Como Desenvolvi Meu Estilo Fotográfico

Texto: EDUARDO VIERO

A história do meu estilo fotográfico...

Por muito anos venho desenvolvendo o meu próprio estilo fotográfico. Desde 2007 quando comprei minha primeira DLSR tenho estudado a fotografia geral e também suas formas de tratamento de imagem. Naquela época eu usava dois programas de edição o Picasa e o Lightroom. O Picasa era mais fácil e no início eu usei muito por isso, mas com o passar do tempo comecei a querer um tratamento mais refinado, então comecei a trabalhar mais com o Lightroom e o Photoshop.

Naquela época o acesso a informações no Youtube ou na internet no geral eram um pouco mais restrita. Muitos sites em inglês já estavam tratando do assunto e era mais fácil de achar informações. Passaram alguns anos e eu já tinha o Lightroom como meu principal programa de edição e usava o Photoshop para finalizar e refinar minhas fotos.

 Nápoles, Itália

Nápoles, Itália

Quando comecei a usar Lightroom e Photoshop...

Em meados de 2010 e 2011 eu já tinha um domínio muito bom dessas ferramentas, e claro, tudo dentro das minhas necessidades. Nessa época eu finalizava todos meu trabalhos no Photoshop, principalmente os trabalhos de moda e editorial, porque era necessário ajustes na pele e alguns detalhes mais específicos que deviam ser alterados.

Todo meu tratamento de imagem foi sempre para ajustar cores e luzes. Eu nunca utilizei de manipulação pesada em minhas fotos, como diminuir braço, nariz, colocar mais volume no cabelo ou algo do gênero. Minha fotografia sempre foi bem real e tentando ao máximo deixar a imagem mais natural dentro do meu conceito.

Leia mais: 

Testei muitas coisas...

A busca por achar um estilo fotográfico e conceito único me fez experimentar várias áreas da fotografia. Com isso fui refinando meu estilo fotográfico (descubra o seu) e também de luzes. Não posso falar de fotografia sem falar de luz, como já escrevi aqui. 

De 2012 a 2014 eu já trabalhei muito no meu estilo fotográfico que já estava definido em algumas áreas, principalmente na moda, onde eu consegui fazer vários trabalhos e sempre consegui de alguma forma inserir meu estilo fotográfico e de luz. Nesse tempo eu já estava trabalhando com os meus próprios presets de Lightroom e de meus Actions no Photoshop. A partir de 2014 resolvi largar tudo para trás e começar a viagem. Contei essa história no post Larguei Tudo 3 Vezes: Por Viagem e Fotografia

 Deserto do Saara, Marrocos

Deserto do Saara, Marrocos

Quando tudo mudou, na vida e na fotografia...

Foi aí que mergulhei no mundo em busca de registrar as mais belas paisagem, pessoas e lugares. Experimentei vários tipos de luzes naturais em função da posição geográfica de cada lugar, fotografei texturas diferentes, pessoas diferentes e de variadas culturas. Cores, luzes e texturas não faltaram em minha caminhada pelo conhecimento pessoal, espiritual e fotográfico. Tudo isso me fez abrir ainda mais os olhos e ver além do que eu pensava que era capaz. A luz hoje em dia não é mais a mesma para mim, vejo ela de outra forma.

Isso tudo me fez refinar ainda mais minha fotografia e, é claro, meu tratamento de imagem. E nessa caminhada minhas fotos vinham evoluindo a cada lugar que eu visitava. A cada foto que eu fazia, eu editava de forma cada vez melhor e o melhor era que eu tratava as fotos cada vez menos. Eu não precisava fazer muitas alterações. Eu já tinha meus presets de Lightroom prontos, e quando eu fotografa eu já sabia o que eu iria fazer na pós produção.

Os presets de Lightroom me auxiliaram muito, principalmente porque eu usava quase sempre os mesmos e com apenas alguns ajustes que eram inevitáveis como exposição e balanço dos brancos e foto já estava da forma que eu queria.Na minha opinião, uma foto que tem que ser muito editada não é uma foto boa.

Aprendi a fotografar com filme 35mm e câmera analógica...

Nessa minha caminhada em busca das minhas cores e luzes e comecei a fotografar com câmeras analógicas de filme 35mm. Esse começo me fez entender ainda melhor a fotografia, porque a quantidade de fotos por filme era limitada. E os filmes, revelação e digitalização não são baratos, principalmente nos dias de hoje.

Testei vários rolos até chegar nos filmes que me agradam, aqueles que tem as cores que mais me agradam. Já fotografei mais de 100 filmes e isso já me fez mais experiente e ter minha opinião e preferência, ainda que me considere um iniciante nessa área da fotografia.

 Shanghai de filme 35 mm

Shanghai de filme 35 mm

Reconheci meus desafios... 

Eu fiz um caminho inverso: comecei com digital, fui para o analógico e hoje fotografo com os dois, o que me faz mais completo e feliz. Tenho consciência de que tenho muito a evoluir mas sei que estou trilhando o caminho certo, refinando cada fez mais meu olhar e minha visão. Contei e mostrei o desafio de fotografar Nápoles aqui

Conhecimento precisa ser compartilhado...

Depois de todos esses anos de busca do conhecimento eu e minha namorada Mônica estamos sempre que possível escrevendo sobre fotografia para levar a todos um pouco de nosso conhecimento. Eu acredito que para crescermos temos que dividir o que sabemos. E por isso estamos escrevendo vários artigos sobre fotografia e ainda vem mais coisas por aí.

E os resultados apareceram...

E uma das coisas que mais dediquei tempo foi como editar (tratar) minhas fotos, desenvolver meu estilo fotográfico. E agora quero dividir com vocês nossos Presets. Esses que usamos em nossas fotos do aqui no site, Instagram e tudo mais.

Desenvolvi eles com todo o carinho e cuidado. Trabalhei os últimos meses neles para deixar tudo certo para vocês. Tenho certeza que vão gostar e que irão economizar o seu tempo de edição para você dedicar mais tempo na sua fotografia.

NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM

Se você quiser ver como as fotos ficam, é só acessar esse link que você irá ver as opções que separei para todos vocês com carinho.

Espero que tenham gostado!

Um grande abraço

 

E se você também quer compartilhar a sua história, conta aqui nos comentários.

Vou gostar muito de conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória!

 Shanghai, China

Shanghai, China

Ajude a divulgar esse post PIN IT!

 
 

 

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais