O que Fazer em Milão: 15 Atrações Imperdíveis 

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Há muito o que fazer em Milão, uma das cidades mais conhecidas da Itália. Este artigo apresenta as principais atrações de Milão que você não pode deixar de visitar, incluindo a famosa Duomo, a Galeria Vittorio Emanuele II, o Teatro alla Scala, o Castelo Sforzesco e outros marcos históricos e culturais importantes da cidade.

Ao longo do artigo tem dicas de restaurantes e bares. No final tem dicas de Milão, do aeroporto, melhor época para viajar, compras e muito mais. Use o Google Maps para pinar esses lugares. Leia Melhor Época para Viajar para Milão

O QUE FAZER EM MILÃO

15 COISAS IMPERDÍVEIS PARA QUEM VAI PELA PRIMEIRA VEZ

Milão é linda. É o tipo de cidade que não cabe muito bem no bolso de quem tem o orçamento apertado, mas que vale o investimento. Por isso, se você está indo pela primeira vez, e ainda por cima não tem muito tempo, essa lista tem as atrações “tem que ver” da cidade e arredores.

O passeio por Milão pode ser feito a pé em certas áreas, e para chegar em cada uma delas você pode usar transporte público (compre o seu ticket de 24h ou 72h do transporte público). Ou ainda, para agilizar o roteiro, pegue o ônibus turístico hop on hop off, que além de poder subir e descer dele, e usar todas as linhas, ainda tem uma vista panorâmica da cidade.

1. CATEDRAL DE MILÃO (DUOMO)

A Duomo di Milano é uma catedral gótica com mais de 600 anos de história. Ela não é apenas mais uma igreja, é a atração mais importante de Milão, localizada bem no centro de tudo. Construída em mármore rosa, branco e verde, com numerosas torres e pináculos, é uma das igrejas mais majestosas e decoradas do mundo. 

Sua construção começou no final do século XIV e durou centenas de anos. No seu interior estão vitrais coloridos e belas estátuas de mármore. Porém o mais interessante é subir no topo dela, seja de escada ou elevador, e ter a vista de Milão. É necessário comprar ingressos para subir na Duomo de Milão.

Se você quiser aproveitar o ambiente, existem alguns bares com vista para o Duomo: Terrazza Aperol, Terraza Duomo 21 e os bares da loja de departamentos Rinascente no último andar.  São lugares turísticos, mais caros, mas que rendem um bom visual para um Spritz. Certamente está é uma das principais coisas para fazer em Milão!

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

2. ÚLTIMA CEIA (CENACOLO VINCIANO)

A Última Ceia, também conhecida como Cenacolo Vinciano, é considerada a obra mural mais importante do mundo, um tesouro da arte italiana renascentista. Pintada entre 1494 e 1498 por Leonardo da Vinci, o mural é grande, com quase 4,6 metros de comprimento por 8,8 metros de altura, e foi encomendada por um convento próximo como parte de uma nova adição na igreja de Santa Maria delle Grazie.

A habilidade de Da Vinci para criar tamanha expressão emocional em seus personagens é impressionante. Infelizmente os pés de Jesus foram perdidos em 1652 devido a algumas reformas mal pensadas. É necessário ingresso para visitar a Última Ceia, e eles esgotam rápido.

O horário de visitas é de terça a domingo das 08:15 às 19:00. E se tem um tempo máximo de 15 minutos para admirar a Última Ceia. É necessário comprar ingresso para ver a Última Ceia, por isso recomendo muito o ingresso da Última Ceia com o Passeio a Pé pela cidade, que inclui várias atrações que mencionamos neste roteiro.

3. GALERIA VITTORIO EMANUELE II

A Galeria Vittorio Emanuele II é um dos locais mais icônicos de Milão. Inaugurada em 1877, ela é uma importante atração turística e um marco da arquitetura neorrenascentista italiana. Nos seus enormes salões abobadados estão lojas de moda, cafés charmosos e restaurantes elegantes. 

A passarela coberta e elegante que conecta a Piazza del Duomo a Piazza della Scala, é onde você vê melhor a arquitetura e decoração, com as cruzes de Malta, brasões e figuras alegóricas. Não deixe de tocar o famoso mosaico do touro e fazer a volta 360º para garantir sorte e o seu retorno à cidade. Das coisa para fazer em Milão, essa é uma das mais populares e vai ser fácil achar o touro.

4. TEATRO ALLA SCALA

O Teatro alla Scala é um dos ícones culturais mais importantes de Milão, na Itália. Desde a sua fundação pela arquiduquesa Maria Theresa no final do século XVIII, em 1778, o Teatro alla Scala continua sendo um dos melhores teatros de ópera da Europa, sendo palco de grandes espetáculos de ópera, balés e teatro. 

Com sua arquitetura neoclássica e interior ricamente decorado, o teatro é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade. Você pode assistir a ópera, ou então apenas visitar o museu, que conta a história do local e de sua rica coleção de figurinos e adereços cênicos. Compre o seu ingresso para o Teatro Alla Scala.

5. CASTELO SFORZESCO

O Castelo Sforzesco é um dos monumentos mais icônicos e imponentes de Milão, localizado no coração da cidade. Datado do século XV, ele já foi uma das maiores cidadelas da Europa. Hoje, é um espaço cultural que abriga vários museus e inúmeras obras de arte e relíquias importantes.

Na pinacoteca estão obras de Michelangelo e há muito da história no Museu de Arte Antiga. O Parco Sempione fica do lado de fora do portão dos fundos e é o “pulmão verde” de Milão, um dos parques mais bonitos da cidade.

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

6. BRERA

Brera é um dos bairros mais charmosos de Milão, com ruas estreitas, praças pitorescas e ruas de paralelepípedos cercadas por cafés charmosos. Entre os restaurantes, a maioria tem fama internacional, como Nabuco, Momus Ristorante, Il Consolare e o Il Kaimano. Comer bem também é uma das coisas para fazer em Milão.

Além de ser bairro residencial, ele é famoso pelo Quadrilátero da Moda, onde estão as melhores lojas de moda de luxo de Milão, e pelo seu ambiente cultural, onde está a Pinacoteca di Brera, que possui uma vasta coleção de arte italiana renascentista.

7. QUADRILÁTERO DA MODA

O Quadrilátero da Moda de Milão é um dos destinos mais procurados pelos amantes da moda em todo o mundo. Este bairro é conhecido por ser o lar das principais marcas de luxo da Itália e do mundo. 

Mesmo que você não pretenda fazer compras, vale conhecer a área do Quadrilatero della Moda, que abrange a Via della Spiga, a Via Manzoni, a Via Sant'Andrea e a Via Montenapoleone. Aqui, você encontra todas as marcas de luxo, italianas – Prada, Versace, Armani e Dolce & Gabbana – e estrangeiras, como Louis Vuitton, Chanel e Yves Saint Laurent.

No jornal Milano Free tem mais informações sobre a região e cada uma das ruas. E tem também sobre os principais eventos de moda da cidade.

8. PINACOTECA DI BRERA

A Pinacoteca di Brera é um dos museus mais importantes de Milão, localizado em um antigo palácio do século XVIII. O museu abriga uma impressionante coleção de pinturas e esculturas, com obras de artistas italianos renomados, como Leonardo da Vinci, Rafael, Caravaggio e Tintoretto, além de artistas europeus como Rubens e Rembrandt.

É necessário ingresso para a Pinacoteca di Brera, e há um passeio que inclui um passeio por Brera.

9. NAVIGLI

Navigli é um bairro pitoresco, conhecido por seus canais históricos, bares animados e restaurantes de primeira classe que atraem visitantes de todo o mundo. Com suas ruas de paralelepípedos e prédios coloridos, o Navigli tem um charme incrível que o torna um destino muito popular entre os amantes da cultura, gastronomia e história italiana. 

No final do dia, há um “ritual milanês” de fazer um happy hour antes do jantar à beira do canal. Os bares de Navigli oferecem uma atmosfera animada e uma grande variedade de opções para saborear, desde coquetéis sofisticados até vinhos locais.

O sistema de canais navegáveis e interconectados de Milão deu à cidade o acesso ao exterior, mesmo sem litoral. Hoje, o Naviglio Grande e o Naviglio Pavese são alguns dos únicos canais ainda visíveis. E é no entorno deles que estão os bares. E no Naviglio Grande que fica o mercado de antiguidades, realizado no último domingo de cada mês.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

10. BIBLIOTECA AMBROSIANA

A Biblioteca Ambrosiana foi fundada em 1609 pelo Cardeal Federico Borromeo, e possui um acervo vasto e diversificado, que inclui livros, manuscritos, mapas, desenhos, e uma galeria de arte com obras de mestres como Caravaggio, Botticelli e Rafael. Entre os tesouros da biblioteca, estão o Codex Atlanticus, um conjunto de desenhos e apontamentos científicos deixados por Leonardo da Vinci. 

Nela também está um relicário de vidro contendo uma mecha de cabelo vermelho-dourado e dois pingentes. Ambos pertenciam a Lucrezia Borgia, filha ilegítima do Papa Alexandre VI. Dizem que ela envenenava seus amantes, cometia incesto, e mesmo depois de morta, enfeitiça poetas românticos ao verem a relíquia, além de voltar chorosa para escovar sua mecha. 

11. RISOTTO ALLA MILANESE

Prove o famoso risotto alla Milanese, um prato tradicional de Milão que combina arroz, açafrão e queijo parmesão. Experimente em um dos restaurantes locais autênticos para vivenciar o verdadeiro sabor da culinária milanesa.

O lugar mais famoso entre os locais é o Ratanà, um restaurante elegante em Isola, que na década de 1930 era uma taverna administrada por um padre. Hoje o Ratana está no Guia Michelin. Ali é preparado o verdadeiro risoto alla milanese (cozido à moda milanesa) e o risoto allo zafferano (cozido com açafrão). Os locais chamam apenas de risott giad ('arroz amarelo'). O risoto é servido com ossobuco, molho de carne assada e gremolata. O menu inclui três pratos, vinho e café. Faça a reserva no Ratana.

12. JANTAR NUM BONDE ANTIGO PASSEANDO PELA CIDADE

Jantar em um tram em Milão é uma experiência única e encantadora. A autoridade de transporte em Milão transformou dois dos bondes históricos da cidade em restaurantes, que oferecem almoço e jantar, com menu de cinco pratos, enquanto o bonde anda pela cidade. 

Vale a pena reservar com antecedência! E você também pode reservar um bonde inteiro para eventos privados exclusivos, como aniversários e casamentos.

13. AULA DE GASTRONOMIA

A aula de gastronomia é a melhor forma de entrar na cultura de um lugar. Na cooking class de Milão, você aprende a cozinhar 3 pratos italianos, fazendo tudo do zero, além de sobremesa. Cada pessoa tem sua bancada, e ao final, todos se reúnem para saborear os pratos acompanhados de vinho. Reserve a aula de gastronomia em Milão.

14. DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Há uma aula de degustação de vinhos com rótulos locais, que inclui vinho tinto, branco e espumante. A degustação é guiada por um sommelier, e o valor é muito acessível pelo que é oferecido. Reserve o passeio dos vinhos.

15. FAZER PASSEIO DE UM DIA PARA LAGO COMO / CINQUE TERRE / SUÍÇA

  • PASSEIO DE MILÃO PARA O LAGO COMO, BELLAGIO E VARENNA COM PASSEIO DE BARCO

O passeio sai de Milão de ônibus, inclui uma caminhada pela cidade Como, passeio de barco pelo Lago Como e tempo nos vilarejos Bellagio e Varenna. Reserve o passeio para o Lago Como. Você pode ir por conta própria de trem e pagar o passeio no lago, porém o valor será praticamente o mesmo.

  • PASSEIO DE MILÃO PARA LAGO COMO E LUGANO

O passeio sai de Milão de ônibus para o Lago Como, onde há passeio guiado e passeio de barco. Depois vai para Lugano, onde também há passeio guiado e tempo livre. Reserve o passeio para o Lago Como e Lugano. Leia Lugano em 1 Dia: Atrações e Dicas

  • PASSEIO DE MILÃO PARA CINQUE TERRE COM PASSEIO DE BARCO

O passeio sai de Milão de ônibus para Monterosso al Mare. Há tempo para explorar a região e fazer o passeio de barco, que está incluso. O dia termina em La Spezia. É um passeio cansativo pela distância, porém, se você não tem tempo no roteiro da Itália, é uma ótima opção. Reserve o passeio para Cinque Terre.

  • PASSEIO DE MILÃO PARA ST. MORITZ DE TREM BERNINA

O passeio sai de Milão de ônibus para St Moritz na Suíça. Além de passear pela cidade, há o passeio no Trem Bernina, o mais bonito com vista dos alpes na rota St. Moritz-Tirano, sempre subindo. Reserve o passeio para St Moritz.

  • PASSEIO DE MILÃO PARA INTERLAKEN COM TREM VERDE DOS ALPES E PASSEIO DE BARCO

O passeio sai de Milão de trem, e troca para o Trem Verde dos Alpes na fronteira. De Spiez, sai o passeio de barco para Interlaken, onde há tempo para passear. Reserve o passeio para Interlaken.

O que Fazer em Milão: 15 Atrações Imperdíveis 

DICAS DE MILÃO

Reserve 2 dias completos para conhecer Milão e mais o tempo que você precisa para fazer os passeios a partir de Milão, como o Lago Como. Seu próximo destino pode ser Verona, e depois Veneza. Senão, Cinque Terre e depois Florença. Ou ainda, finalizar o roteiro da Itália e partir para Paris. 

  • QUANDO ir PARA MILÃO

A melhor época para viajar para Milão é de abril até setembro, quando as chances de chuvas são menores, sendo julho e agosto os meses mais quentes. Chove em Milão de outubro até janeiro, sendo outubro o mês mais chuvoso, e janeiro o mês mais frio. 

Agosto é o mês do Ferragosto, quando os italianos estão de férias e, portanto, tudo fica muito mais caro, lotado e muitos estabelecimentos menores fecham, principalmente nas cidades menos turísticas. Inclusive, 15 de agosto é o dia do Ferragosto, que celebra o tempo de descanso após a colheita. Uma longa história. 

Além de pensar no clima, confira também os eventos que estão acontecendo em Milão na agenda de eventos do Yes Milano. Tem desde exposições de moda, arte e design, até eventos esportivos e celebrações. Leia Melhor Época para Viajar para Milão

  • COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DE MILÃO

Existem várias opções de transporte para ir do Aeroporto de Milão para o centro da cidade, sendo as mais comuns o trem, o ônibus e o táxi. 

TREM: o Malpensa Express é a forma mais rápida de se deslocar, com uma viagem de 54 minutos, no trem que sai a cada 30 minutos. O valor aproximado é de 13€ entre Malpensa e a estação Milano Centrale, e custa 20 euros se for ida e volta, com validade de 30 dias. O horário de funcionamento é das 5h37 até 22h37, saindo dos terminais 1 e 2 (no subsolo). Pode comprar o ticket em frente às esteiras da mala. O sentido inverso, da cidade para o aeroporto, é das 5h25 até 23h25. Não esqueça de validar o ticket antes de entrar no trem.

ÔNIBUS: é uma forma mais econômica para quem está com muitas malas e não quer pagar os 104 euros. Custa 10 euros numa viagem de 1h20min do Malpensa até Milano Centrale (na rua lateral da estação). Ida e volta custa 16 euros. O ônibus sai do Terminal 1 e 2, entre 5h30 e 1h40. O sentido inverso, de Milão para o aeroporto, é das 4h00 às 00h20, os ônibus saem a cada 20 ou 30 minutos, dependendo da companhia operadora. Compre antecipado o bilhete do ônibus do aeroporto de Milão.

TÁXI: é a opção mais cara entre o aeroporto Malpensa e Milão, com um valor fixo de 104 euros (valor 2023). No entanto, é uma boa escolha para quem busca conforto e praticidade.

TRANSFER: o transfer é a opção mais cômoda, já que um motorista aguarda no desembarque e já sabe o seu destino. O valor é ligeiramente maior do que o táxi, porém paga-se pela conveniência. Agende o transfer do aeroporto de Milão.

Para mais opções e atualizações, veja o site oficial do aeroporto Malpensa em Milão.

  • COMO IR DE MILÃO PARA PARIS 

Para ir de Milão para Paris, os trens partem de duas estações: a Milano Porta Garibaldi e a Milano Centrale. Chegando em Paris, o desembarque é na Gare de Lyon (Paris Lyon). O primeiro trem parte de Milão às 6h00 e o último às 22h55, e eles partem num intervalo de aproximadamente 2 horas e 40 minutos.

Você pode fazer a rota com conexão em Zurique ou Lausanne, onde os passageiros podem trocar de trem (TGV Lyria e Cisalpino). Ou ir diretamente para Paris (TGV França- Itália). 

O trem direto de Milão para Paris tem duração de aproximadamente 7h e os valores começam em 50 euros e vão aumentando de acordo com o horário e procura. Fiz uma simulação para junho, saindo 6h, e o valor deu 47 euros saindo de Milano Porta Garibaldi de trem TVG, e 60 euros saindo da Milano Centrale de trem Frecciarossa. 

Pegar um voo pode até sair mais barato, porém você precisa considerar que despacho de bagagem sai mais caro, é necessário ir até o aeroporto (custo de dinheiro e tempo) e depois precisa sair do outro aeroporto (mais custo de dinheiro e tempo). No final, o trem é uma ótima opção e você ainda aproveita o caminho. 

Leia Roteiro em Paris: 5 dias Passo a Passo

  • LIQUIDAÇÕES EM MILÃO

Milão tem duas grandes liquidações: de verão, do primeiro sábado de julho até o começo de setembro; e de inverno, do primeiro sábado de janeiro até o começo de março.

Os descontos variam entre 30% até 70%, e as melhores opções estão nos primeiros dias, quando ainda há numeração. Toda a cidade está em liquidação, inclusive o Quadrilátero da Moda, as lojas da Galeria Vittorio Emanuele e na Rinascente. 

As lojas mais acessíveis ficam na via Torino, Corso Vittorio Emanuele e Corso Buenos Aires. Já as lojas mais alternativas ficam na Porta Ticinese e Corso Como

Milão é uma cidade que combina perfeitamente o antigo e o moderno, e que oferece aos visitantes uma experiência única. São atrações históricas, moda de alta costura e gastronomia deliciosa. Por isso não deixe de incluir no seu roteiro tudo o que fazer em Milão. 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

Anterior
Anterior

15 Coisas para Saber Antes de Viajar para Paris

Próximo
Próximo

O Que Saber Antes de Ir para Jericoacoara: 10 Dicas Úteis