O Que é uma Câmera DSLR?

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

DSLR é a abreviação para “Digital Single Lens Reflex”. De forma mais simples, uma DSLR é uma câmera digital que usa um espelho mecânico que reflete a luz que vem da lente para o visor. O visor é o viewfinder,  que é aquela peça da parte de trás da câmera que a gente olha para fazer a foto. As SLR “Single Lens Reflex” já existem desde o século 19 que naquela época eram utilizados vários formatos de filmes.

Numa comparação simples e prática entre as câmeras point-and-shoot e câmeras de celulares, a diferença de DSLR para as outras é que ela pode trocar as lentes.

1) O QUE É uma câmera DSLR

Uma DSLR é basicamente uma câmera que pode trocar lentes, o que permite compor melhor a sua fotografia e ainda usa lentes mais claras (com maior entrada de luz). Mas não apenas isso. Veja a imagem abaixo para entender melhor do que é formada uma DSLR.

Imagem: Wikipedia

1 – Lente

2 – Espelho

3 – Obturador

4 – Sensor

5 – Tela de foco (onde a imagem é refletida pelo espelho)

6 – Lente condensadora

7 – Pentaprisma

8 – Visor (viewfinder)

2)   Como funciona uma câmera DSLR

Quando você olha através do visor (viewfinder), que é  aquela peça da parte de trás da câmera que a gente olha para fazer a foto de uma DSLR, o que você está vendo, veio através da lente que está acoplada na câmera. Isso significa que você está vendo através do visor exatamente o que você vai capturar (fotografar). Leia também 10 Dicas de Como Usar Melhor a Câmera Fotográfica

PASSO A PASSO DO PROCESSO

A luz do objeto que você vai capturar entra através da LENTE (#1) até o ESPELHO (#2) que está posicionado a um ângulo de 45 graus dentro da câmera que reflete a luz de forma vertical para um elemento óptico chamado PENTAPRISMA (#7). O pentaprisma então converte a luz vertical vinda do espelho para uma linha horizontal redirecionando essa luz direto para o VISOR (#8).

Quando você clica para fazer a foto, o ESPELHO (#2) sobe deixando a luz passar. Então o OBTURADOR (#3) abre e a luz entra no SENSOR (#4). O obturador fica aberto o tempo (velocidade) que você determinou para capturar a imagem através do SENSOR (#4). Depois o OBTURADOR (#3) fecha e o ESPELHO (#2) abaixa, voltando ao ângulo de 45 graus, que continua direcionando a luz para o VISOR (#8). Leia o post Guia Entendendo Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Exposição

Claro que o processo não termina por aqui. Depois disso, um processo muito complicado e complexo acontece dentro da câmera. O processador da câmera pega todas as informações do SENSOR, e converte em um formato apropriado, para que possa gravar as informações dentro do cartão de memória. Todo esse processo acontece em todos os momentos que você clicar para fazer uma foto.

Algumas câmeras DSLR profissionais podem fazer esse processo mais de 11 vezes por segundo, como por exemplo na Canon 1DX MARK II. Essas câmeras são fabricadas para alguns tipos de fotografia específicos. Leiam também Como Usar o Modo Manual da Câmera

Essa foi uma forma simples que achei para poder explicar o que é, e como funciona uma DSLR. Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários. 

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

PINT IT!

 

O Que é uma Câmera DSLR?

 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS