Fotos sem Contraste: Tons Suaves

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Fotos feitas sem muito contraste mostram mais os detalhes da foto, isso porque preserva desde as sombras escuras até luzes altas e claras. Esse controle entre as sombras e os realces, tornam as cores mais suaves e naturais em toda a foto. Nesse caso é o oposto de colocar mais contraste, porque são cores menos saturadas, há mais detalhes nas sombras, com um toque que parece um pouco desbotado (fade), principalmente nas áreas pretas.

É sempre importante lembrar que fotos com contraste ou sem contraste, são formas de você começar a achar seu estilo na fotografia, por isso eu aconselho sempre a experimentar todos os tipos de edições e luzes. Leia Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

Para ter esse tipo de resultado, existem algumas maneiras que vou explicar aqui nesse artigo.

Fotos sem Contraste

A primeira delas, é sempre a que eu aconselho: o melhor é começar no momento que for fotografar (ajustar na câmera), e depois se precisar, usar ferramentas de edição para alcançar o resultado.

  • Tente sempre começar com luzes mais suaves. 
  • Evite fotografar diretamente no sol para evitar sombras muito duras. 
  • Experimente fotografar na sombra, mas evite deixar muito escuro seu objeto.

Feito isso você já tem um estilo que, depois na pós-produção, será mais fácil você colocar seu estilo na edição também. Mesmo as câmeras profissionais e celulares já vem com um certo tratamento de imagem, por isso será importante você ajustar o contraste e a saturação, mesmo já tento fotografado de forma que não deixasse muito contraste e saturação.

As ferramentas abaixo vão te auxiliar a ajustar a sua foto para que parece com a aparência de que deseja, nesse caso uma foto mais suave e sem muito contraste. Essas ferramentas são facilmente encontradas em programas de edição de imagem como LightroomPhotoshopCapture One entre outros. Também são facilmente encontradas nos aplicativos de celular para edição de fotos como Lightroom MobileVSCOSnapseed e até mesmo nos próprios editores de imagem de seu celular.

Ferramentas Eduardo e Monica

1. Contraste

Essa ferramenta é a primeira que você pode usar, no caso você deve diminuir o contraste para se ter uma foto sem contraste. Tome cuidado quando aplicar algum filtro ou preset, pois geralmente eles veem com uma carga de contraste bem alta.

2. Saturação

Diminua um pouco a saturação, isso vai ajustar e deixar a foto com um ar mais natural. Mas não baixe muito, porque senão você vai perder cor, e estamos falando de baixar o contraste e não perder cores. Isso vai ajudar no caso de você ter aplicado algum filtro ou algo parecido.

3. Realces

Ajuste os realces para salvas luzes que estouraram, por exemplo no céu ou em partes que o sol ficou mais intenso e forte. Leia Exposição, Realces e Sombras

4. Sombras

Abrir as sombras vai ajudar a dar mais suavidade nas partes escuras da foto, mostrando mais detalhes dessas partes. Cuidado ao abrir demais as sombras, pois a foto pode parecer um pouco artificial.

5. Desbotar

Essa ferramenta é encontrada no App VSCO Cam. Já no Lightroom ou em outros App você deve alterar a curva de tons para obter esse resultado. Basicamente ele faz com que sua foto fique um pouco mais desbotada, dando um ar mais antigo e parecendo que a exposição ficou um pouco mais baixa.

Experimente brincar com 2 ou 3 dessas ferramentas, para começar a ter um ar de menos contraste em suas fotos. Pequenos ajustes podem ir longe. Tome cuidado para não exagerar. Aos poucos você vai encontrar seu estilo e depois fica fácil de chegar no resultado desejado.

Gostou das dicas? Espero que você possa aproveita-las e experimentar coisas novas em suas fotos. Se tiver dúvidas, manda aqui nos comentários! 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

PIN IT :) 

 
 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS