Como Conhecer a Capadócia sem Gastar Muito

Translate here!

Texto: Mônica Morás      Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

A Capadócia sempre foi linda, mas desde a novela Salve Jorge, a Turquia entrou de vez para a lista de países para visitar. O impacto foi tão grande nessa região que a maioria dos hotéis, agências de turismo, guias turísticos e até mesmo no comércio tem alguém que fale ou pelo menos arranhe algo em português. Ser brasileiro inclusive é uma grande vantagem na Capadócia pelo carisma todo da nossa cultura e como somos “tranquilos” enquanto turistas.

Nós passamos 5 dias na Capadócia e só fomos embora pelas questões políticas que o país está passando. Foram 5 dias intensos onde voamos de balão e visitamos muitos lugares nas cidades Goreme, Urgup, Mustafapasa e Nevsehir. Não fomos em Uchisar e Avanos. Foram tantas fotos que só esse post aqui vai ser pouco pra mostrar tudo! Vou falar sobre cada uma dessas cidades nos próximos posts. 

-Veja também Como é Voar de Balão na Capadócia

Das coisas que fizemos, a única que teve custo (além do transporte público), foi voar de balão. Por isso separamos essa lista de 8 Coisas para Conhecer na Capadócia sem Gastando Pouco:

1. Voar de balão

A Capadócia é um dos melhor lugares do mundo para voar de balão. As condições de vento e a paisagem fazem tornam o voo de balão ainda mais bonito, como se a paisagem rochosa ganhasse vida mesmo. Os voos são feitos sempre no nascer do sol, quando as condições de vento são perfeitas. Cada agência busca no hotel por volta das 4am, oferece um rápido café da manhã e antes mesmo do sol nascer os balões já estão no ar. Depois de uma hora de voo, que mais parece que leva só uns 15 minutos de tão tudo novo e lindo, todos fazem um brinde e ganham uma medalha por ter voado, e a agência leva de volta para o hotel por volta das 7am. É uma experiência única e não tem valor sentimental que pague! Mas o custo financeiro é entre 120 e 140 euros, mas nós ganhamos um descontão como parte de um trabalho que fizemos. Veja o post completo.

2. Sunset Point em Goreme

O nome pode até ser Sunset Point, mas vale a pena visitar até no nascer do sol, com balões no ar, porque a vista é 360º graus. De uma lado tem a vista completa de Goreme com todas as casinhas e os hotéis caverna e do outro, a vista para o vale. Incrível! Não paga nada para ir ou ficar no Sunset Point, mas tem uma bar e o banheiro é pago a parte.

3. Vale dos Monges e a Igreja São Simão

O Monks Valley fica na estrada entre Goreme e Avanos. É famoso pela St Simon Church, uma igreja construída na rocha e pelo Monks Valley ou Pasabaglari, um vale com formações rochosas onde no topo existem rochas em formato de cone separadas da base. Existem igrejas como a St Simon Church em outros lugares da Capadocia que são pagas, mas pelo que os locais nos disseram, lá é exatamente igual a todas as outras e ainda gratuita. Visitar o vale é gratuito e só precisa conferir com as vans de transporte público que fazem o trajeto entre Goreme e Avanos ou Urgup e Avanos ( e vice versa), se vai passar por lá. Tem restaurante, banheiro gratuito no restaurante, camelos para dar uma passeio e taxis disponíveis (preço abusivo).

4. As Portas Mustafapasa

Visitar Mustafapasa por si só já é um tour completo. A cidade é uma antiga vila grega e preserva até hoje as casas da época, todo o charme das portas coloridas e como só recentemente se abriu para o turismo, ainda tem um clima bem menos comercial. Na Capadócia o pessoal é muito simpático, mas em Mustafapasa eles se superam! A cidade só é acessível através de Urgup pelas vans públicas, então é melhor ficar de olho nos horário.

5. As Cavernas em Urgup

Urgup é muito parecida com Goreme, só que mais moderninha.  Mas o que torna ela mais especial são as cavernas acessíveis com facilidade da rua mesmo. Parece um formigueiro. Tudo de graça, até mesmo a subida para ter a vista panorâmica da cidade e o pessoal convidado para tomar um chá turco nas lojinhas depois de descobrir que se é brasileiro.

-Veja também Tudo sobre Pamukkale

6. Hotel Caverna e Subterrâneo

Não temos orçamento para nos hospedar num hotel caverna, mas nada nos impediu de conhecer um. A estrutura é tão bem feita que olhando por dentro, nem dá para dizer que é uma rocha. Já os quartos subterrâneos são bastante luxuosos com sistemas de ventilação que não deixam lembrar que se está dormindo um quarto num túnel debaixo da terra.

7. Museu a Céu Aberto

Visitamos apenas a parte gratuita, onde ser tem a vista das igrejas-cavernas nas rochas. Cada uma das igrejas tem um tipo de pintura diferente e vale a pena para quem se interessa principalmente por história e arte, apesar do valor do ingresso (+/- 10 dólares). Para quem comprou o Museum Card, vale a pena visitar! Para quem não sabe, o Museum Card custa 80 Liras (+/- 25 dólares) e da direito a entrada com valor reduzido em várias atrações do país.

-Veja também Marmaris, A Riviera Turca Mais Animada

8. Os Tapetes de Goreme

Goreme é melhor cidade para explorar a Capadocia e também o melhor lugar para se apaixonar por um tapete original turco feito a mnao dos mais vários estilos , tipos de pontos, materiais e simbologias. Original, porque hoje em dia muitas lojas vendem tapetes made in China. A Galeria Ikman é uma das mais antigas lojas da Capadocia, tem um especialista em reparar tapetes antigos com algum tipo de problema e o mais encantador, é uma galeria de tapetes onde dá para se perder em tanta beleza.

Como Chegar na Capadocia

Existem duas opções: o ônibus que vai leva até Goreme e a viagem dura 10 horas de Istambul ou de Pamukkale,  ou um voo que leva até Nevsehir e de lá tem que pegar uma taxi até Goreme.

Melhor Cidade para se Hospedar

A melhor cidade é Goreme, o coração da Capadócia. Outra boa opção é Urgup que é um pouco maior que Goreme, mas fica do lado. Nós ficamos em Nevsehir, pois temos um amigo morando lá. Fica a 20 minutos de ônibus de Goreme.

Quantos Dias Ficar

Nós passamos 5 dias e poderíamos ficar mais. Mas para quem não tem muito tempo, 2 dias é suficiente para garantir que o passeio de balão será feito e ainda explorar todas as atrações.

Como se Locomover

Entre as cidades existem ônibus locais que fazem o percurso a cada 30 minutos. Apenas para Mustafapasa é necessário ir primeiro para Urgup e de lá pegar o ônibus até a cidade, caso você esteja em Goreme. Entre Urgup e Avanos existe um ônibus que sempre passa por Goreme. 

Veja também as Galerias de Fotos Primeiro Voo de Balão e Capadócia!

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS