11 Itens Essenciais para Fotógrafos de Viagem

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Existem alguns itens essenciais para fotógrafo, mas às vezes é complicado escolher o que levar por causa do peso, do tipo da viagem, do lugar que vai. Você começa arrumar sua mochila para viagem e não sabe exatamente o que levar. Não quer que ela fique muito pesada, mas também não pode deixar o equipamentos essenciais de lado. 

Por isso fizemos uma lista dos equipamentos essencias que não podem faltar para sua próxima aventura fotográfica. 

Itens para Levar na Mochila do Equipamento na Viagem

1 - Mochila para o Equipamento

Eu nem deveria falar do mais básico, mas esse é o primeiro e mais importante. Você precisa de uma mochila que dure e que seja segura. Ela precisa ser num tamanho suficiente para carregar todo seu equipamento. Não ser muito grande nem muito pequena, isso você vai ver qual será ideal para carregar junto em suas viagens. Eu uso a da INCASE, é perfeita para todos meus equipamentos e já está comigo há um longo tempo. Mas para viagens curtas levo a minha GOLLA.

Neste POST você pode conferir tudo que levo comigo em minhas viagens. Confere lá!

2 - Câmera Fotográfica

Uma câmera é sempre importante se você é um fotógrafo, especialmente se você esta indo fotografar ou visitar um novo lugar. Um camera com alta qualidade vai te ajudar a ter os controles manuais, assim você tera um resultado muito melhor em seus trabalhos. Cameras DSLR e Mirror Less são as melhores opções que temos hoje.

3 - Pelo menos uma lente Fixa

Uma lente fixa é sempre bem vinda e sempre uma ótima opção quando se quer qualidade. Eu já escrevi aqui sobre o porque de deve ter uma 50mm, esse post pode te ajudar a entender melhor o que eu quero dizer. Nele eu explico porque é prefeita para retratos e fotografia de rua.

 
 

4 - Pelo menos uma Grande Angular ou uma Tele-objetiva

Você também vai precisar de uma grande angular enquanto viaja, especialmente se você for para lugares onde tem bastante paisagens. Ao mesmo tempo você também precisará de uma tele-objetiva. Uma opção mais barata e que vai inclusive minimizar o peso de seu equipamento é a lente da Canon nesse caso a 24-105mm F/4, uma lente versátil e de ótima qualidade. Nest post eu falo tudo sobre essa lente e mostro na prática exemplos de fotos que pudesse fazer com ela. Essa também a é a lente que eu recomendo no post Melhor Câmera e Lente para Viagem e Programas de Edição de Fotografia

 
 

5 - Smartphone

Um item essencial para todos na verdade. Os smartphones facilitaram nossas vida de forma muito positiva, desde que usado de forma correta. Ensinei a fotografar com eles aqui. Smarthphone com câmeras internas são as coisas mais comuns e muitos com qualidades que superam nossas espectativas. Além de fazer fotos eles nos auxiliam em várias aspectos, desde saber como está o clima, verificar informações sobre o lugar que estamos indo, reservar de hotéis entre outras coisas. Já falei aqui sobre os aplicativos de edição de fotos e nesse outro post falo sobre aplicativos essenciais para viajantes.  

 
 

6 - Carregador Portátil de Smartphone

Essencial para qualquer pessoa, não apenas para fotógrafos. Carregadores portáteis são essenciais quando estamos viajando. Eles servem também para carregar outros equipamentos enquanto viaja. A muitas opções hoje no mercado, veja qual sua necessidade e compre um. Nós temos dois power bank da marca Xiaomi, um de 11000mAh e outro de 5000mAh.

7 - Um tripé portátil

Isso pode não ser uma das coisas que você mais vai usar, mas vale a pena entrar na lista. Em alguns momentos em suas viagens talvez você precise de um, especialmente se você for fazer uma foto de longa exposição se quiser aparecer na foto. O que eu aconselho é comprar um tripé pequeno que seja fácil de guarda-lo e carregá-lo. O GorillaPod e uma ótima opção nesse caso.

8 - Notebook

Para alguns pode ser que pareça desnecessário, mas quando se está viajando, um computador pode ser e será uma das coisas que mais vai usar. Eu uso MacBook Pro e a Mônica usa um MacBook Air. Com ele você vai agilizando seu trabalho de editar as fotos e, é claro, armazenar suas fotos dentro dele ou em um HD externo. Aqui no blog tem um post que falo do meu computador e dos HD externos

9 - HD externo

HD`s externos são peças fundamentas para fotógrafos de viagem. Nele você vai armazenar suas fotos, backups e muito mais. Com ele você economiza espaço em seu laptop. HD`s de 1TB são suficientes para pequenas viagens e também fáceis de achar. Hoje em dia existem muitas marcas e modelos. Eu uso os HD`s da marca Lacie e da G-Technology, são principalmente confiáveis. Falei deles aqui

 
 

10 - Bateria extra para Câmera

E é claro, sempre tenha baterias extra para sua câmera. ma das coisas mais frustrantes para mim é ver que a bateria da câmera está acabando e eu não tenho outra para substituir. Tenha pelo menos uma bateria a mais, porque isso pode fazer uma grande diferença em seu trabalho. Eu uso bateria Canon Lp-e6n que serve para Canon 5D Mark II, Canon 5D Mark III e Canon 5D Mark IV.

11 - Cartão de Memória Extra

Na verdade é mais um item que eu não deveria estar falando. Mas muitas pessoas negligenciam nesse aspecto, achando que um cartão de 16GB seria o suficiente para uma viagem de um final de semana. Para mim isso não dura um dia! Então tenha sempre pelo menos um outro cartão, porque nunca sabemos quantos fotos iremos fazer. Eu uso Sandisk CF, mas algumas câmeras usam cartão de memória Sandisk SD. Sempre trabalhei com Sandisk e nunca tive problema. 

 
 

Espero que essas dicas ajudem a você arrumar sua mochila de fotografia. Se eu esqueci de algum item indispensável, me avisa aqui por mensagem que iremos atualizá-lo.

 
 11 Itens Essenciais para Fotógrafos de Viagem

11 Itens Essenciais para Fotógrafos de Viagem

 

 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO 

 

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais