O Que não Deixar de Ver em Veneza

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Veneza é uma das idade mais bonitas do mundo. É conhecida pelos seus canais e igrejas que, juntamente com paisagens de tirar o fôlego, fazem deste um dos destinos mais queridinhos da Europa. É única que virou base de comparação para outras cidades do mundo, como “Veneza do Oriente” e “Veneza do Norte”. 

Veneza tem numerosos museus e galerias de arte , e não é à toa, já que ela é autêntico berço da história e cultura italiana. A cidade é pequena, compacta, cheia de ruelas, becos e canais que a tornam perfeita para explorar em poucos dias. E foi por isso que eu fiz esse guia de Veneza. 

O QUE NÃO DEIXAR DE VER EM VENEZA

1. BASILICA DI SAN MARCO 

Basílica di San Marco é sem dúvida a igreja mais conhecida de Veneza. Foi construída no século 9 para guarda o corpo de San Marco, um dos quatro evangelistas. A Basílica de São Marcos era de Doge Agostino Barbarigo em 1493, e foi decorada com ornamentos bizantinos trazidos para a cidade após a queda de Constantinopla. Os mosaicos de ouro cobrem as cúpulas e as paredes, dando um tom distintivo ao seu interior, e toda a decoração reflete a história da cidade que já foi a principal ligação entre o Ocidente o Oriente. Dentro, você ainda pode visitar um grande altar de ouro do século XII, o Pala d'Oro, e os relicários do Tesoro della Basilica.

Piazza San Marco

2. PIAZZA SAN MARCO 

Piazza San Marco é a uma das praças mais conhecidas da Europa. A sua arquitetura em três lados com a Basilica di San Marco no fundo, faz dela um espaço imenso que contrasta com as ruas apertadas da cidade. Para uma visão geral desta praça movimentada, você pode subir na Torre dell'Orologio, onde dois "mouros" batem a hora no sino. Ali também fica o Campanile (campanário) que oferece a melhor vista da cidade no alto dos seus 99m. E ao lado da Basílica di San Marco está o Palazzo Ducale que já foi residência oficial de duques, sede de governo e prisão. 

3. CANAL GRANDE 

O Canal Grande é a principal “via” da cidade, ligando a Piazza San Marco, a Ponte Rialto e os pontos de chegada na cidade. Embora apenas quatro pontes cruzem seu comprimento total, gôndolas andam em vários pontos entre essas pontes. O Canal Grande já foi o endereço mais elegante de Veneza, de modo que os palácios de todas as principais famílias abrem suas fachadas gótica veneziana e do início da Renascença em direção à água. Então, além de andar pelas ruelas de Veneza, aproveite bastante o trajeto do vaporetto. 

Ponte Rialto

4. PONTE RIALTO 

A Ponte Rialto é uma charmosa ponte que marca o local do primeiro assentamento da ilha, chamado Rivus Altus. Datado de 1588, este arco de pedra suporta duas ruas movimentadas e muitas lojas. Além de ser um ponto de travessia no meio do canal, é também um ponto favorito para os turistas que fazem ou posam para fotos, além de observar os barcos passando sob a ponte. Ali perto fica a Igreja de São Bartolomeu,  enquanto do outro lado está o movimentado mercado de alimentos, ocupado tanto pelos habitantes locais como pelos visitantes. Vale a pena conferir! 

5. PALAZZO DUCALE

O Palazzo Ducale impressiona pelo tamanho e a arquitetura desde os tempos antigos. Quando as pessoas entram no palácio, sua impressão fica ainda mais forte quando veem a Porta della Carta, um exemplo perfeito de gótico veneziano do século 14 ou quando sobem a Scala dei Giganti e a Scala d'Oro, apenas para entrar no que muitos consideram mais bela câmara do palácio, Sala del Collegio. E uma coisa interessante é que a Ponte dei Sospiri conecta o palácio até a antiga prisão. A propósito, diz a lenda que os prisioneiros condenados a morte, ao passar pela Ponte dei Sospiri, suspiravam ao pensar que aquela seria a última vez que veriam a luz do dia. 

Libreria Acqua Alta

6. MURANO E BURANO

Um viagem para Veneza fica mais bonita pegando o vaporetto e indo até Murano, a cidade famosa dos artesãos da cidade. Lá você vai ver vários estúdios, principalmente de pecas trabalhadas em vidro. Nela também está o Museu de Vidro no Palazzo Giustinian do século 17, com uma das mais importantes coleções de vidro veneziano. Já Burano é uma vila de pescadores e a forma mais fácil de identificar o que é original e o que é fake, é indo na Scuola dei Merletti que hoje é um museu e expões o melhor da ilha. 

7. LIBRERIA ACQUA ALTA

A Libreria Acqua Alta em Veneza é sem dúvida nenhuma uma das livrarias mais bonitas do mundo. É também um dos endereços mais sugestivos da cidade. Ela foi idealizada por Luigi Frizzo e fica um pouco distante da Piazza San Marco e é o único lugar que você consegue observar uma gôndola em tamanho real no mesmo nível que você está, passando do seu ladinho. Leia Libreria Acqua Alta em Veneza: A Mais Bonita do Mundo

Tour de gôndola

8. TOUR DE GÔNDOLA 

O tour de gôndola é aquele tipo de tour do “tem que fazer”. Na gôndola cabem até 6 pessoas, e isso ajuda bastante na hora de pagar os 80 euros do passeio. O valor é tabelado, mas dá para tentar negociar. 

9. VISTA PANORÂMICA DA CIDADE 

Suba o edifício mais alto de Veneza, o Campanile (99m), construído entre 888 e 912, e desfrute da vista fantástica da cidade e em dias bons, dá até para ver as montanhas Dolomites lá no fundo. 

Veneza

DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE VENEZA 

ONDE TROCAR DINHEIRO EM VENEZA

Existem casas de câmbio na estação Santa Lucia e na Piazza San Marco. Você também pode querer sacar dinheiro, e nesse caso procure pelos “bancomat”, os caixa eletrônicos italianos. 

ONDE ESTACIONAR EM VENEZA

Se você está de carro, estacione perto do centro histórico, em Tronchetto (uma ilha artificial para estacionar) ou na Piazzale Roma (última parada para carros, táxis e ônibus). 

Mercado de Veneza

COMO CHEGAR EM VENEZA

AVIÃO: Veneza tem dois aeroportos, um aeroporto internacional oficial às margens da lagoa, chamado Aeroporto Marco Polo de Veneza, e um menor aeroporto de Veneza Treviso, usado pela empresa de baixo custo Ryanair.

TREM: No site da Trenitalia você pode encontrar conexões para duas estações de trem em Veneza, Santa Lucia e Mestre. A parte bonita de caminhar é a partir da Santa Lucia. 

ÔNIBUS: A estação central de ônibus em Veneza fica na Piazzale Roma, a poucos passos da estação de trem Santa Lucia. Porém, várias empresas de ônibus dirigem exclusivamente para a estação de ônibus Mestre ou Tronchetto, portanto, preste muita atenção quando comprar uma passagem de ônibus. 

FERRY: O principal porto de Veneza é chamado de Stazione Marittima, e é onde a maioria dos cruzeiros no Mediterrâneo e outros grandes navios atracam. Alguns navios menores e balsas e hidrofólios para a Croácia e a Eslovênia chegam às antigas docas de balsas de San Basilio, a sudeste da Stazione Marittima, ao longo do Zattere.

Ponte dei Sospiri

ONDE FICAR EM VENEZA

Preste muita atenção na hora de escolher o seu hotel, pois ou você vai ser obrigado a pegar um vaporetto ou ainda subir e descer pontes arrastando a mala durante longos minutos. Algumas sugestões são:

Hotel Adriático Abbazia de Luxe, ambos na cidade antiga, fácil de ir a pé da estação Santa Lucia, e o Hotel Paris que fica perto da estação Mestre (5min da estação Santa Lucia). 

Outras opções mais econômicas são reservar um Airbnb. Se você ainda não tem conta, cadastre-se através do nosso link para ganhar um descontão (que pode valer até uma noite) já na primeira hospedagem.  Ou ainda escolher a sua hospedagem em cidades próximas, como Pádua Treviso. Veja mais opções de hoteis e hostels AQUI. Se você ainda não sabe escolher hostel, leia Como Escolher um Hostel: Guia para Iniciantes

Essas são as coisas imperdíveis para fazer em Veneza. Pode ter certeza que você vai andar e descobrir muito mais! E não deixe de beber um Spritz no final de tarde, aquele cocktail laranja que você vai ver em todos os lugares. Leia Spritz, o Cocktail Favorito da Itália

Ruas de Veneza

 FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Inclusive na Europa ele é obrigatório (mostrei aqui). Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ITALIA

PIN IT :) 

 

O Que não Deixar de Ver em Veneza

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS