Viagens, Vinhos, História: Guia de Viagens para Regiões Vinícolas

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Já pensou juntar viagens, vinhos e história? Então preciso contar que alguém já teve essa ideia maravilhosa. E ainda escreveu um guia de viagem para regiões vinícolas completíssimo para ajudar quem quer viajar e aproveitar o melhor do enoturismo de cada lugar. O livro Viagens, Vinhos, História oferece uma visão geral da história de cada país, região específica do país e como a cultura do vinho começou e se desenvolveu. Além disso tem sugestões de roteiros e recomendações especiais aos viajantes, desde os entendedores até aos que apenas gostam de apreciar um bom vinho. 

Livro Viagens, Vinho, História 

UM POUCO SOBRE O LIVRO

O livro Viagens, Vinhos, História fala da Argentina, Brasil, Chile, França, Itália e Portugal, países mundialmente conhecidos pela qualidade dos seus vinhos. Mas o que me surpreendeu foram as informações sobre outros destinos: Alemanha, Hungria, Peru e República Tcheca. 

Basicamente o autor Milton Mira de Assumpção Filho mostra como escolher a região a ser visitada em cada país, como escolher a melhor época, como escolher a vinícola que vai entrar no seu roteiro contando um pouco sobre cada uma delas, e como agendar a visita. Ele também explica quando é melhor fazer visita privada e quando é melhor fazer em grupo. A escrita é leve, de fácil compreensão sem nomes técnicos, com algumas histórias pessoais que fazem sentir como se o autor estivesse realmente conversando com o leitor. 

Se você está planejando uma visita para algum desses países abordados no livro, já vou antecipando um pouco do que é descrito sobre cada um deles quando se fala de vinho:

  • ARGENTINA: Mendonza e cidades nos arredoresUshuaia e demais cidades da Terra do FogoEl Calafate e demais cidades dessa região da Patagônia.
  • BRASIL: Bento Gonçalves, Garibaldi e demais cidades do Vale dos Vinhedos; Uma visão geral das demais regiões produtoras de vinhos do Rio Grande do Sul.
  • CHILE: Região de Casablanca; Região de Aconcágua; Região de Colchágua; Santiago. 
  • FRANÇA: Alsácia-Lorena; Bordeaux, Aquitânia Beaune; Borgonha; Champanhe; Provence; Uma visão geral da cidades medievais e históricas.
  • ITÁLIA: Piemonte e Barolo; Toscana e Região do Chanti.
  • PORTUGAL: Alentejo; Daão e cidades históricas; Rio Douro.
  • ALEMANHA: Munique e a Oktoberfest; Rota Romântica e Francônia, a região produtora de vinho do país.
  • HUNGRIA: Budapeste com a história de o país ser o maior produtor de vinhos do Leste Europeu; A história do Tokaji, o vinho licoroso.
  • PERU: Cuzco, Machu Picchu, Ollantaytambo; Urubamba; Lima. Não fala de vinho, mas tem muita viagem e história. 
  • REPÚBLICA TCHECA: Praga e a cidade Pilsen com visita a cervejarias. 

Viagens, Vinhos, Historia

Minha primeira visita a uma vinícola foi no Vale dos Vinhedos. Lembro que finalmente aprendi a apreciar o sabor e harmonizar corretamente. Sim, tinhas umas coisinhas deliciosas para comer junto. Dali tirei meus favoritos de acordo com a ocasião e não perco a oportunidade de provar novos vinhos durante a viagem. Devo dizer que conhecer uma vinícola é muito mais do que uma excursão turística, é uma experiência única a cada nova visita, a cada nova descoberta. 

Esse livro foi um presente que ganhamos quando começamos o nosso Projeto Pampa no Rio Grande do Sul, fronteira como Uruguai. A região do Pampa, a Campanha Gaúcha, já é conhecida por produzir a melhor carne do mundo (junto com Uruguai e Argentina), agora também está crescendo por causa do desenvolvimento do enoturismo de vinícolas com vinhos premiados. Destaque para os almoços harmonizados, porque bom mesmo é viajar, comer bem e degustar um bom vinho. 

PARA SABER

O livro Viagens, Vinhos, História foi escrito por Milton Mira de Assumpção Filho, publicado pela M.Books em 2017 (super atualizado) e está disponível em todas as principais livrarias do país. Confira o preço e prazo de entrega na Amazon

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

PIN IT :) 

 

Viagens, Vinhos, História: Guia de Viagens para Regiões Vinícolas 

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS