7 Formas Criativas de Enquadrar suas Fotos

Translate here!

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Procurar molduras [FRAME] para fazer suas fotos vai fazer com elas fiquem em outro nível! Enquadrar as suas fotos de forma criativa é esquecer as fotos de família que todo mundo olhava para foto e sorria. Não há nada de errado com isso, mas você pode sair da zona de conforto, deixar de lado o tradicional! Você deve olhar de forma diferente e criativa, e por isso você deve procurar e tentar usar molduras naturais para compor sua imagem, sem fugir das regras de composição. O uso de janelas e portas ajuda muito nesses casos. Comece com esses elementos e depois quando se sentir mais a vontade, use outras formas como árvores, plantas, muros, etc.

7 dicas para deixar suas fotos mais interessantes

1 - Procure por múltiplas camadas

Começo falando sobre múltiplas camadas que é a mais difícil, pelo menos para mim. Basicamente é separar os seus objetos entre a moldura [FRAME]. Isso te permite separar e deixar bem clara a sua intenção na foto, fica claro o que esta em FRENTE, MEIO e ao FUNDO. Tenter achar algo que fique único em cada camada!

2 - Encontre algo que esteja em movimento ou transitório

São imagens que logo não estarão mais ali, é aquele momento que está acontecendo, algo que você não tem controle, que logo vai desaparecer e aquela moldura [FRAME] ficará vazia. Na segunda foto eu estava dentro de uma casa flutuante no mar da Malásia, a passagem dela ficou registrada através da janela dessa casa. Na primeira já na Mongolia, a moto passa ao lado na nossa van, ambos estavam em movimento!

3 - Capture dois mundos ao mesmo tempo

Tente achar imagens que de certa forma estão separadas, por uma janela por exemplo, mas que ao mesmo tempo estão juntas de alguma forma. A interação dos objetos para com que a foto ganhe um significado ainda maior. Para ajudar nessa composição, utilize a lente 35mm ou 24mm com uma abertura F/8, com isso os planos ficaram mais próximos e nítidos. Portas e janelas são perfeitas para transmitir essa ideia, como já expliquei no post Dicas de Fotografia de Viagem.

4 - De contexto a um retrato

Procure registrar algo que tenha conteúdo e que não seja mais um retrato através da janela ou porta, tente criar algo que faça ser diferente, uma ação, interação. Sem esquecer as regras de composição, é claro. 

5 - Utilize estruturas naturais não convencionais

Essas são as mais fáceis de serem achadas mas nem sempre fáceis de serem usadas. Muitas vezes passam despercebidas por nosso olhos e por isso é muito importante estar atento a tudo. Quando saímos para fotografar tentando buscar por esse tipo de imagem, fica muito mais fácil e depois se torna natural.   

EDU_0905.jpg

6 - Destaque o assunto

Esse tipo de imagem não é muito complicada, a utilização de espelhos e reflexos são a melhor forma de obter esse resultado. A utilização de uma abertura de lente tipo F/2.8 vai ajudar muito porque vai deixar desfocado o restante da foto deixara seu objeto em destaque!  

7 - Considere o obvio

Às vezes estamos de frente para a imagem e ai é só clicar, parece que é obvio demais e muitas vezes deixamos de clicar e ai perdemos a chance. Se estivermos atentos naquilo que está na nossa volta, ficar muito mais fácil de clicar aquilo que vemos. Nesse caso, uma lente grande angular ajuda bastante, mas lembre sempre de limitar o seu quadro.

Faltou alguma coisa? Manda aqui nos comentários!