Tudo Sobre Koh Lipe na Tailândia

Translate here!

Texto:MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS  

Quando se pensa em Tailândia, é impossível não imaginar uma praia de areia branca, mar azul turquesa, barquinhos com fitas coloridas, uma ilha perdida no meio do mar. E não é que isso existe mesmo?! To falando de Koh Lipe, uma ilha minúscula, com corais bem preservados e sem hordas de turistas.

-Veja o post Tudo sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

Koh Lipe é bem complicada de chegar vindo de Bangkok ou Phi Phi Island, mas bem fácil a partir de Langkawi, na Malásia, em apenas 1:30h de jetty. Veja os horários aqui

Para alegria geral de quem se aventura a chegar nesse cantinho da Tailândia, a ilha ainda não faz parte do roteiro clássico. É claro que tem turistas, a maioria italianos e espanhóis, mas nada que atrapalhe para fazer uma foto da paisagem, que faça esperar pra entrar num restaurante ou que fique “se batendo” na estreita rua que leva de um lado ao outro da ilha em 20min.

-Veja o post Koh Samui, A Ilha de Luxo da Tailândia

Koh Lipe é dividida em 3 praias

  • Pattaya, a menos bonita e onde está a imigração

  • Sunrise, a mais bonita, onde dá pra fazer snorkel, alugar caiaque e onde se vê aquela imagem famosa do Google

  • Sunset, onde como o nome diz, se vê o por do sol

Durante o dia a atração são as praias ou os tour de snorkeling pelas pequenas ilhas na volta e durante a noite o pessoal se concentra ao longo da Walking Street, uma rua cheia de lojinhas, pubs, restaurantes e tudo mais que se imagina de um centrinho de praia.

Em um dia dá para fazer tudo com calma, mas sinceramente 3 dias é o mínimo para compensar a trabalheira que é para chegar nessa ilha, que fica mais na Malásia do que na Tailândia. E conpensa muito! Na ilha dá para ver o por do sol na isolada Sunset Beach, e aproveitar os restaurantes, barzinhos e lojinhas ao longo da Walking Street da Pattaya Beach.

Na Sunrise Beach dá para relaxar vendo o mar e bebendo um suco natural, fazer snorkel, alugar um caiaque e almoçar com a vista a partir do Mountain Resort Koh Lipe. E os preços na ilha são bem pagáveis, mesmo sendo mais caros para o padrão tailandês.

Onde Ficar em Koh Lipe

A ilha tem vários tipos de hospedagem, nos escolhemos ficar no Shanti Hostel. Localização perfeita, atrás do Bloom Café, na esquina da 7Eleven. Quarto privado com ar condicionado e banheiro! A ilha é muito quente, então pagar por um quarto com ar vale cada centavo! O dono é um italiano, o Mário, e ele também tem quartos compartilhados, a cama custando 400TBH. Se for de dupla/casal, sugiro pegar o quarto privado, porque o valor é o mesmo por pessoa. 

Para ficar no meio de tudo, com fácil acesso para qualquer lado e na esquina do 7Eleven, tem o Shanti Hostel. Já os hoteis pé na areia são Forra Dive, o Salisa Resort, e o mais em conta Coco Beach Bungalows. Ainda pé na areia, mas do outro lado da ilha e com preço ótimo é o Bayview Hill Resort

DICA: Koh Lipe é linda, mas é longe, e a vantagem é que a Sunrise Beach é ótima para ficar (sem ordem definida) na areia pegando sol, entrando no mar, bebendo alguma coisa. 

Veja também Melhor Época Para Viajar Para a Tailândia: Clima por Mês 

Comer e Beber

Para comer e beber existem várias opções e os melhores lugares ficam na Walking Street. O clima na beira da praia é bem fraquinho. Talvez a parai mais animada a noite seja Pattaya, mas ainda assim Walking Street é o melhor lugar no sentido Sunrise Beach. O wifi pela ilha não é dos melhores, mas o Bloom Cafe que serve café da manhã e brunch até as 15h tem um sinal maravilhoso, tanto que é lotado da galera que trabalha online de fato trabalhando. Todos os dias muda a senha e não funciona quando o café está fechado.

Como chegar e sair

  • De Koh Phi Phi

A ilha fica a 60km do continente, vindo de Phi Phi leva 4h de barco e o valor fica em torno de 2000mil baht. Geralmente os barcos saem 9:30 da manhã para chegar depois das 13h, mas confira os horários e valores no site 12Go você consegue pesquisar rotas e ainda comprar todas as passagens. É possível comprar um dia antes também.

  • De Bangkok

Como a ilha fica no extremo sul, o ideal é voar até Hat Yai. Dali pegar uma van até o posto e então o ferry. Já faça o câmbio em Bangkok, porque vai valer mais a pena!

Tá escrito "Imigração" na placa da árvore e atrás dela tem 1 guichê com o oficial.

  • De Langkawi, Malásia

Vindo de Langkawi, Malásia, é uma 1:30min e custou o equivalente a 25US$. O jetty para no mar e todo mundo é transferido para os long tail boat, os barcos tailandeses. O desembarque é na beira da praia, pé no mar, de frente pra árvore, digo imigração. Como viemos da Malásia, no embarque, o nosso passaporte com o arrival card preenchido já ficou o capitão do jetty e lá na chegada em Koh Lipe, só nos devolveram os passaportes já carimbados pela imigração Thai.

-Veja o post Langkawi e a Sky Bridge

Não acho que vale a pena vir para Tailândia especialmente para conhecer Koh Lipe, mas se já estiver pela região e com tempo, daí sim eu recomendo sem dúvida a trabalheira toda que é para chegar lá, porque compensa muito!

QUANTO TEMPO FICAR EM KOH LIPE

Nós ficamos 4 dias, mas em 3 dias cheios são suficientes. Mas se você não sabe como encaixar os dias no roteiro Tailandia, eu sugiro assim:

  • ROTEIRO DE 15 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Chiang Mai (com Chiang Rai), Krabi (ou Phuket) e Koh Phiphi. Talvez Koh Lipe.

  • ROTEIRO DE 20 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Chiang Mai (com Chiang Rai), Krabi (ou Phuket), Koh Phiphi, Koh Tao. Talvez Koh Phangan.

  • ROTEIRO DE 30 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Sukhotai, Chiang Mai (com Chiang Rai), Pai, Krabi (ou Phuket), Koh Phiphi, Koh Tao, Koh Phangan. Talvez Koh Samui ou Koh Lipe.

Leia também: Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

Veja TUDO SOBRE A TAILÂNDIA: 28 DICAS DE QUEM MOROU LÁ BASTANTE TEMPO

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Travel Ace atende bem na Tailândia, por isso confira os valores. 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS