Fotos com Contraste: Criando Destaque na Imagem

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Quando falamos de contraste na foto, estamos falando em fazer uma foto em que as sombras fiquem bem escuras e as áreas claras com mais realces e sem muitos outros detalhes na foto. Essa técnica pode ser muito útil para criar composições que impressionam, porque os olhos naturalmente dirigem-se para áreas com mais contraste. 

É dessa forma que distinguimos todas as bordas e formas, fazendo com que vejamos objetos e formas simples, de um jeito mais atrativo e criativo. Uma foto com essas características de contraste são imagens que não passam despercebidas pelos nossos olhos e que ficam gravadas com mais facilidade.

Existem algumas técnicas e truques para dar mais contraste nas suas fotos. Mas é muito importante começar com uma foto que a exposição seja ajustada de forma que já crie esse contraste naturalmente. Claro que depois você pode continuar esse processo no momento que for editar a sua foto. Nesse artigo eu vou mostrar esse processo.

Fotos com contraste

Fotometre nos Realces (Luzes Altas)

Uma forma de criar contraste é na hora que for fazer a foto. Procure áreas que tenham bastante luz, principalmente em dias de sol, porque assim áreas de sombras são muito mais fáceis de serem achadas. Você deve procurar por áreas que façam parte da foto que queres fazer. Essa luz pode ser direta ou indireta no seu objeto, ou você pode deixar partes da foto com ou sem luz.

Abaixo mostrarei alguns exemplos que podem ajudar nesse entendimento. Basicamente você deve procurar uma mistura de luzes e sombras, partes escuras e claras, e tentar compor de forma que fique claro a sua intensão.

Agora vem uma das partes importantes! Para ter esse resultado de contrastes em sua foto, na hora que você for fotografar, você deve fotometrar nas áreas mais claras, assim sua câmera vai entender que a luz correta é a luz mais clara.  No celular, é só tocar na tela. Leia Como Fotografar com Celular: 8 Dicas Fáceis

Feito isso, está pronto: você teve uma foto com contraste. Isso serve tanto para quem estiver fotografando com câmera profissional quanto com o celular. Nos exemplos abaixo as fotos foram feitas tanto com celular quanto com câmera.

Ferramentas para fazer Contraste na pós-produção

Se você quiser fazer alguns ajustes na pós-produção (edição) da foto, tanto para acrescentar mais contraste ou até mesmo tirar, existem algumas ferramentas que vão te auxiliar a medir a quantia de contraste que te agrada na suas fotos. Essas ferramentas são facilmente encontradas em programas de edição de imagem como LightroomPhotoshopCapture One entre outros. Também são facilmente encontradas nos aplicativos de celular para edição de fotos como Lightroom MobileVSCOSnapseed e até mesmo nos próprios editores de imagem de seu celular.

1. Exposição

A exposição vai alterar a luz inteira de sua foto, por isso é melhor ajustar a exposição na hora da fotografia. Na maioria dos casos, para se ter contraste, deve-se diminuir a exposição. Mas claro, sempre veja após a foto feita se você chegou no resultado desejado. leia também Exposição, Realces e Sombras

2. Contraste

Essa ferramenta provavelmente será a melhor opção para você ajustar de forma mais adequada a sua foto para alcançar o contraste desejado. Ela rapidamente separa os tons da sua foto, dando mais realces a partes mais claras e tons mais escuros em áreas mais escuras, apenas justando para um lado ou para outro.

3. Realces

Essa ferramenta vai ajudar a você a recuperar detalhes em algumas áreas de muita luz que podem ter perdido informação na hora que você fotografou. Ajustar os realces ajuda ainda mais a você dar ainda mais contraste a suas fotos. Leia Guia Entendendo Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Exposição

Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários! 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

PIN IT :) 

 

Fotos com Contraste: Criando Destaque na Imagem

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS