O que é uma câmera Mirrorless?

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Enquanto uma câmera DSLR usa um espelho mecânico para refletir a luz para o visor, ou para passar a luz direto para o sensor, a câmera Mirrorless não tem esse espelho mecânico. Isso significa que a luz passa direto pela lente e sempre vai direto para o sensor, ou seja, não há outro processo antes da luz chegar no sensor.

Como não tem luz indo para o visor óptico, as câmeras Mirrorless contam com outro sistemas de visor, o Visor Eletrônico, que funciona como o LCD. Ele basicamente projeta a imagem do sensor direto na tela. Pelo fato de não ter um espelho mecânico e um visor óptico, uma câmera Mirrorless é muito mais simples de ser feita. Por isso ela se torna também mais leve e menor, comparada com uma DSLR padrão. 

Na imagem abaixo você pode ver a diferença entre uma câmera DSLR e uma Mirrorles.

Imagen tirada do Wikipedia

 

1 - Lente

2 - Espelho

3 - Obturador

4 - Sensor

5 -Tela de Foco (onde a imagem é refletida pelo espelho)

6 - Lente Condensadora

7 - Pentaprisma

8 - Visor (Óptico)

9 - Visor (Eletrônico)

Assim como você pode ver, quando comparamos uma câmera Mirrorless, podemos ver que uma DSLR tem muito mais componentes dentro dela. Junto ao espelho mecânico tem uma tela de foco, uma lente condensadora, pentaprisma e mais outros componentes, e por último o Sensor. Tudo isso está presente em uma DSLR.

Como Funciona uma Câmera Mirrorless?

Uma câmera Mirrorless é muito mais simples em termos de forma mecânica do que uma DSLR. Basicamente a luz passa através da LENTE (#1) diretamente para o SENSOR (#4). E o VISOR (#8) óptico foi mudado para um VISOR (#9) Eletrônico, que simplesmente replica a imagem do sensor. De forma simples, o OBTURADOR (#3) fica sempre aberto e ele é apenas utilizado no final, quando é ajustado a exposição.

Por não ter espelho e pentaprisma, a distância entre a lente e o sensor é muito pequena em uma Mirrorless. Por isso as Mirrorless geralmente são menores e mais leves se comparadas com as DSLR.

VANTAGENS DA CAMERA MIRRORLESS

As câmeras Mirrorless têm muitas vantagens em relação as DSLR. Uma delas é pelo seu tamanho e peso. Também o uso do Visor Eletrônico pode trazer também alguns benefícios para os fotógrafos. Uma vez que a imagem é direcionada diretamente ao sensor, o Balanço dos Brancos, Saturação e Contraste podem ser vistos direto no Visor, facilitando seu controle.

Outras informações, como o histograma, podem ser vistos no Visor Eletrônico, permitindo que o fotógrafo veja todas as informações necessárias ali na tela. Outro sistema interessante é o detector de contraste e foco, onde é possível dar zoom e ver o objeto fotografado bem de perto, conferindo então se a imagem está com o foco correto.

A função de detecção de rosto, entre outras, permitem que você tenha certeza que o foco está correto de forma mais precisa. Além disso, quando você fotografa durante o dia e tem muita luz, você pode então utilizar o Visor Eletrônico, pois com muita luz, é bem provável que exista muitos reflexos na tela de LCD.

DESVANTAGENS DA CÂMERA MIRRORLESS

Ao mesmo tempo que são boas, as câmeras Mirroless tem uma lista de desvantagens. Primeiro, o Visor Eletrônico só pode ser utilizado se a câmera estiver ligada, o que de certa forma está conectado ao sensor. Com isso o uso de energia aumenta, fazendo com que a câmera consuma mais bateria.

Segundo, o Visor Eletrônico tem um certo atraso no processo de visualização da imagem que será fotografada, e ao mesmo tempo, o alto contraste pode gerar um pouco de dificuldade para alguns fotógrafos. Quando se fala em foco automático, por outro lado, os modelos mais recentes de câmeras Mirrorless, podem ter um foco rápido e apurado. Mas elas ainda não tem a mesma precisão e velocidade de uma DSLR, principalmente quando se fala de fotos de esportes ou com rápidos movimentos, especialmente com baixas condições de luz. 

Leia também: 

Em todos os casos de câmeras, veremos vantagens e desvantagens, o que devemos fazer é ver qual se encaixa melhor em nossos objetivos e para o que estamos procurando.  Existem câmeras Mirrorless que são até mais caras que DSLR, portanto é muito importante experimentar vários modelos de ambas as câmeras.

Alguns exemplos de Mirrorless são: Fujifilm X-H1, Canon EOS M50,  Leica M10, Nikon 1 J5, e Kodak PIXPRO S-1

Ficou com dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários!

Não esqueça de PIN IT :)

 
 

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM

 

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS