Chocolates Prawer: Uma Visita na Fábrica de Chocolates de Gramado

 Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

A fábrica dos Chocolates Prawer é uma delícia de visitar. Uma visita guiada gratuita pelo mundo do chocolate artesanal, na terra dos chocolates, Gramado. 

A HISTÓRIA DO CHOCOLATE PRAWER

A história dos chocolates Prawer é peioneira e cheia de sabor. Tudo começou com um empreendedor brasileiro, filho de poloneses que adorava em Bariloche, na Argentina. Jayme Prawer tinha visão de negócios e vontade de fazer algo. A similaridade de Bariloche com Gramado foi o impulso para abrir a fábrica de chocolate artesanal nos moldes do que vira no país vizinho. Isso foi em 1975 e começou com três artesãos livres para criar. A primeira fábrica de chocolate artesanal no Brasil.

Ao longo dos anos a empresa investiu em pesquisas em países de referência em chocolate artesanal, como Suíça, Bélgica e França permitiram que a Prawer estivesse sempre inovando. A empresa cresceu, se reestruturou, mas essência do chocolate artesanal continua a mesma. Hoje já são 150 itens diferentes produzidos na fábrica, todos artesanalmente com cacau de origem brasileira, como se vê durante a visita guiada. E tem também o prêmio de melhor chocolate da Serra Gaúcha. 

VISITA NA FÁBRICA DE CHOCOLATES PRAWER

A visita guiada na fábrica de chocolates Prawer começa com as toucas protetoras para os cabelos para podermos fazer a visitação. Depois da nossa guia se apresentar, assistimos uma vídeo que contava a História do Cacau e do Chocolate. 

A entrada da fábrica de chocolate já começa com o cheirinho de chocolate. Através de janelas envidraçadas é possível ver os artesãos trabalhando. Cada janela é um processo diferente, e a que eu mais gostei foi de ver como faz a rama, aquele chocolate que derrete na boca.. E o mais interessante é como se faz aquelas esculturas de chocolate pintado. Depois entramos na área mais aberta onde o que nos separa é apenas uma linha amarela, e o cheiro de chocolate fica mais tentador. Por fim, vimos a produção dos sorvetes e chegamos no espaço onde se vê todos os produtos da Prawer juntos. 

Terminada a visita, veio a hora mais esperada, a da degustação. Confesso que não lembro quantos chocolates provei, mas foram muitos. Teve até o salame de chocolate, o gorgonlat e o chocolate quente. Tudo isso ali na loja, na frente de todas aquelas tentações em latinhas coloridas. 

E o melhor de tudo é que a visita é gratuita, não precisa nem agendar. Mais tentação que isso é impossível. Saímos dali e fomos direto para a Casa da Velha Bruxa de Canela provar mais doces ainda feitos com chocholates Prawer. 

CHOCOLATES ARTESANAIS DE VERDADE EM GRAMADO

Quem visita Gramado e Canela geralmente volta com muitos chocolates na mala. O que não faltam são opções para todos os gostos e orçamentos. Eu sempre volto para o hotel com as drágeas, mas elas jamais chegam na minha casa, porque eu não me aguento. Gosto muito também de escolher as barrinhas de chocolate da caixinha. Uma caixinha que você mesmo monta com os tipos de chocolate que mais gosta. Outro favorito é o cacau em pó. É outro sabor!

Nessa visita provei o salame de chocolate e o Gorgonlat, tão típicos da Serra Gaúcha. Visualmente parece mesmo uma salame e um queijo, mas na verdade é chocolate. Uma novidade da Prawer. O salame de chocolate só tem formato de salame, mas ele é feito de chocolate meio amargo, especiarias , rum, canela, noz moscada e pimenta rosa. Já o Gorgonlat é feito de chocolate branco com pistache e toque do queijo gorgonzola. Os dois são ótimos! 

Gorgonlat

Salame de chocolate

VISITE A FÁBRICA DE CHOCOLATES PRAWER

Endereço:Av. das Hortênsias, 4100 – Estrada Gramado/Canela – Gramado – RS

Telefone:(54) 3286-1580

Site: https://www.prawer.com.br (tem venda online)

Horário de visitação Gratuita afábrica: De segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h

Finais de semana: apenas a loja da fábrica fica aberta, sem visitação.

Importante: Não é necessário agendar horário. A visita é gratuita e pode ser feita por apenas uma pessoa ou em grupo de no máximo 20 pessoas por vez. A visita tem duração de 10 minutos em média, com degustação de um  produto Prawer. 

fabrica chocolate prawer artesanal gramado

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

*Nossa visita na fábrica de chocolates da Prawer fez parte do projeto Blogueiros Viajantes. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS