Roteiro Entre Ruralidades e Personalidades

Texto: MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO@eduviero

Há algum tempo ouvimos falar do Circuito do Ouro, uma região de Minas Gerais agrupada por cidade com semelhanças históricas e culturais. Dentro do circuito existe o roteiro Entre Ruralidades e Personalidades, do qual fazem parte as cidades Nova Era e Itabira, além dos distritos. 

O principal motivo do nome Ruralidades e Personalidade é porque foi em Itabira que nasceu o poeta Carlos Drummond de Andrade, porque o tropeirimo foi decisivo para o desenvolvimento da região, e porque as belezas naturais da região são de tirar o fôlego.  

COMO FAZER O ROTEIRO ENTRE RURALIDADES E PERSONALIDADES

O roteiro Entre Ruralidades e Personalidades pode ser dividido em três partes:

  • ITABIRA

Em Itabira está toda a história e memória de Carlos Drummond de Andrade. A história do desenvolvimento da cidade está escrita nos versos do poeta, e eles podem ser lidos percorrendo os Caminhos Drummondianos. Você vai precisar apenas de disposição e um bom planejamento de tempo, já que a maioria das atrações são gratuitas ou custam 2 reais, uma taxa simbólica de manutenção. Reserve 1 dia inteiro. 

  • IPOEMA

Ipoema é um distrito de Itabira. Uma cidade bem pequenininha, charmosa, e que também faz parte da Estrada Real. Espere encontrar muitos ciclistas aqui. Em Ipoema fica a Serra do Cipó que é vista do alto do Morro Redondo. No caminho estão diversas cachoeiras, com até 110m de queda d`água, as mais altas de Minas Gerais. E se engana quem pensa que o acesso é difícil! Tem também história, como Museu do Tropeiro e o Museu da Pharmácia. Reserve 1 dia inteiro, no mínimo. 

  • NOVA ERA

A cidade for descoberta por bandeirantes e se desenvolveu graças às fazendas. Ainda hoje é possível visitar a Fazenda da Vargem, uma fazenda símbolo socioeconômico e cultural de uma época inteira. Mas além disso, a pacata Nova Era também tem a história curiosa do pastel de São José, que há 30 anos é o que mantém a Igreja Matriz de São José bem conservada. Reserve 1 dia inteiro. 

Nova Era - MG

QUANTO TEMPO PRECISA PARA FAZER O ENTRE RURALIDADES E PERSONALIDADES

Você precisará de no mínimo 3 dias cheios e 4 noites. Quanto mais tempo você ficar, mais vai conseguir explorar de cada lugar.

  •  Quem gosta de natureza: se concentre em Ipoema

  • Quem gosta de arte e poesia: se concentre em Itabira

  • Quem gosta de história: se concentre em Nova Era.  

As distâncias são longas entre as cidades e distritos, então se o seu tempo está curto, é melhor acordar cedo e planejar bom o que vai fazer. Não confie no “ali de mineiro”, porque eles têm a mania de dizer que tudo é pertinho, quando não é bem assim.  

ROTEIRO

Comece por Ipoema onde exige mais esforço físico, vá para Itabira conhecer a história de Drummond, e termine em Nova Era com a história das fazendas e do pastel de São José. 

A turma que nos recebeu em Itabira - MG

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DOENTRE RURALIDADES E PERSONALIDADES

Cada cidade e distrito tem dezenas de atrações, mas as que você não deveria deixar de visitar são:

  • ITABIRA

1. MUSEU DE TERRITÓRIO CAMINHOS DRUMMONDIANOS

O Museu de Território Caminhos Drummondianos  é uma espécie de museu a céu aberto que resgata a “Velha Itabira”, criado em 1997. São 44 placas-poema de Carlos Drummond de Andrade espalhados por diversos pontos da cidade. Cada placa se refere a um fato, local, personagem ou memória de Drummond em Itabira.  Você pode percorrer sozinho seguindo o mapa, mas o ideal mesmo é andar com um guia local, ainda mais se for acompanhado de um Drummonzinho, jovem que recita os poemas. A vantagem desse passeio é que ele passa por todos os pontos turísticos da cidade. 

  • Visita guiada: Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade pelo telefone (31)3835-2102.

Memorial Carlos Drummond de Andrade - Itabira - MG

2. MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

O principal objetivo do Memorial Carlos Drummond de Andrade é manter viva a manter viva a memória do poeta, com objetos pessoais, cartas, caricaturas e fotografias da vida e obra dele. O projeto do memorial é do Oscar Niemeyer, grande amigo de Drummond. Ele fica no alto de uma colina e tem vista uma 360º da cidade. De uma lado fica o Pico do Amor, e do outro, a cidade. 

  • Horário: 8h às 18h de terça a sexta; 10:30 às 16:30 sábados, domingos e feriados. 

  • Ingresso: 2 reais

Casa de Drummond - Itabira - MG

3. CASA DE DRUMMOND

A Casa de Drummond é um sobrado de dois pavimentos, construído no século 19 e tem grande importância histórica para Itabira. A arquitetura é em estilo colonial mineira, com 32 cômodos, canteiros em forma de estrela, lua e coração, além de uma jardim interno criado pelo irmão de Drummond. 

  • Ingresso: 2 reais.  

4. MUSEU DE ITABIRA

O casarão onde hoje é o Museu de Itabira foi construído no início do século 19 em estilo colonial, com madeira, alvenaria e calhas aparentes. O museu foi criado em 1971 com o objetivo  de resgatar aa memória cultural de Itabira. São várias salas com exposição de artefatos, fotografias e murais com a história da cidade, tudo doado pela comunidade. Quem nos guiou pelo museu foi o Rangel, que estava trabalhando na restauração do espaço. 

  • Horário: 09h às 17h de terça a domingo

Fazenda do Pontal - Itabira - MG

5. FAZENDA DO PONTAL

A Fazenda do Pontal foi do pai de Carlos Drummond de Andrade, e foi o local onde ele passou parte da infância. Ela não está mais no seu local original devido a construção de uma barragem em 1973, mas as casa inteira foi desmontada e reconstruída com seu material original, peça por peça, onde hoje pode ser visitada. Desde 2004 o espaço está aberto a visitação com uma programação cultural mensal. Logo na entrada se vê a estátua de Drummond com 2 anos e seu bicicleta. 

  • Horário: 8h às 18h de terça a sexta; 10:30 às 16:30 sábados, domingos e feriados. 

  • Ingresso: 2 reais

6. ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 

A Ermida de Nossa Senhora do Rosário foi construída pelos negros alforriados no final século 18 para a Santa Maria do Rosário dos Pretos. Antigamente não era permitido que negros frequentassem a mesma igreja dos brancos, mas nesta eles tinham um espaço reservado, e por isso muitos foram enterrados no espaço pertencente à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1812. Ela é em estilo barroco e a pintura do teto da capela-mor é atribuída a Mestre Ataíde, ou a alguém de sua escola.

  • Visitação: Todos os dias de 07:00 as 17:00 horas

Morro Redondo - Ipoema - MG

  • IPOEMA

1. MUSEU DO TROPEIRO

Uma das marcas do distrito de Ipoema é o tropeirismo, e foi com o objetivo de manter viva a história e também interagir com a comunidade, através de manifestações culturais, que o Museu do Tropeiro foi inaugurado em 2003. Elas acontecem mensalmente durante a Roda de Viola nos sábados de lua cheia. Além da exposição fixa sobre o tropeirismo, há ainda algumas temporárias voltados aos valores culturais e locais.

  • Horário: 9h às 12h e 13h às 17h de terça a domingo. 
    Ingresso: grátis

2. CACHOEIRA ALTA

A Cachoeira Alta tem esse nome por causa da sua queda d`água de 110m de altura. É uma das mais bonitas de Minas Gerais! A água cai por um paredão que possibilita a prática de “canyoning”. O barulho é alto e impressiona tanto quanto a beleza da cachoeira. Para completar o visual, ainda dá para ver de longe a Cachoeira do Meio. 

  • Localização: 13 km do distrito de Ipoema. Acesso pela BR 262/381, trevo de Bom Jesus do Amparo.

  • Ingresso: R$ 15,00

Cachoeira Alta - Ipoema - MG

3. MORRO REDONDO

O Morro Redondo é um lugar de procissão do cruzeiro todo primeiro domingo maio, um cruzeiro centenário. No alto há uma vista incrível da serra, onde se avistam os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo e o município de Bom Jesus do Amparo e uma pequena igreja junto ao cruzeiro. 

Endereço: Localizado no povoado do Maná, a 15 km do distrito de Ipoema.

4. MUSEU DA PHARMÁCIA

O Museu da Pharmácia é um acervo centenário, e um dos apenas cinco museus sobre farmácia no Brasil. Tudo pertencia a José Gomes da Silveira, farmacêutico formado em Ouro Preto em 1906. O acervo é bastante curioso e quem explica tudo em detalhes e com certa interatividade é o Tomás, neto de José. 

Igreja Matriz São José - Nova Era - MG

  • NOVA ERA

1. IGREJA MATRIZ DE SAO JOSÉ

A construção da Igreja Matriz de São José teve início por volta de 1750. O que chama atenção é a decoração em ouro, toda a madeira talhada que orna a igreja e a pintura original dos séculos XVII e XIX que a participação do artista Francisco Viera Servas. 

2. MUSEU MUNICIPAL DE ARTE E HISTÓRIA 

O casarão do século 18 só virou museu nos anos 70 quando foi doado a prefeitura. Um nova erense teve a ideia de buscar coisas antigas que contassem a história da cidade e muitos moradores contribuíram com peças, artefatos e fotografias antigas. O acervo é composto por mais de 400 peças e documentos, e hoje é fonte para pesquisas de história. 

  • Horário: 12h-17h de terça à sexta; 8h-14h nos sábados e domingos

  • Entrada: grátis

Fazenda da Vargem - Nova Era- MG

3. FAZENDA DA VARGEM

A Fazenda da Vargem não foi a maior fazenda da cidade, mas foi a mais representativa em termos de variedade de produção. Até hoje a casa-sede, do século 19, permanece bem preservada com suas numerosas janelas e portas de sua fachada. Além de ser aberta ao público, nesse espaço acontecem festas da cidade. 

  • Horário: 13h às 17h nas terças, 8h-12h e 13h-17h de quarta à domingo.

  • Entrada: grátis

4. GRUTA DE SÃO JOSÉ

Existem várias lendas para a Gruta de São José, e uma delas diz que surgiu um ancião que, com sua bengala, fez jorrar água das pedras exatamente neste local. Na verdade a água é da lagoa São José e quem construiu a gruta foram os operários da obra da rodovia BR, que se uniram em nome da fé. São José é o padroeiro da cidade.  

Gruta de São José - Nova Era - MG

DICAS GERAIS DO ROTEIRO ENTRE RURALIDADES E PERSONALIDADES

Separamos algumas importantes na hora de planejar a viagem. Todos os lugares recomendados aqui foram os que nós mesmos frequentamos. 

MAPA DO ROTEIRO ENTRE RURALIDADES E PERSONALIDADES

ONDE FICAR

  • Itabira

IT Itabira Hotel: Hotel muito bem localizado, quartos confortáveis, Café da manhã completo, academia, piscina no terraço com uma vista do alto de Itabira, e balcão de turismo para agendar passeios privados. RESERVE 

  • Ipoema

Pousada Quadrado: Muito bem localizado, silencioso, quartos privados completos e tem até um pátio privado no quarto para ver as estrelas. Tem quartos coletivos para grupos também. O pão de queijo da Nice é imperdível! Tem uma receita especial e secreta. Tem café fresquinho o tempo todo na pousada. RESERVE

  • Nova Era

Hotel Garden: Hotel bem localizado, quartos amplos, café da manhã completo, recepção 24h, café da manhã servido desde de manhã bem cedinho. RESERVE

Pastel de São José - Nova Era - MG

ONDE COMER

  • Itabira

Apricci: Restaurante de dia, pizzaria de noite. O restaurante é muito bem localizado, os opções do buffet são bem variadas (e tentadoras!), tem sempre uma novidade dependendo do dia, tem opções vegetarianas, cervejas artesanais, sucos naturais e no final, além do cafezinho, é oferecido um choconhaque (chocolate com conhaque) maravilhoso! Veja as fotos no instagram do Apricci.

  • Ipoema

Restaurante do Paulinho: Fica na entrada da cidade, uns 5minutos da praça (a cidade é pequena!), comida mineira caseira variada na panela de ferro, no buffet ou livre, daquele tipo de sair de lá feliz. Ele tem uma coleção de cachaças que dá para provar. Tem cafezinho também! Veja as fotos no Facebook do Restaurante do Paulinho.

Restaurante Apricci - Itabira - MG

  • Nova Era

Restaurante Tablado: Lugar perfeito para o almoço, com opções livre e buffet, comidas pensadas por uma nutricionista, sucos naturais e atendimento muito gentil. Adorei que dá para pedir ovo frito na hora! A comida é uma delícia! Veja as fotos no instagram do Tablado.

Buteco na Kombi: Amamos tanto que fomos lá as duas noites. É uma garagem que parece hipster, mas é sem frescura. A cerveja é barata, e os petiscos são divinos! Todos os dias muda o cardápio. Não nos aguentamos e provamos todos! É aqui, nesse lugar pequeno, que Nova Era se encontra. Um ótimo lugar para fazer amigos. Vá cedo ou você corre o risco de ficar sem mesa.  Veja as fotos no instagram do Buteco na Kombi.

Memorial Carlos Drummond de Andrade - Itabira - MG

AGÊNCIAS DE TURISMO E RECEPTIVOS

ITABIRA E IPOEMA

  • Para visitas guiadas pelo Caminhos Drummondianos, entre em contato com a Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade pelo telefone (31)3835-2102 ou pelo site da https://www.fccda.com.br

  • Para roteiros prontos ou customizados, na cidade, pelas Serras, trilhas, percursos de carro, conhecer Itabita, Ipoema ou Nova Era, agende com a agência Casarão Turismo pelo telefone/ whatsapp (31) 988652122 ou casaraoturismo@gmail.com.

  • Para ver mais sobre as atrações, acesse o site da prefeitura no portal do Turismo.http://turismo.itabira.mg.gov.br

NOVA ERA

Para agendar passeios ou saber mais das atrações, acesse o site da prefeitura no portal do Turismo. http://www.novaera.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/localizacao/6502

Ermida de Nossa Senhora do Rosário - Itabira - MG

Ermida de Nossa Senhora do Rosário - Itabira - MG

TRANSPORTE

  • De carro: na hora de alugar um carro, prefira um mais alto, com câmbio automático e escolha o seguro com pic de para-brisa. São muitas ladeiras íngremes, estrada de chão e a rodovia tem muitos caminhões. Para 2 pessoas ou mais vale a mais a pena alugar um carro, pois o valor da diária é o mesmo do total da passagem de ônibus para duas pessoas. 

  • De ônibus: você vai ter que planejar muito bem a logística, já que os ônibus tem horários restritos. 

  • De trem: o trem chega até Nova Era. De lá você vai precisar ir de ônibus até Itabira.

Nova Era - MG

CUIDADOS

  • Use protetor solar e repelente, ambos são necessários. 

  • Itabira tem barragem, por isso fique atento às notícias. 

  • Entenda o mapa e as distâncias na hora de montar o roteiro. Parece que tudo é pertinho, mas na hora da caminhada ou de pegar as estrada, a distância se torna bem longa. Se você for de carro, simule pelo Waze antes. 

CLIMA

Os meses com maiores chances de chuvas são de Novembro a Fevereiro. A partir de Março começam diversos festivais na região, e vale a pena planejar a viagem entre Março e Maio para aproveitar o clima festiva dos cidades. 

CONHECA O CIRCUITO DO OURO

Site: https://circuitodoouro.tur.br

Instagram: @circuitodoouro

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS e @EDUVIERO

VEJA MAIS