Meknès, A Antiga Capital do Marrocos

Translate here!

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Meknès é uma das cidades imperiais do Marrocos, dona de uma beleza arquitetônica singular bem preservada e também é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Foi fundada no século 10 e em 1672 o sultão Moulay Ismail, conhecido por sua crueldade, declarou Meknès a capital do Marrocos. Passamos poucas horas na cidade, mas foi o suficiente para descobrir um pouco do que Meknès tem de melhor.

meknes marrocos

A cidade é rodeada por uma enorme muralha de 40km e foi construída há mais de 350 anos. O cartão postal da cidade é o Bab Mansour, um portão imenso que fica de frente para a praça principal da medina, a Place Hedim. Ali é uma versão mais tranquila da Djemaa el-Fna de Marrakech onde acontecem apresentações, estão os restaurantes e algumas barraquinhas de venda de produtos. Dica: quanto mais próximo do portão de entrada da medina, mais barato é o restaurante.

Falando em medina, ela é tão muito organizada e tranquila, bem diferente de Fez ou Marrakech. É possível andar tranquilamente olhando as coisas sem todo o assédio dos vendedores ou hordas de turistas disputando lugar nas ruas estreitas.

meknes marrocos
meknes marrocos

 

Como Chegar

Meknès fica a apenas 30km das ruínas romanas de Volubilis e 70km de Fes, o que torna tudo ainda mais interessante e fácil de fazer uma visita de uma dia. A melhor forma de chegar em Meknès é de carro. Nós fomos fizemos um tour de 15 dias pelo Marrocos com motorista. Mas você ir de grand taxi, os taxis compartilhados a partir de Fes ou ainda ir de trem numa viagem de pouco mais de 30 minutos, com trens saindo de hora em hora.

meknes marrocos

 

O Que Fazer

Nós não fomos em todos os pontos de interesse, mas você poderá gostar de ver:

BAB MANSOUR: É o maior e mais bonito portão de Meknès, ouso dizer do Marrocos todo. Bab significa "porta" em árabe. Ele fica de frente para a Place Hedim e fui construído no começo do século 18.

PLACE HEDIM: É a praça principal da cidade onde estão comidas de rua, apresentações e pequenos expositores.

REAL CAMPO DE GOLFE DE MEKNÈS: Além de ser um campo de golfe, os jardins são muito bem preservados e abriram ao público apenas em 2007. Há um café com terraço e vista para o campo.

MEDERSA BOU INANIA: Um escola do alcorão toda decorada de azulejos. Tão bonita quanto a de Fes ou Marrakech.

MUSEU DAR JAMAI: Museu de Artes Marroquinas com artefatos da história do alcorão. Ele fica atrás da Place Hedim.

AL MASJID AL ADAM: A maior e mais antiga mesquita da cidade. Não é permitida aa entrada de não-muçulmanos.

meknes marrocos
meknes marrocos
meknes marrocos

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%.

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais