Para Pensar: Qual Idade Certa para Começar a Viajar Sozinha?

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO

Qual a melhor idade para mulher viajar sozinha? A idade que você tiver agora! Deixa eu explicar melhor.

Tenho 33 anos e viajo há muitos deles, sendo há 4 na volta ao mundo. Mas só decidi tacar o foda-se no mestrado e emprego formal quando tinha 28 anos e trabalhar na estrada com 30. Contei isso no texto Por Que Eu Larguei Tudo e Fui Viajar

Eu não tinha dinheiro suficiente para viajar, mas eu me esforcei no limite para juntar tudo que fosse possível. Deixei de sair, de gastar em coisinhas pequenas e abandonei muitos luxos. Só que apesar disso, já no começo quase tive que voltar para casa, porque o dinheiro estava acabando. Mas dizem que "só se aprende a nadar quando a água bate na bunda", e comigo não foi diferente. Comecei a trabalhar com fotografia com o Eduardo e isso nos sustenta na estrada até hoje. Fotografia é algo totalmente fora da minha área de formação, que é faculdade em administração - marketing e especialização em gestão.

Saí do Brasil em 2014 e não voltei definitivo, só para ver a mãe a cada ano, e sempre com passagem de volta marcada para estrada. Acho ótimo ir poder voltar, nem que seja para matar a saudade e ter certeza do que se quer, porque sempre há tempo de mudar de opinião. Contei isso no texto 5 Coisas Poderosas que Aprendemos Viajando o Mundo onde conto a nossa trajetória. 

Vejo muitas mulheres se anulando porque tem namorado/marido/filho, mas também vejo abandonarem sonhos porque "já passaram da idade". Agora me conta: que história é essa de já passaram da idade?

Não tem idade para ser feliz, para correr atrás de sonhos, pra se desafiar, pra fazer algo pela primeira vez ou como se fosse a primeira vez. A autodescoberta faz parte da vida e idade é só um numerozinho no RG. Vale mesmo o número da cabeça, da vontade, do desejo de fazer as coisas acontecerem. Veja o texto 30 Lições que Aprendi em 30 Anos

Nesse tempo de estrada conheci mocinhas que ultrapassavam os 50, 60 anos, que me davam um banho de coragem e disposição. Também conheci idosas de 22, 25 anos, de tão desinformadas e preguiçosas. 

Mulheres: sejam vocês aquela viajante curiosa e destemida que as pessoas admiram. Esquece a idade, esquece as desculpinhas "aiiinn, se ainda fosse jovem". Caiam na estrada, nem que seja para o final de semana.

Leia também: 5 Motivos para Viajar Sozinha Mesmo Namorando

ATENÇÃO: Esse texto foi postado primeiro nos grupos de mulheres viajantes no Facebook: Mochileiras e Mulheres Viajantes- by girlsgo e no Viajar Sozinha – Dicas . Recebi tantos depoimentos de mulheres corajosas, que achei justo compartilhar aqui toda essa inspiração.

INSPIRAÇÃO

 
 

 

Também tem uma história para contar?

Escreve aqui embaixo nos comentários!

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS