As Melhores Lentes para Retratos

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Qual é a melhor lente para fotografar retratos?

Existe mesmo essa “tal” lente?

Como e qual melhor lente fazer um retrato é um dúvida frequente. Com uma variedade imensa de lentes e com aspectos técnicos um pouco difíceis de serem compreendidos como distância focal, abertura e estabilizador de imagem, não me surpreende que tantas pessoas estejam confusas sobre qual lente devem comprar para ter uma qualidade boa de imagem em suas fotos de retratos. Nesse artigo, eu vou entrar nessas questões e fazer com que você se pergunte e responda a sim mesmo essa questão:

Qual é a melhor lente para fazer retratos?

Canon 35mm f/1.4 - Usada em uma Canon T3i (com fator de corte) virou 50mm

1.  Qual é a distância da pessoa fotografada que você se sente mais confortável?

Antes de decidirmos que nós queremos uma nova lente para fazer retratos, nós frequentemente nos prendemos em alguns aspectos técnicos como Abertura, Aberrações Cromáticas etc. Depois disso devemos fazer a pergunta mais importante para nós mesmo: Qual é a lente certa para mim?

Bom, você deve investir numa lente que sirva para o tipo de trabalho ou estilo de fotografia que você queira ter. E não apenas porque você quer a “melhor” lente, porque leu reviews (avaliações) sobre ela em sites. Agora é a hora de você entender que você precisa de uma lente baseada no seu estilo, por isso vamos discutir diferentes estilos de fotografia de retratos.

Estilos de fotografia de retrato

Alguns fotógrafos preferem fotografar pessoas (fazer retratos) de longe, como se fossem Paparazzo. É uma técnica que você praticamente se esconde da pessoa e ela não consegue te ver. Em contrapartida, outros fotógrafos preferem estar perto e conectado com seu objeto, nesse caso a pessoa. Cada um desses métodos tem suas vantagens e desvantagens.

Se você é, ou quer ser um fotógrafo profissional que faz fotos de família, crianças, ensaios e casamento, não há razões para você se preocupar em fotografar com muita distância, a menos que você queira algo diferentes em alguns aspectos.  Porém, na maioria desses casos, as melhores lentes são as menores, com distância focal mais curta. Ou seja, você não precisar ter uma lente com uma distância focal longa, que aliás, são pesadas e de difícil manuseio.

O mesmo serve para fotógrafos de viagem como eu, que quando faço foto de pessoas, gosto de estar perto delas e me conectar com elas. Eu tenho comigo sempre uma lente de grande distância focal*, mas é para trabalhos específicos, e no final acabo nem usando muito ela.

No caso de você estar conectado com as pessoas, lentes fixas como a 24mm, 35mm ou 50mm, e outras opções como 24-70mm (numa Full Frame) ou uma 17-55mm (numa câmera APSC-fator de corte), onde ambas são maravilhosas. Veja os valores no final do artigo.

*lentes fixas, são lentes que não permitem alterar a distância focal, ou seja, você não consegue dar zoom.

Canon 35mm f/1.4

Por outro lado, talvez você prefira fotografar pessoas de longe por diversas razões, como ter fotos da pessoa distraída, ou porque a pessoa não se sente confortável em frente a câmera, ou até mesmo fotografando pessoas na rua que você não conhece. Nesses casos a melhor opção para você é uma teleobjetiva. Você pode escolher entre lentes fixas, como 85mm ou 100mm ou escolher as que tem zoom, como 24-70mm, 70-200mm, 18-135mm ou 24-105mm. Veja os valores no final do artigo. 

Eu já testei todas elas e funcionam muito bem nesses casos. Digo isso porque desde quando comecei a fotografar pessoas eu testei todos os estilos para montar o meu. Nesse processo tiver erros e acertos, e hoje eu junto toda minha experiência para retratar de forma que me convém.

Canon 70-200mm f/2.8

Assim uma dica que dou é:

Saia da sua zona de conforto

Uma das minhas primeiras lentes quando comecei a fotografar ainda como hobby foi uma 18-200mm. Eu havia juntado um dinheiro para comprar essa lente, pois eu achava ela muito versátil naquela época. Com ela eu pude experimentar várias distâncias focais e percebi que eu me sentia mais confortável fotografando de longe. Foi aí que decidi comprar uma lente com mais qualidade e investi na 70-200mm.

Durante esses 10 anos de fotografia eu fui ajustando meu estilo fotográfico, principalmente fotografia de pessoas. E eu percebi que cada vez mais eu queria estar conectado com as pessoas. Então passei de 70-200mm para 85mm, 50mm e 35mm. Inclusive a 35mm é a lente que eu uso para fazer 90% dos meus retratos. Eu também uso a 24mm, mas é muito pouco.

Então se você fotografa com teleobjetiva, tente mudar aos poucos e chegar a fotografar com 35mm. Fotografe com ela durante uma semana, com isso você vai expandir seus horizontes na fotografia e começar a sair da sua zona de conforto.

Canon 35mm f/1.5

2. Qual tipo de retrato você quer fazer?

Bom, para fazer um bom retrato você deve antes entender o que é um retrato. Segundo a Wikipedia um retrato é: “O retrato é um gênero na pintura, ou na fotografia, onde a intensão é descrever um sujeito humano [...] Espera-se que um retrato bem feito mostre a essência interior do sujeito (do ponto de vista do artista).”

Essa é uma breve definição para começarmos a pensar no que é necessário para um bom retrato. Um bom retrato tem que contar uma história. A história sobre a pessoa fotografada e essa história pode ser contada de diferentes formas. Veja o artigo Fotografia de Viagem: Contando uma História com Fotos

Quando pensamos sobre um retrato, nós pensamos naquele retrato clássico, de perto, do rosto, da cintura para cima. Esses retratos eram feitos por pintores quando retratavam seus reis, ou então como Steve McCurry, fotógrafo da National Geographic que fotografou a menina Afegã, que se tornou um dos retratos mais conhecidos no mundo. 

 Canon 35mm f/1.4

Canon 35mm f/1.4

Canon 35mm f/1.4

Em qualquer um desses casos, essas não são as únicas formas de contar uma história de uma pessoa. Por exemplo, você pode fotografar uma pessoa no seu meio, onde vive, capturando ela no seu dia a dia. Esse método é o meu favorito. Nesse método você não conta apenas a história da pessoa com mais facilidade, como também conta a história do lugar da cultura que ela vive. Outra opção é “Detalhes”. Nesse caso você vai contar a história dando ênfase um algum elemento específico da pessoa, como as mãos, por exemplo. 

Então, em termos de escolher a lente certa para retratos, a lente 50mm fixa é a lente mais tradicional na escolha de muitos fotógrafos. Ela cria retratos clássicos, mas ela não é a lente certa quando você pensa em retratar uma pessoa no local onde vive, no seu ambiente. Por outro lado, você pode usar lentes um pouco mais angulares como a 35mm ou a 24mm.

Canon 35mm f/1.4

3. Qual a melhor abertura para o tipo de retrato que você vai fazer?

Sem entrarmos muito nesse aspecto técnico, a abertura (f/) na lente afeta dois elementos principais em relação as fotos de retratos:

  • A quantidade de luz que entra através da lente.
  • A possibilidade de criar uma curta profundidade de campo “Depth of Field”, que é no caso o desfoque no fundo da imagem ou o desfoque de algo que esteja em frente ao sujeito.

Ou seja, se você escolher comprar uma lente com uma grande abertura (número de f/ pequeno) você terá a possibilidade de:

  • Fotografar em condições de luzes muito baixas (quase sem luz).
  • Criar uma curta profundidade de campo, o que para retratos é geralmente recomendado.

Canon 35mm f/1.4

Lentes com aberturas entre f/1.2 e f/1.4 podem custar caro, mais de R$ 5.000,00 reais. Mas ninguém melhor que você sabe se irá precisar fotografar em baixas condições de luz para investir tanto dinheiro em uma dessas lentes. Leia Câmeras e Lentes Fotográficas para Iniciantes. Se você já é um profissional e que trabalha com casamentos, por exemplo, vai saber que sim, uma lente dessas vai fazer um grande diferencial em suas fotos. Agora, se a maioria das fotos que você faz são durante o dia e ao lado de fora, você não precisa de certas lentes como essas.

O efeito de desfoque atrás do objeto que muitos de nós adoramos, não necessariamente tem que ser feito com uma lente dessas. É possível comprar lente de abertura f/1.8 e f/2.8 com preços bons e que te darão resultados muito satisfatórios. Quando usamos aberturas abaixo de f/3.5, temos que prestar muita atenção no foco, pois em f/3.5 para baixo (f/2.8, f/1.4, etc) o foco fica muito sensível e é possível que você foque, por exemplo, nos cílios da pessoa, e aí os olhos não ficarão em foco. Ou seja, preste muita atenção na hora de escolher a sua abertura quando for fazer um retrato.

Canon 35mm f/1.4

Canon 35mm f/1.4

Canon 50mm f/1.4

4. Quanto de peso você está disposto a carregar?

Como eu disse no início desse artigo, eu carrego comigo uma 70-200mm. Ela é um lente grande e pesada, que uso muito pouco. Essa foi a minha escolha, o que não necessariamente deve ser a sua.

Peso é uma das coisas que as pessoas devem considerar quando escolher uma nova lente. O peso nas lentes é crucial, especialmente se você é um fotografo de viagem, como eu. Você deve escolher as lentes certas, para que você não leve coisas extras e que não vá usar. Como um fotografo de viagem, às vezes você acaba carregando seu equipamento o dia inteiro, e isso no final do dia acaba sendo muito cansativo. Exemplo da 70-200mm: é uma lente fantástica, mas deve-se considerar no caso de uma viagem. Ela é excelente para estúdio, moda, retratos e fashion, mas eu uso muito também para retratos e paisagens. 

Se você não está disposto a carregar muito peso, pense sobre as lentes pequenas, lentes fixas como a 24mm, 35mm, 50mm e até a 85mm. Devo até te incentivar a usar apenas uma lente como a 24-105mm f/4, que é uma lente versátil e que entrega ótimos resultados. Tenho um artigo falando sobre a 24-105mm f/4 da Canon: Por que usar a lente 24-105mm em viagens?

 Canon 35mm f/1.4

Canon 35mm f/1.4

Existem muitas outras coisas para considerarmos ao escolher uma lente, desde qualidade ótica, aberração cromática, perspectiva, estabilizador de imagem e muito mais. Por agora e para manter as coisas mais simples e claras, eu foquei em aspectos que são claros na hora de escolher as sua lente para retratos ou até para fotografia de viagem.

A coisa mais importante é que a lente deve fazer parte de você e você deve se sentir bem e confortável com ela. Ela deve fazer parte do seu estilo fotográfico. E não esqueça: não importa a lente que você tenha ou que você escolheu, logo ali na frente talvez você esteja mudando seu estilo fotográfico e queira outra lente, e isso é ok.

RESPONDENDO A PERGUNTA: 

Qual é a melhor lente para fazer retratos?

É aquela que se enquadra no seu estilo fotográfico, que caiba no seu bolso e, principalmente, aquela que você tem agora com você.

 Canon 35mm f/1.4

Canon 35mm f/1.4

Gostou do artigo? Então vamos fazer mais retratos e contar mais histórias. E ajuda a compartilhar ele também! 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE FOTOGRAFIA

Pin it :) 

 

As Melhores Lentes para Retratos

 

Veja os preços das lentes deste artigo

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS