8 Coisas para Fazer em Verona em 1 Dia

Translate here!

Texto: Mônica Morás     Fotos: Eduardo Viero 

De todas as cidades da Itália que visitamos, Verona foi sem dúvida uma das nossas queridinhas. A pequena cidade que foi imortalizada por Shakspeare em Romeu e Julieta oferece bem mais do que a história dos casal. São ruas pitorescas, restaurantes charmosos e uma vista impressionante. Fomos para passar o dia a partir de Vicenza de trem e sentimos que poderíamos ter passado mais tempo.

 

O que fizemos:

 

1. Piazza Brá 

A Piazza Brá é a entrada da cidade, é onde está a Arena Verona e a Porta Brá, um arco com um relógio que antigamente pertencia a muralha da cidade. Na verdade a praça só começou por causa da arena. No século 17 foram construído palacetes, a praça foi arborizada e a virou um ponto de encontro da burguesia. Hoje a Piazza Brá é repleta de restaurantes e muitos turistas.

 

2. Arena Verona

A Arena Verona é um “coliseu” e é o 3º maior do mundo. Na época de sua construção era grande o suficiente para abrigar toda a população da cidade. No passado era usado para lutas de gladiadores, hoje acontecem consertos musicais graças a acústica do lugar.

 

3. Piazza delle Erbe

A Piazza delle Erbe é a mais bonita de Verona. Antigamente era o foto romano da cidade, depois passou a ser um mercado de ervas (por isso o nome) e hoje no centro dela existe uma feirinha de souvenir e comidas.  Ao redor são dezenas de prédios coloridos que abrigam restaurantes e lojas. As construções são todas lindas, mas os destaques vão para o Palazzo Maffei em estilo barroco do ano 1668, a fonte Madona di Verona que fica bem no meio da praça e o Leão alado de São Marcos que fica no alto da coluna simbolizando ao domínio de Veneza sobre Verona em 1405, e a Casa dei Mercanti um prédio de 1301 típico de Verona.

 

4. Arco della Costa e Piazza dei Signori

 O Arco della Costa fica na saída da Piazza delle Erbe e é uma dos arcos mais bonitos da cidade. Ele leva até uma das praças mais importantes de Verona, a Piazza dei Signori onde estão importantes palácios construídos nos séculos 14 e 15. Bem no meio está a estátua de Dante e em frente túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387.

 

5. Castel San Pietro

Não importa se a vista é para o castelo do a partir do Castelo San Pietro, as duas são lindas. O acesso gratuito é a partir da Ponte Pietra e depois de alguns degraus de subida a vista compensa.

 

Não fizemos, mas talvez você possa gostar:

 

6. Casa di Giulietta

Ninguém sabe se Romeo Montecchio e Giulietta Capuleto realmente existiram, mas existia sim uma disputa entre famílias ricas de Verona. Na época os casamentos eram arranjados em nome do poder e a história trágica de amor pode sim ter acontecido. A Casa di Giulietta é datada do século 13, pertecia originalmente aos Capello, a famosa sacada foi construída no pátio interno e a entrada é custa 6 euros.

 

7. Torre dei Lamberti

A Torre dei Lamberti é visível da Piazza dele Erbe e dentro há um elevador que leva até o topo e dá a vista da praça e da cidade. Para quem preferir, são 243 degraus de subida. O melhor é combinar a visita com o Palazza della Ragioni. A entrada é paga.

 

8. Ponte Scaligero e Castelvecchio

A Ponte Scaligero é uma das mais bonitas da cidade e antigamente era de uso exclusivo da família Scaligero para acesso ao Castelvecchio.

 

COMO CHEGAR EM VERONA

Verona é uma cidade muito fácil de acessar de trem. A partir de Veneza, por exemplo, a viagem leva mais ou menos 1hora. Confira aqui os horários e valores dos trens regionais. Da estação até o centro da cidade, na Piazza Bra, são uns 20 minutos caminhando, mas também existem ônibus. Caso você esteja sem internet no celular, recomendo pinar os pontos no aplicativo Maps.me que funciona off-line. 

 

Veja a Galeria de Fotos: Verona

 

Já conhece nosso Facebook?

 

VEJA MAIS