Roteiro de 1 Dia em Bruxelas: Passo a Passo

TEXTO: MÔNICA MORÁS       FOTOS: EDUARDO VIERO

Bruxelas é centro da cultura e a Capital da União Europeia. Não se culpe se o tempo tiver curto e você tiver apenas 1 dia em Bruxelas. A cidade é grande, mas tem ares de ser pequena numa mistura de tradicional com modernidade, e a maioria das atrações estão concentradas. 

Grand Place | Roteiro 1  Dia Bruxelas 

A única coisa que você precisa decidir mesmo para fazer o seu roteiro de 1 dia em Bruxelas é se vai entrar nos museus (são quase 90!) ou se vai andar pela cidade em modo econômico. O Brussels Card dá acesso a mais de 40 museus e monumentos, e também obtém descontos em alguns bares e restaurantes. O preço do cartão é de € 26 euros para 24h ou € 33,50 euros para 24h + transporte público. Existem opções de mais dias também. Você pode comprar no site e usar o código de barras do arquivo que será enviado pelo email. Não precisa trocar o cartão. 

ROTEIRO DE 1 DIA EM BRUXELAS

Antes de mais nada, baixe o aplicativo Maps.me que é off-line e grátis, e dá para traçar rotas a pé e de metro. Marque todos os pontos que vou mencionar no roteiro coloque um sapato confortável, e divirta-se por Bruxelas. 

Centro de Bruxelas  | Roteiro 1  Dia Bruxelas 

Comece cedinho para aproveitar bem o dia. Se o seu hostel / hotel não tem café da manhã, sugiro começar com a atração mais famosa da cidade: waffles! O que vende na Vatel Bakery é super famoso e uma delícia. Ela fica aberta 24h, então não importa a hora que passar por lá. Agora se o waffle tiver fora do seu orçamento, faça como os locais: pegue 2 croissants e café por 3 euros. 

Mas se você já comeu, vá para a famosa Grand Place, a praça central de Bruxelas e uma das maiores da Europa. A praça é cercada pela Prefeitura e pela Breadhouse (a Casa Real) e é a atração turística mais popular da cidade. A Grand Place mistura edifícios públicos e privados que datam do final do século XVII, e desde 1998 a praça é Patrimônio Mundial da UNESCO.Antigamente a praça era um mercado da cidade e hoje a cada dois anos (ano par), no mês de agosto, a praça fica coberta de flores, uma tradição que tornou a praça mundialmente famosa. Ainda perto da Grand Place está a Royal Galleries of Saint Hubert, que lembra muito Vittorio Emanuelle de Milão ou a GUM de Moscou.

Royal Galleries of Saint Hubert | Roteiro 1  Dia Bruxelas

Depois da Grand Place, caminhe até o Manneken Pis, que muitos consideram como o símbolo da cidade. Ele fica ali pertinho. Na verdade, é a estátua da fonte de bronze de apenas 61cm  de altura de um menino fazendo xixi. Existem  muitas lendas sobre o menino que tornaram a estátua tão popular. Ele muda de roupa com frequência e está sempre rodeado pela multidão. Não muito diferente é a Janneken Pis, uma menininha fazendo xixi que fica em frente do Delirium Café, pertinho do Manneken Pis. 

Agora que você já viu as principais atrações do centro, é hora de chocolate belga. Mas não é apenas comer chocolate, é ir numa vila todinha de chocolate. Vá até a estação Simonis (linha 6 do metro) até o Belgian Chocolate Village um dos maiores museus dedicados ao chocolate. Chocolate artesanal! A entrada custa 8 euros.

Mas se você não curte chocolate, não tem problema. Na frente do Belgian Chocolate Village fica o Elisabeth Park onde está a Basílica Nacional do Sagrado Coração, a quinta maior basílica católica do mundo e que tem entrada gratuita. Se você não comeu chocolate, já deve estar com fome, e por isso vá até o Carrefour que tem ali pertinho para pegar uma coisa rápida e baratinha, tipo um sanduiche ou salada de 2 euros. Mas se pode pagar um pouco mais, tipo até 5 euros, vá até o Snack No Name, que oferece uma grande variedade de hambúrgueres e sanduíches por preços ótimos!

Atomium  | Roteiro 1  Dia Bruxelas 

Agora que já matou a fome, vá de tram 19 até a estação College S.-coeur, onde está o Atomium , que é definitivamente uma parada obrigatória em Bruxelas. Foi construído em 1958 para a World Expo e desde então virou quase um símbolo da cidade. As esferas do Atomium são conectadas por escadas rolantes e a mais alta tem um restaurante com conta com vista panorâmica da cidade. A entrada custa 15 euros, mas não acho que vale a pena. Ali na frente do Atomium tem o letreiro da cidade. 

A próxima parada vai depender do seu orçamento e se chama Mini Europe. A Mini Europe tem todas as miniaturas dos monumentos europeus mais famosos numa escala de 1:25. Ou seja, se você quer a emoção de conhecer a Europa tudo de uma vez só, vale pagar os 15,50 euros da entrada. Agora se os euros estão curtos, caminhe uns 10 minutos até o Park de Laeken, onde fica o Royal Castle of Laeken, que é a residência oficial do Rei dos Belgas e da família real. O castelo é cercado por um enorme jardim, protegido por uma muralha de quilômetros de comprimento. Como já deve ser final de tarde, é melhor voltar para o centro e aproveitar a noite. Pegue o ônibus 231 e troque para o metro linha 3 até a estação Bourse (veja o mapa).

Delirium Café | Roteiro 1  Dia Bruxelas 

Tudo fecha muito cedo em Bruxelas, então se você não garantiu a janta no mercado e quer se dar uma janta decente, tente o Belga Queen, A Mort Subite ou Les Filles. E se a ideia é só provar a outra coisa famosa da Bélgica, a cerveja, as opções são Bonnefoi, Les Gens Que J'aimeAu BrasseurZanzi.bar e o super fotografável Delirium Café. Mas se ainda sobrou energia depois de tanta caminhada, caia na noite na Le Mirano ou na Spirito Mortini, que foi uma antiga igreja anglicana e agora é um dos clubes mais populares da cidade. 

Dicas de hospedagem

Sobre hotel / hostel, se você ainda não escolheu, as minhas sugestões são todas perto a pé da Grand Place e baratos:

E se você não sabe escolher hostel (albergue), leia Como Escolher um Hostel: Guia para Iniciantes. Tá bem didático e com várias dúvidas respondidas!

Centro de Bruxelas | Roteiro 1  Dia Bruxelas 

Obviamente um roteiro de 1 dia em Bruxelas não é suficiente para ver tudo, mas com certeza agora você pode ir embora sabendo que aproveitou o melhor da cidade.

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem, ainda mais que na Europa o seguro é obrigatório, como já expliquei no artigo Documentos e Regras para Viajar para Europa! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito, você pode pagar em até 12x sem juros. Assist Card funciona bem na Europa. 

E você, já foi para Bruxelas? Tem alguma dica ou dúvida? Manda aqui embaixo nos comentários. 

PIN IT :) 

 

Roteiro de 1 Dia em Bruxelas: Passo a Passo 

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS