Como é o Museu da Leica na Alemanha: Guia Visual

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Fui no Museu da Leica na Alemanha, em Wetzlar, e mal pode acreditar. Museu, fábrica e loja! Foi no mesmo final de semana que fui com o Theo do Destino China para a Oktoberfest de Munique e na volta fizemos uma road trip pelos Alpes Alemães e Austríacos. 

Chegando lá, estava fechado, era sei lá, feriado, então falei com o guarda e disse que eu havia vindo de muito longe e não sabia que estava fechado. Acho que ele sentiu pena e deixou entrar, e olhar apenas a parte das fotos, vendo a minha emoção de estar lá, ele então disse que nós poderíamos ir ver o museu e que não precisa se estressar com o tempo. 

Aquilo pra mim foi único, estar na loja e no museu da Leica sem ninguém, ninguém mesmo era algo que eu nunca havia imaginado. Ver aquelas fotos originais na minha frente sem ninguém me incomodar, depois ir ao museu e ver tudo de pertinho, foi incrível. Nunca havia passado visitar o museu da Leica na Alemanha e isso foi o máximo.

Eu estava tão emocionaoa que nem consegui fotografar direito, mas fiz alguns registros que vocês podem ver abaixo. 

Museu_Loja_Leica

Um pouco de História da Leica

A história da Leica começou na verdade com o desenvolvimento das lentes para microscópios de precisão. Anos passaram até um engenheiro que gostava muito de fotografia estava focado em desenvolver uma câmera portátil, enquanto outro mecânico desenvolvia uma lente. O que aconteceu foi a Ur-Leica, uma câmera 35mm protótipo com lente binocular 1913.

Em 1923 a Leica A foi lançada já com capaz de usar filme 35mm. Anos depois, em 1932 lançaram a Leica C com Rangefinder e lente 28.8mm. Em 1935 foi lançada a lente 90mm e os modelos foram melhorando até que em 1947 surgiu a Primeira Agência Fotográfica do Mundo, a Magnum.

Faziam parte da Magnum Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David Seymour e George Rodger, e todos usavam Leica. O Sebastião Salgado trabalhou para Magnum e usava e ainda usa Leica.

Os anos passaram, as lente foram melhorando, assim como as câmeras. Vieram as digitais, mas sempre mantendo o design original e até hoje as lentes usadas nas câmeras Leica são as melhores do mercado. Leia a historia completa aqui.

Como visitar o Museu da Leica

  • Leica Store Wetzlar, Leitz-Park
  • Endereço: Am Leitz-Park 5, 35578 Wetzlar, Germany
  • Horário: Seg-Sex10am-6pm; Sáb 10am-3pm
  • Entrada: Gratuita

 UIA VISUAL: MUSEU DA LEICA NA ALEMANHA

 

Como é o Museu da Leica na Alemanha: Guia Visual

 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM E TAMBÉM NOSSO PORTFOLIO 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS