O Que Fazer em 1 Dia em Capri

Texto: MONICA MORAS   Fotos:  MONICA MORAS

O que fazer em um dia em Capri foi a primeira coisa que me veio na cabeça quando comecei a ver preços. Capri é linda, mas Capri é cara!

Nós visitamos Capri em 1 dia, num bate e volta de Nápoles, e foi suficiente para o nosso orçamento. Saímos bem cedo, no primeiro barco, e voltamos quando estava anoitecendo. Teve até banho de mar e vista panorâmica. Mas antes de contar tudo que fizemos em Capri em 1 dia, conheça um pouco da história da Ilha de Capri da Itália.

 Faraglioni

Faraglioni

DO IMPÉRIO ROMANO AOS DIAS DE HOJE

A ilha de Capri tem um mar verde esmeralda, gente bonita e elegante, lojas perfumadas e tudo transparece luxo. A ilha é pequena, dividida em duas “vilas”, Capri e Anacapri, e dois portos, Marina Piccola e Marina Grande.

Capri já foi vila de pescadores, mas no século 19 ingleses e alemães começaram a frequentar a ilha encantados com a beleza e os pescadores começaram a alugar os barcos para passeios. O turismo foi crescendo, se profissionalizando com hotéis e tours, e de vila de pescadores, a ilha de Capri virou destino de luxo que atrai celebridades e mais de 2 milhões de turistas por ano.
Mas antes de tudo isso, Capri já havia sido residência de verão de Tibério, o filho do imperador romano Augusto. Hoje restam apenas ruínas das mansões que lá havia.

UM PERFUME NO AR

Além de todo requinte da ilha, existe mais uma coisa que chama a atenção: o perfume no ar. Dizem que em 1380 um padre colheu flores e esqueceu ela na água. Quando se deu conta e foi jogar fora, percebeu o perfume. Até hoje esse perfume é feito pela Carthusia em produção limitada, mas as essências misturam flores típicas, cravos, limão e laranja. E é fácil identificar o perfume, principalmente de limão siciliano, porque quase todas as boutiques, ateliers e galerias exalam esse perfume.

 Arco Naturale

Arco Naturale

LUXO NA TERRA E NO MAR

São vários os atrativos de Capri, principalmente a beleza natural das grutas que rodeiam a ilha. Mas o que chama a atenção mesmo é o congestionamento de lanchas e iates. Nem na Grécia eu tinha visto isso!

COMO CHEGAR EM CAPRI

Existe apenas uma forma de chegar em Capri: de barco. Mas ele pode chegar em Capri a partir de Nápoles, Sorrento, Positano, ilha Ischia e até por cruzeiros. Nós fomos de Nápoles e o custo ida e volta foi de 34,60 euros por pessoa. Em Nápoles existem 2 portos:

  • Calata Porta di Massa: barcos lentos para Capri (1h 20m)
  • Molo Beverello: barco rápido para Capri (50min)

A diferença está no valor, que quase dobra e o no tempo de viagem que é 30 minutos mais rápido. Para sair de Capri, basta comprar o ticket na Marina Grande, no porto.

 Chegando de teleférico em Capri

Chegando de teleférico em Capri

QUANTO CUSTA IR PARA CAPRI

Os preços dos barcos lentos são de em média 14 euros. Já o barco rápido começa em 20 euros. É melhor comprar no dia, com algumas horas de antecedência para não precisar pagar o valor do agendamento do site ou a taxa de reserva de ticket do porto.

Confira aqui o horário dos barcos. E fique atento, pois os horários variam conforme a estação.

COMO ANDAR EM CAPRI

Existem cinco forma de andar em Capri:

  • Teleférico: Vai de Marina Grande até Capri e a subida tem uma vista muito bonita.
  • Ônibus local: Percorre a ilha toda e os ônibus são a cada 20 minutos. É a forma mais econômica de andar entre Capri e Anacapri. E a vista é de tirar o fôlego. Dica: o ônibus chega em Anacapri e você desce na Piazza della Vittoria e para sair, vá para a Piazza della Pace (tem no Maps.me), onde o ônibus sai vazio.
  • Taxi: É a forma mais cara, mas se você está em hotel ou tem mala, sem dúvida compensa. Os taxis são quase limusines.
  • Barco: Essa é a melhor opção para explorar o entorno da ilha, ir nas grutas, nadar, aproveitar o dia na água, enfim, viver Capri.
  • A pé: Essa é a única opção dentro das vilas, já que as ruas são estreitas e as distâncias são relativamente curtas. Ambas as vilas tem mapas nas ruas explicando onde você está e qual a distância para todos os pontos turísticos a partir dali.
 Piazza della Vittoria, Anacapri

Piazza della Vittoria, Anacapri

 Via Camerelle

Via Camerelle

QUANTO TEMPO FICAR EM CAPRI

Tem muito o que fazer em Capri em 1 dia, pois foi o que nós fizemos. Nosso orçamento era de baixo custo e nós conseguimos ver tudo e ainda tomar uma banho de mar antes de ir embora.

Mas não existe tempo certo para ficar lá. Se você tem como passar mais tempo, eu certamente recomendo ficar mais e aproveitar a noite também.

QUANTO DE DINHEIRO LEVAR PARA CAPRI

Nós gastamos só de transporte mais ou menos 45 euros (ida e volta + teleférico e ônibus na ilha + entrada no Jardim de Augustus). Não fomos em nenhum restaurante, pois os valores são bem mais inflacionados do que em Nápoles ou Roma, por exemplo. Optamos por fazer lanche apenas.

 Anacapri

Anacapri

ONDE É A MELHOR VISTA DE CAPRI

Ir para Capri é sem dúvida uma aventura fotográfica, e como esse é o nosso trabalho, é obvio que nós andamos por tudo procurando os melhores lugares.

  • Capri é sem dúvida é o Jardim de Augustus.
  • Anacapri é no belvedere na estrada, uns 5 minutos de caminhada ilha abaixo.
  • No mar é para os Faragliori.

GASTRONOMIA EM CAPRI

A Itália tem uma das gastronomias mais precisadas no mundo e até mesmo Capri tem suas tradições. Se você quer provar algo autêntico, experimente o raviolli de Capri que é recheado com queijo parmesão, a insalata caprese, uma salada feita com tomate, queijo mozzarella, manjericão e azeite. Só de pensar na salada dá água na boca, e ela fica ótima como recheio de sanduíche. Se gosta de doce, prove a torta caprese, feita de chocolate e amêndoas e para beber, o famoso limoncello gelado, um licor de limão siciliano.

 

O QUE FAZER EM UM DIA CAPRI

Capri tem várias atrações, algumas delas tem que pagar, outras são gratuitas. Eu sugiro pinar todos os lugares no aplicativo off-line e grátis Maps.me.

Se você ainda não conseguiu montar seu roteiro, pode seguir exatamente a sequencia de atrações que vou listar aqui, porque elas estão na ordem que nós visitamos também.

roteiro um dia capri italia

NO MAR

Os tours de 2 horas custam 20 euros por pessoa. Já a diária do barco privado custa 150 euros, já com o marinheiro. Inclui os pontos principais da ilha. 

1. GRUTA AZUL

É sem dúvida o lugar que todo mundo quer ir e o que mais chama atenção. As grutas são naturais, com 60 metros de comprimento e 25 metros de largura e você vai de barco dentro delas. No começo é tudo meio escuro e depois os raios de luz vão iluminando tudo e o mar ganhar reflexos azuis. O tour pela ilha de 2h custa em média 18 euros e a entrada na gruta azul é opcional e paga a parte, 14 euros e 5 minutos. 

2. OS FARAGLIONI DE CAPRI

Os Faraglioni são os três rochas no mar a poucos metros da costa. Cada um tem um nome: o mais perto da ilha é Stella, o do meio é Faraglione di Mezzo e o mais longe da ilha é o Faraglione di Fuori. Os Faraglioni têm cerca de 100 metros de altura, sendo que o Fariglione di Mezzo se abre num arco. Os melhores lugares para fotografar eles é do mar ou dos Jardins de Augusto.

 Marina Grande

Marina Grande

MARINA GRANDE

É a porta de entrada da ilha.

3. BANHO DE MAR

É o porto de entrada da ilha de Capri e não tem muito oque fazer ou ver, mas é ali que está a praia livre para banho e água é uma delícia. Portanto, se você só vai passar o dia, aproveite o final de tarde para cair na água.

Leia também:

 

 Via Kupp

Via Kupp

CAPRI

Capri é a principal vila da ilha, fica no alto da montanha e tem muitos atrativos:

4. VISTA A PARTIR DO TELEFÉRICO

A chegada em Capri pelo teleférico já é um evento. A vista dali é de tirar o fôlego e é a partir dali é que toda a aventura começa de fato e as ruas estreitas vão levando em caminhos perfumados.

 
5. LA PIAZZETTA DE CAPRI - PIAZZA UMBERTO I

La Piazzetta de Capri fica no alto do teleférico e é bem pequeninha. Nem parece uma praça, mas é nela que estão boas opções de restaurante com mesinhas e que liga até as boutiques. É ali também um dos melhores lugares para aproveitar o clima da ilha.


6. VIA CAMERELLE

A via Camerelle é sem dúvida o lugar mais glamuroso de Capri. Ela começa com boutiques elegantes e termina com hotéis e mansões que só se podem ver através dos portões. Parece até cenário de filme.

 Jardins de Augustus

Jardins de Augustus

7. JARDINS DE AUGUSTUS

Um dos lugares mais bonito de Capri. Não necessariamente pelo jardim, que é bonito, mas sim pela vista. Tem vista dos Faraglioni de Capri e da Via Krupp na Marina Piccola, os dois cartões postais da ilha.

Custa 2 euros para entrar, mas é o valor mais bem pago de todos. Para chegar lá é só seguir as indicações dos mapas que estão espalhados pelas ruas ou seguir o Maps.me.

8. VIA KRUPP

O alemão Friedrich Alfred Krupp costumava passar as férias de verão em Capri e sempre atracava seu iate em Marina Piccola. Ele achava muito complicado subir de lá até o hostel que estava hospedado e por isso encomendou uma rua ao engenheiro Emilio Mayer que levasse aos Jardins de Augustus. O engenheiro fez um corte nas rochas e superou uma diferença de cerca 100 metros, criando uma das ruas mais interessantes do mundo em zigue zague. Atualmente não é mais possível andar por ela.

9. ARCO NATURALE

O Arco Naturale é um arco natural de 12 metros e 18 metros acima do mar. A estrutura é parte de uma cavidade subterrânea que submergiu milhares de anos atrás. Hoje é uma espécie de ponte natural que proporciona uma vista incrível para o mar.

 Anacapri

Anacapri

ANACAPRI

Anacapri é o outro lado da ilha, uma outra vila charmosa repleta de ruas estreitas e silenciosa. Bem menos turística que Capri.

10. VISTA PANORÂMICA

Uma das vistas mais bonitas de Capri é a partir dos belvederes de Anacapri. Na estrada mesmo, uns 5 minutos caminhando para baixo. Além de grátis, é de tirar o fôlego!

11. MONTE SOLARO

Não fomos, mas você pode gostar. É o ponto mais alto da ilha, a 589 metros acima do nível do mar. De lá tem a vista de toda ilha de Capri, do vulcão Vesúvio, o golfo de Nápoles, toda península Sorrentina, as montanhas da Calábria, os Apeninos e a costa Amalfitana. Para chegar lá tem teleférico a partir da Piazza della Vittoria, que sobe em 12 minutos e custa 11 euros ida e volta ou 8 euros apenas a ida e você volta pelas escadas.

 Igreja de San Michele

Igreja de San Michele

12. VILLA SAN MICHELE – AXEL MUNTHE

Não fomos, mas você pode gostar. A Villa San Michele é um projeto de Axel Munthe, médico e escritor sueco que chegou a Capri em 1885 e decidiu morar em Anacapri, construindo uma casa sobre os restos de uma antiga capela dedicada a San Michele. Nesse lugar estão peças arqueológicas recuperadas por ele, como uma tumba grega e uma esfinge de granito.
Hoje a Villa San Michele é um dos lugares mais visitados de Capri juntamente com a Gruta Azul. Tem que pagar para entrar.

13. CASA ROSSA

A Casa Rossa tem esse nome porque é toda vermelha por fora. Ela mistura diversos estilo de arquitetura e foi construída pelo americano John Cay H. Mackowen que se estabeleceu em Anacapri em 1899. Dentro da Casa Rossa há uma exposição permanente sobre Capri dos séculos 19 e 20.

roteiro um dia capri italia

14. IGREJA DE SAN MICHELE

A Igreja San Michele é uma igreja barroca construída no século 18. Tem uma cruz grega famosa e uma famoso mosaico de Adão e Eva no Paraíso, feito no chão em 1761. Tem que pagar para entrar.

15. IGREJA DE SANTA SOFIA

A Igreja Santa Sofia foi construída em 1510 e fica no final da Via G. Orlandi, a ruazinha que começa na Piazza della Vittoria e que passa por todas atrações de Anacapri.

Tem muito o que fazer em Capri em 1 dia, e todas as dicas que eu dei aqui, estão na sequência de um roteiro. Ou seja, você pode visitar todos os pontos seguindo essa mesma ordem que está listada aqui.

 Igreja Santa Sofia

Igreja Santa Sofia

roteiro um dia capri italia
roteiro um dia capri italia
roteiro um dia capri italia
roteiro um dia capri italia
roteiro um dia capri italia

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%.

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais