Como Compor Fotos de Viagem Criativas e Profissionais

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

A fotografia se tornou uma parte de nossas viagens. Hoje todo mundo faz fotos, mas vejo que muitas pessoas não estão registrando suas viagens de forma que mostre ela de fato como foi. Pensando nisso, porque não aprender um pouco mais sobre fotografia  e fazer com que sua viagem seja única a partir de suas fotos e ponto de vista?

Visitar lugares novos significa ver coisas e cenários novos, e fotografar tudo isso é uma das partes mais divertidas da viagem. O bom da fotografia é que se você souber um pouquinho das regras de composição, suas fotos ficarão incríveis. Basta acrescentar um pouco de criatividade e de seu olhar para que suas fotos se tornem mais interessantes ainda e que você possa compartilhar com seus amigos e familiares.

Como fotógrafo de viagem profissional, quero dividir com você algumas técnicas de enquadramento que irão ajudar muito a você fazer fotos dos lugares e pessoas que conhecer na viagem.

7 Dicas para Tirar Fotos de Viagem Criativas

1. Luz

Tanto as cidades como as paisagens parecerão diferentes em determinadas horas do dia. Isso acontece porque a luz muda conforme o horário, e então estar no lugar e na hora certa de fazer uma foto faz muita diferença no resultado final.

A hora de ouro (golden hour), que é perto do por do sol, é ideal para você ter fotos com cores mais quentes e ricas de contraste suave e um céu mais alaranjado. Observe que nesse horário a quantidade de fotógrafos é muito maior do que nos horários mais cedo da tarde. Então reserve esse horário para ir naquele lugar especial que você quer visitar e fotografar. Mas chegue antes para você escolher seu lugar e testar o ângulo que mais lhe agrada. Essa regra não se aplica se você estiver numa ilha e queira fotografar o mar. O melhor horário de fotografar o mar de cima de um barco é perto do meio dia quando a luz entra e ele fica transparente. 

Mas não se prenda ao horário para fazer suas fotos de viagem, afinal o tempo é limitado e nem sempre vai dar para voltar no lugar bonito com uma luz melhor. Apenas evite fotografar pessoas com corpo metade na sombra e metade no sol nos horário de sol forte. Isso vale também para prédios. Falei sobre essa limitação de tempo no artigo que escrevemos para a Canon Brasil

2. Foco

Quando você estiver fotografando, preste muita atenção a sua volta e veja se você pode criar uma imagem com o fundo desfocado, mas que você queira mostrar.  Essa é uma alternativa de mostrar algo de forma criativa. No caso abaixo usei o relógio como primeiro plano, deixando assim a Duomo de Florença desfocada. Na câmera você consegue esse desfoque alterando a Abertura (f/), e os novos iPhones tem esse recurso no modo Retrato. 

Se você não sabe usar a Abertura da sua câmera, recomendo ler o artigo Guia Entendendo Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Exposição. E se a ideia é fazer algo um pouco mais artístico, recomendo fazer o Efeito Bokeh.

3. Textura

Você pode fotografar uma área inteira ou pode focar em apenas uma parte dela. Fazendo isso, você estará focando em criar algo da forma que você está fotografando e vai ajudar a contar uma história mostrando os detalhes. Leia Fotografia de Viagem: Contando uma História com Fotos . Países como Marrocos e Turquia são lugares ótimos para explorar esse tipo de detalhes e padrões. Mas é claro que em todos os lugares é possível encontrar detalhes e texturas que enriquecem suas fotos.

4. Enquadramento

Fotografar o seu objeto (pessoa ou coisa) com uma nova perspectiva pode ser uma maneira fácil de obter uma imagem única. Seja uma árvore, sombras, janelas ou algo inteiro, enquadrar suas imagens é uma ótima forma de fazer com que a pessoa que está vendo suas fotos, veja ela através da sua visão. O uso de portas, janelas e arcos podem ajudar muito no momento de criar algo novo. Já escreve bastante sobre composição, além das principais regras:

5. Espaço em Branco

Esse espaço em branco refere-se ao espaço em torno do objeto fotografado. Espaço em branco pode ser um bom elemento para fazer uma composição mais artística. Isso faz com que nada distraia o olhar da pessoa para outros objetos, e assim você dá mais ênsafe e foco naquilo que quer mostrar e ainda com mais criatividade. Você pode usar o céu, a água, o céu no pôr do sol ou até mesmo um espaço em branco.

6. Perspectiva

Nesse caso, coloque a pessoa em uma parte da sua foto que ela apareça de longe. Criar uma perspectiva é fazer com quem está vendo sua foto direcione o olhar para onde você quer. Esse é o tipo de fotos de viagem que mais se vê no Instagram.

Usar linhas é uma forma fácil de criar perspectivas, ou um caminho entre as árvores também é outra forma fácil. A linha faz com que você leve a pessoa a olhar diretamente onde você quer. Outra forma de mostrar perspectiva é pelo tamanho: posicione a pessoa no seu quadro de forma que você possa mostrar o tamanho de uma montanha, por exemplo, ou até mesmo de uma porta. Se você ainda não sabe bem como seguir os diferentes tipos de linhas, veja as imagens que fiz as linhas em cima da fotos para facilitar o entendimento no artigo Principais Regras de Composição na Fotografia

7. Reflexos

Preste muito atenção em reflexos de espelhos, vidros, lagos, e basicamente em tudo que reflete algo. Usar algo que reflita uma imagem é uma forma muito criativa de compor suas imagens. Mas para esse tipo de fotografia, deve-se treinar bem o olhar para estar sempre atento a esses detalhes.

Enquadramento na fotografia nada mais é do que sua visão. Esse é um exercício que deve ser feito sempre quando sair para fotografar. A forma que me exercito é sair apenas com meu celular e prestar mais atenção nas coisas. Eu utilizo meu celular para exercitar minha visão e criatividade, o que me parece é que me dá muito mais liberdade, mobilidade e facilidade. Treine você também! 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM

PIN IT :) 

 

Como Compor Fotos de Viagem Criativas e Profissionais

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS