Kudeejeen, Uma Comunidade Portuguesa em Bangkok

Texto e Fotos: MONICA MORAS

Kudeejeen é um daqueles lugares de Bangkok que todo mundo deveria visitar pela história e pela facilidade de conhecer. Entre ruas estreitas às margens do Rio Chao Phraya existem um templo chinês, uma igreja católica, um templo budistas e uma história curiosa.

 Processed with VSCO with l1 preset

Kudeejeen foi uma comunidade portuguesa de Bangkok

A história de Kudeejeen é muito interessante e envolve os portugueses. Logo depois da destruição de Ayutthaya, a antiga capital do Reino de Sião, lá em 1767, o rei transferiu o comando para Thonburi. Nesse tempo ele convidou diferentes comunidades para ocupar espaços, como os portugueses em Kudeejeen. Os portugueses foram os primeiros europeus a ocupar Ayutthaya, logo após dominarem Malaca na Malásia em 1551, num acordo como Rei Taksin para o suprimento de munição contra o exército de Burma, por isso esse convite para a nova capital.

O espaço ocupado pelos portugueses trouxe uma culinária diferenciada para a região e uma mistura de católicos, muçulmanos e budistas que conviveram em paz por mais de 200 anos. Mas quem dominou mesmo Kudeejeen foram os chineses que também vieram seguindo o rei.

O Kudeejeen é bem mais do que ruas estreitas, apenas o suficiente para uma moto, e casa de telhado de zinco. É uma região com uma herança cultural que ainda se mantém preservada e nem mesmo tem uma loja de conveniência que não seja local. Não, não tem 7Eleven!

Leia também

 

O QUE VER EM KUDEEJEEN

 

 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset

1. TEMPLO KUAN AN KENG

Templo Kuan An Keng foi construído por chineses na época que o Rei Taksin transferiu a capital para Thonburi. Originalmente eram dois templos, mas no reinado do Rei Rama III os chineses demoliram os templos gêmeos e reconstruíram um novo, o Kuan An Keng.

Depois de muitos anos sem cuidado, a família Sae Sim, uma das mais antigas a residir na região, assumiu os cuidados com o templo.

  • Como chegar: saindo do píer, vá para a esquerda na margem do rio.
  • Horário: 7:30 às 17:00

 

2. IGREJA SANTA CRUZ

A Igreja Santa Cruz foi construída pelos portugueses em 1770 e é uma das mais antigas igrejas católicas de Bangkok. A estrutura original de madeira foi severamente danificada durante um incêndio e foi reconstruída em tijolos em 1916. A igreja é cercada e no pequeno espaço a sua frente estão as imagens da Virgem Maria e de Jesus crucificado.

Assim como todas as igrejas católicas, essa também tem obras sociais na região, com uma escola e um convento. Hoje a igreja também é conhecida com Wat Kudi Jeen, ou igreja chinesa.

  • Como chegar: saindo do píer, vá para a esquerda na margem do rio.
  • Horário: das 5:00 às 7:00 e das 17:00 às 19:30
 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset

3. WAT KANLAYANAMITR

O templo Wat Kanlayanamitr foi construído no reinado do Rei Rama III nas margens do rio Chao Phraya e está em reforma geral. É nesse templo que os locais fazem suas orações pedindo uma boa jornada. O templo é imenso e muito bonito.

  • Como chegar: na saída do píer.
  • Horário: das 8:00 às 16:00

 

4. COMER O KANON FARANG KUDEEJEEN

A Tailândia em si já é um país com uma variedade imensa de sabores, mas em Kudeejeen a mistura portuguesa ainda está viva. Não é difícil de achar o kanon farang kudeejeen, um bolinho feito de farinha, ovo e açúcar. Vende na Thanusingha Bakery House.

  • Como chegar: Kudeejeen Soi 7
  • Horário: das 9:00 às 17:00
 Processed with VSCO with l1 preset

COMO CHEGAR EM KUDEEJEEN

Existem várias formas de chegar em Kudeejeen:

1. Atravessando o rio através do píer do Flower Market, o Pak Khlong Talat. Veja no Google Maps o lugar da travessia. É só procurar o Flower Market e dar zoon para ver a rota tracejada no mapa (Pak Khlong Talat – Wat Kanlayanamit).

2. Atravessando a pé a ponte Memorial Bridge e caminhado até lá. É bem pertinho! Para chegar na ponte tem o Pier Memorial Bridge.

3. Indo a pé a partir do Wat Arun. Perto!

4. Desembarcando no píer do Wat Kanlay. Os horários são péssimos.

 

DICAS DE KUDEEJEEN

  • Não precisa pegar o tour de bicicleta.
  • Em 1:30 aproximadamente você consegue ver tudo calmamente e fotografando.
  • Inclua o Kudeejeen no seu roteiro pela Old Town vindo do Flower Market ou do Wat Arun.

 

ROTEIRO DE 1 DIA EM BANGKOK

Sugiro no roteiro de 1 dia em Bangkok: Grand Palace, Templo do Buda Reclinado, Wat Arun, Kudeejeen e Flower Market. No caminho haverão outras atrações interessantes e a noite fica livre.

Veja o post Roteiro passo a passo em Bangkok
 

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%.

 Processed with VSCO with l1 preset
 Processed with VSCO with l1 preset
 
 

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS