Por que ter uma lente 50mm?

Translate here!

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Mais conhecida como Cinquentinha, essa lente na minha opinião deveria estar na bolsa de todos os fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais! Ficamos muito focados nas câmeras e esquecemos das lentes, que na verdade são uma das principais peças da fotografia!

A 50mm é facilmente encontrada para todas as marcas de câmeras e em geral é uma lente não muito cara. Vou dar exemplo da Canon, porque é a que tenho. A Canon tem 3 modelos dessa lente, os modelos variam na abertura dela e é claro em sua construção, a Canon tem os modelos f/1.8, f/1.4 e f/1.2, os preços são bem diferentes, mas quero falar da 1.8 e da 1.4, principalmente sobre seu custo beneficio! Ambas tem um preço acessível e entregam um resultado incrível:

Mas para que tipo de fotografia a 50mm serve?

No passado foi muito usada e ainda é para Street Photography, para retratos e ensaios, ela é muito boa também! O bom dela é que não tem distorção nas imagens que ela faz, por isso é muito usada em ensaios fotográficos de um pessoa ou até duas, sendo usada com aberturas de 1.8 a 2.8 dão um efeito muito bacana de desfoque, o que muitas pessoas adoram ver nas fotos!

Um bom fotógrafo vai usar ela em todos os momentos, isso porque vai conseguir extrair o melhor dela. É possível usá-la para fazer fotos de paisagem e até fotos de produtos. Falei dela aqui também. 

A utilização dela por uma câmera Full Frame (profissional) é diferente de uma câmera de sensor APS-C (semi-profissional) nesse caso essa lente se transforma em +-72mm o que é muito bom para retratos de fato! 

Então, por que ter uma 50mm?

Existem muitas vantagens em ter uma lente 50mm: 

1. PREÇO:

Falando dos dois modelos da Canon, a 1.8 e 1.4 são lentes que variam de R$500 até R$1500, preço hoje (2017) que para o resultado que essa lente entrega é muito bom. Veja os preços aqui

2. LENTE CLARA:

Como antes eu havia falado, são lentes com aberturas grande que possibilitam a entrada de mais luz na câmera, possibilitando fotografar com ISO mais baixo e em situações de pouca luminosidade. Claro que é importante ter em mente, o resultado que se quer chegar um a utilização de abertura e distância focal.

3. FIXA:

Por ser uma lente fixa e não com zoom, ela tem menos elementos internos (vidros) fazendo com que suas imagens fiquem mais nítidas, independente da câmera. Com isso, você se torna mais criativo e pensa muito quando fotografa, pois como não tem zoom, você é quem tem que se aproximar ou se distanciar.

4. TAMANHO:

A 50mm 1.8 e 1.4 são umas das menores lentes, e isso é bom, porque são mais leves e não ocupam muito espaço em sua mochila.

Eu tenho a Canon 50mm f/1.4 (leia mais), para mim ela é fantástica, leve e super nítida, essa lente me acompanha em viagens e já fez muita foto! Quando comecei na fotografia, ninguém me falou dessa lente, levou um tempo para eu descobri-la e fico triste por ter descoberto um pouco tarde.

Aqui tem alguns exemplos de fotos que fiz na minha última viagem pelo Marrocos com a 50mm f/1.4! Espero que gostem! 

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO GRANDE

As fotos que aqui estão, foram feitas de diversas formas, luzes e texturas, isso para você ver que é possível fotografar de tudo um pouco com essa lente!

Conforme eu havia falado, a lente 50mm é de certa forma versátil, sendo possível fotografar desde retratos a paisagens, assim como essa foto acima.

Esses 3 retratos acima foram feitos no deserto do Merzouga no Marrocos! Paramos em um vilarejo para conhecer um tipo Berbere e escutar suas musicas tradicionais! Depois pedi para poder fazer um retrato de alguns deles, usando claro a 50mm.

Bom, acredito que essas fotos acima tenham mostrado um pouco do que essa lente pode fazer, se você usar sua criatividade, vai poder extrair muito dessa lente que sempre esta comigo!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só mandar uma mensagem que assim que der responderei!

Abraço e boas fotos

 
 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS