Transporte em Phuket: Como Circular pela Ilha

Texto: MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero

O transporte em Phuket é complicado. Há taxi, tuktuk, Grab, Bold, ônibus público e as motos. Porém, pelas distâncias serem muito longas, tudo é caro ou demorado. Por isso, fazer passeios é a melhor alternativa para circular na ilha se você tem pouco tempo.

Transporte em Phuket: Como Circular pela Ilha

TRANSPORTE EM PHUKET: COMO CIRCULAR PELA ILHA

Em Phuket há taxis e Grab e Bold (Uber da Asia). Taxi e Grab / Bolt são caros. Um trajeto curto pode chegar aos 600 baht, enquanto em Bangkok sairia por 300 baht.

Para quem vai ficar pouco tempo e fazer muitos passeios, talvez esteja tudo bem. Mas ter um transporte tão caro inibe o viajante de explorar novos lugares na ilha, que é muito bonita longe da parte turística. Já pensou gastar 20 dólares por trecho, no mínimo? Encarece a viagem!

Fizemos uma simulação simples: da BangLa Road até o hotel Grand Mercure. A pé são 10 minutos, de Grab são 274 baht. De Kamala Beach para Patong Beach, são 555 baht, um trajeto mais curto do que ir dos templos de Bangkok até o aeroporto. Porém os valores ficam astronômicos para ir até o Big Buddha.

Existe uma espécie de máfia dos taxis na ilha, onde você não tem opção de negociar a seu favor. E mesmo o Grab e Bold, os carros aplicativos, são caros. Ainda assim, são a forma mais segura e rápida de se locomover.

Sobre os tuktuk em Phuket: eles já estão no Grab! Eles tendem a ser mais baratos do que pegar taxi.

ÔNIBUS EM PHUKET

Há um ônibus público que sai de Patong, passa em Karon e vai até a Old Town. Sai a cada 45 minutos, custa 60 baht e o trajeto leva /1h30min. É como um caminhão adaptado. O ponto fica em frente ao Ocean View Bar.

Há também uma rota que percorre as praias mais turísticas. Não recomendo depender deste ônibus para circular pela ilha, pois ele é realmente muito demorado e vai parando. 

COMO IR DO AEROPORTO DE PHUKET PARA O HOTEL

Para ir do aeroporto de Phuket até o hotel em Patong Beach, por exemplo, há vans compartilhadas por 180 baht. Há taxi por 800 baht (valor fixo) ou Grab e Bolt por volta de 650 baht dependendo do horário.

Todas as alternativas demoram em média 1h no trânsito, pois realmente é muito longe. E há opções direto para o píer que leva para Koh Phi Phi. Como ir de Phuket para Koh Phi Phi

Se você preferir a comodidade, pode agendar o seu transfer no 12Go, a mesma plataforma que recomendamos para agendar o ferry entre as ilhas, os ônibus e trens na Tailândia e Sudestes Asiático. Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens

ALUGUEL DE MOTOS EM PHUKET

Sobre o aluguel de motos em Phuket, eu particularmente tenho receio de recomendar. O trânsito é confuso, com muitas curvas, subidas e descidas. São comuns os acidentes. Inclusive de leitores nossos.

Por mais que você tenha a Permissão Internacional para Dirigir, ela não vale nada na Tailândia e nem para os policiais que fazem barreiras e multam. Só valem para quem aluga e já sabe das possibilidades. E as barreiras são frequentes, principalmente na rota do Big Buddha.

Uma multa de 500 baht aplicada e você precisa pagar na hora, e pode sair andando com a moto mais dois dias. Quem não paga na hora tem a moto apreendida. Não sei explicar a lógica, mas é assim em Chiang Mai também.

Sobre a validade da Carteira de Motorista, veja a informação que consta no site da Embaixada Brasileira:

“Segundo as leis tailandesas, os motoristas, para dirigir na Tailândia, devem portar carteira de motorista tailandesa. Carteiras de motorista estrangeiras ou carteiras internacionais não são aceitas para dirigir no país, nem mesmo no caso de turistas de passagem (a não ser as carteiras emitidas por alguns países vizinhos da Tailândia).”

E lembre-se que em caso de acidente, sem habilitação, o Seguro Viagem pode não cobrir. Fique atento! E jamais esqueça de usar o capacete corretamente.

Evite os golpes: Não deixe o seu passaporte na locadora. Fotografe e filme toda a moto antes de sair da loja, pois existem lojas que alegam que você danificou a moto e tem que pagar. Se estiverem com o seu passaporte, a situação fica pior ainda.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

O que Fazer em Lisboa com Chuva

Próximo
Próximo

Old Town Phuket: Como é o Mercado de Domingo