Cerimônia do Sol e aproveitar um pouco o mirador que tem no alto da montanha.

PLANEJE A VIAGEM PARA PUNTA DEL ESTE

  • Visto: Brasileiros não precisam de visto e podem viajar apenas com o RG em bom estado e menos de 10 anos de emissão.  

  • Quando ir: Na primavera e verão todo o comércio está aberto.  

  • Dinheiro: Peso uruguaio, e o real é bem aceito nas casas de câmbio, e o cartão de crédito nos estabelecimentos. 

  • Língua: Espanhol, mas é possível falar apenas português bem devagar. 

  • Chip: A operadora Antel tem um chip que vale por 30 dias com 1gb de internet por 120 pesos.

  • Transporte: Tem rodoviária na cidade e o aeroporto mais próximo fica em Montevidéu. 

  • Onde ficar: Ficamos no Hostel del Puerto com atendimento e estrutura excelentes. Pedimos o quarto misto, mesmo ele sendo 1 dolar mais caro por cama e acabamos ficando com o quarto para 12 pessoas com ar condicionado só para nós 2. A melhor localização é quanto mais próximo a rodoviária, Av Gorlero ou o porto. Confira aqui a lista de opções de hospedagem.

VEJA TODOS OS POSTS DO URUGUAI AQUI

Temos muito mais dicas sobre os lugares e muitas fotos para te inspirar.

  • Quer ver muitas fotos do Uruguai? Veja aqui.

  • Quer aparecer bem nas suas fotos? Veja aqui.

  • Quer deixar suas fotos ainda mais bonitas? Veja aqui.

Street art

Nós nas paredes charmosas de Punta del Este

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

Por do sol no porto

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS