Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar

O Mercado das Flores de Bangkok (Pak Khlong Talat) é um dos 10 maiores mercados atacadistas de flores do mundo, está em os 3 mais importantes mercados de orquídeas. Aberto 24 horas por dia, e 7 dias por semana, este mercado é uma experiência diferente para ter em Bangkok.

Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar
Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar

Embora possa não ser uma atração turística comum, o Pak Khlong Talat atrai visitantes que buscam experiências mais locais em Bangkok. E de fato é um lugar para observar uma atividade tipicamente local.

Durante o dia o que se vê são artesãos fazendo guirlandas e arranjos, pessoas montando as bandejas de frutas de oferendas, fornecedores de gelo passando apressados para abastecer os comerciantes de botões. A noite, próximo da meia noite, é quando o mercado fica mais agitado com a chegada das flores.

Dividido em setores, o mercado é interessante de ver de um lado da avenida, onde estão as flores que vão para os templos, e do outro lado da avenida onde estão as flores ornamentais, com cores que até então, nunca tínhamos visto. Flores que abastecem Bangkok, todas as cidades no entorno, e são enviadas para outras províncias do país.

Pak Khlong Talat significa “mercado na foz do canal”. Este lugar originalmente começou como um mercado flutuante no início do século 18, durante o reinado do rei Rama I. Mais tarde, no século 19, a área se tornou um grande mercado de peixe. 

Na década de 1950, quando as autoridades locais se cansaram do cheiro de peixe do mercado que se espalhava pelo então centro de Bangkok, vendedores de flores e produtos agrícolas foram autorizados a ocupar a área. O mercado se desenvolveu e hoje é o Mercado de Flores de Bangkok.

Você pode fazer um passeio guiado pelo Mercado das Flores ou andar por conta própria. O mercado fica na beira do rio, muito próximo do Grand Palace, Wat Pho, Wat Arun, Museu Siam e da região do Kudeejeen, além do Chinatown. É uma atração interessante de incluir no roteiro se você gosta de flores.

COISAS PARA VER NO BANGKOK FLOWER MARKET

FLORES TAILANDESAS LOCAIS: jasmim, crisântemo, gérbera, orquídeas, lírios, rosas e muito mais. A maioria das flores é cultivada nas províncias mais próximas de Bangkok, como Nakhon Pathom. Espécies mais raras, como tulipas, são enviadas de províncias do norte da Tailândia, como Chiang Rai e Loei.

FLORES IMPORTADAS: tulipas, bocas-de-leão, íris, lisianthus, delfínios, entre outras.

PHUANG MALAI: uma arte tailandesa antiga de juntar, com agulha e linha, pequenos botões até formar uma guirlanda. Os artesãos tailandeses habilidosos criam as guirlandas de Phuang Malai nos balcões do mercado para que todos possam ver. Eu já fiz um workshop dessas guirlandas, e o que eles fazem em 2 minutos, eu levei quase 20 minutos.

BAISRI: oferendas de flores em forma de cone feitas com crisântemo e outros botões a folhas enroladas de bananeira e pandan. A forma de Baisri representa o Monte Meru, o centro do universo no hinduísmo.

Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar

FRUTAS E VEGETAIS FRESCOS: Pak Khlong Talat tem mais do que apenas flores. No fundo do mercado há ainda vegetais, frutas e temperos.

ACESSÓRIOS PARA ARRANJOS DE FLORES: incenso, velas, flores de tecido e plástico, entre outros produtos que ajudam a montar as oferendas e arranjos.

MERCADO DE FLORES DE BANGKOK

  • ENDEREÇO: Pak Khlong Talat

  • HORÁRIO: 24 horas por dia, 7 dias por semana

  • PASSEIO: Agende o passeio guiado pelo Mercado de Flores de Bangkok, que inclui também a visita no Little India

  • COMO INCLUIR NO ROTEIRO: Fica próximo do Museu Siam, Grand Palace, Wat Pho, Wat Arun, Chinatown

Leia também:

Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar
Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar
Mercado das Flores de Bangkok: Como é e Como Visitar

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

O Que Fazer em Koh Lipe na Tailândia

Próximo
Próximo

Mercado dos Amuletos de Bangkok: Como é